Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

CRIANDO CONSCIÊNCIA CRÍTICA: O PAPEL DAS HQS NO ENFRENTAMENTO AO BULLYING E AO PRECONCEITO

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Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

Este estudo analisa o potencial das histórias em quadrinhos (HQs) como ferramenta pedagógica interdisciplinar no combate ao bullying, racismo e cyberbullying em escolas. Baseando-se na natureza multimodal e lúdica das HQs, a pesquisa demonstra como elas facilitam a assimilação de conteúdos complexos e aumentam o engajamento dos alunos, superando limites de materiais tradicionais. Alinhada à BNCC, que reconhece as HQs como recurso didático, a investigação responde à demanda por metodologias inovadoras que integrem aprendizagem e desenvolvimento socioemocional. A pesquisa adotou uma abordagem qualitativa, fundamentada nos pressupostos da pesquisa participante e da pesquisa-ação, sendo realizada com alunos do 9º ano do Ensino Fundamental de uma escola privada localizada no Espírito Santo (Escola Alternativa Lago dos Cisnes – COOPESMA), durante o primeiro trimestre de 2025 . As etapas incluíram: (1) planejamento de atividades sobre preconceito e diversidade; (2) debates e criação de HQs com ferramentas de IA; (3) observação do engajamento; e (4) análise reflexiva. Os resultados revelaram que as HQs promovem criticidade, criatividade e pensamento ético, além de facilitarem discussões sobre temas sensíveis. Como produto, os alunos elaboraram a cartilha “Respeito e Diversidade: Juntos Contra o Preconceito”, reunindo narrativas que se mostraram um recurso pedagógico replicável. Conclui-se que as HQs, aliadas a tecnologias digitais, são estratégias eficazes para aprendizagem ativa e reflexão ética, alinhadas a uma educação inclusiva e interdisciplinar. A pesquisa evidencia seu potencial transformador em ambientes escolares, destacando a importância de abordagens inovadoras para enfrentar desafios contemporâneos.

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