Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

CONVERGÊNCIAS E EXPANSÕES NA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA: UMA ANÁLISE DAS TEORIAS DE DAVID AUSUBEL E MARCOS MOREIRA.

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Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

O presente artigo aborda os fundamentos teóricos que sustentam a Aprendizagem Significativa, estabelecendo uma correlação entre a teoria seminal de David Ausubel e as contribuições de Marcos Moreira em sua Teoria da Aprendizagem Significativa Crítica (TASC). O estudo explora os conceitos ausubelianos centrais, como o papel do conhecimento prévio (subsunçor) enquanto variável crucial para a ancoragem de novas ideias e as condições essenciais para que o aprendizado ocorra: a existência de materiais potencialmente significativos, uma estrutura cognitiva relevante e a predisposição do aluno para aprender. A análise aprofunda-se nos processos de diferenciação progressiva e reconciliação integrativa, que governam a organização da estrutura cognitiva , bem como nos eixos da aprendizagem por recepção e por descoberta. Demonstra-se que Moreira adota integralmente esta base cognitiva , expandindo-a ao incorporar uma indispensável dimensão de criticidade. A TASC argumenta que não basta adquirir conhecimento de modo significativo; é imperativo que o aprendiz desenvolva a capacidade de questionar, interpretar e reconstruir esse conhecimento, posicionando-se ativamente em sua cultura. Conclui-se que a teoria de Moreira não desvia, mas enriquece a perspectiva ausubeliana, deslocando o foco apenas do "como" se aprende para o "para que" se aprende, visando a formação de indivíduos críticos e emancipados, capazes de lidar com a complexidade do mundo contemporâneo.

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