Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

TECNOLOGIA NA SALA DE AULA: POTENCIALIDADES DO CHATGPT NA MEDIAÇÃO DOCENTE E NAS METODOLOGIAS ATIVAS: RELAÇÕES COM A SALA DE AULA INVERTIDA - SAI E A UNIDADE DE ENSINO POTENCIALMENTE SIGNIFICATIVA – UEPS

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 19 - Tecnologias e Educação
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 128811
    "edicao_id" => 438
    "trabalho_id" => 9327
    "inscrito_id" => 20321
    "titulo" => "TECNOLOGIA NA SALA DE AULA: POTENCIALIDADES DO CHATGPT NA MEDIAÇÃO DOCENTE E NAS METODOLOGIAS ATIVAS: RELAÇÕES COM A SALA DE AULA INVERTIDA - SAI E A UNIDADE DE ENSINO POTENCIALMENTE SIGNIFICATIVA – UEPS"
    "resumo" => "O ensino no século XXI está voltado para o protagonismo do aluno, enquanto sujeito ativo na construção de sua própria aprendizagem, buscando fazê-la de forma mais autônoma, com o apoio principalmente das tecnologias digitais. Esse trabalho buscou desenvolver uma metodologia de ensino para os alunos dos Anos Finais do ensino fundamental, contemplando conteúdo dos objetos de conhecimentos da disciplina de Geografia. Tem como objetivo geral analisar as potencialidades oferecidas pela Inteligência Artificial/IA, com destaque para a exploração do uso do ChatGPT como ferramenta pedagógica na construção de uma Unidade de Ensino Potencialmente Significativa, (UEPS), com o uso da Sala de Aula Invertida (SAI), que constituem estratégias pedagógicas pautadas nos princípios das metodologias ativas e na aprendizagem significativa. O percurso metodológico segue com base nas reflexões teóricas e refinadas de autores que tratam do assunto, como Bergmann e Sams (2017) sobre a Sala de Aula Invertida, Pimentel; Azevedo e Carvalho (2023) e OpenAI (2023) sobre o uso do ChatGPT, e Moreira (2011) quanto aos passos da construção de uma Unidade de Ensino Potencialmente Significativa. A proposta de intervenção didática, busca obter resultados significativos na compreensão dos estudantes sobre as potencialidades do Bioma Catinga e a necessidade de preservação de seus recursos naturais."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e Educação"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID20321_TB9327_30102025234607.pdf"
    "created_at" => "2025-12-02 14:51:23"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MARIA DAS LÁGRIMAS LEITE MINERVINO"
    "autor_nome_curto" => "MARIA"
    "autor_email" => "profmariaminervino@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ (UNESA)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png"
    "data_publicacao" => "2025-12-02"
    "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 128811
    "edicao_id" => 438
    "trabalho_id" => 9327
    "inscrito_id" => 20321
    "titulo" => "TECNOLOGIA NA SALA DE AULA: POTENCIALIDADES DO CHATGPT NA MEDIAÇÃO DOCENTE E NAS METODOLOGIAS ATIVAS: RELAÇÕES COM A SALA DE AULA INVERTIDA - SAI E A UNIDADE DE ENSINO POTENCIALMENTE SIGNIFICATIVA – UEPS"
    "resumo" => "O ensino no século XXI está voltado para o protagonismo do aluno, enquanto sujeito ativo na construção de sua própria aprendizagem, buscando fazê-la de forma mais autônoma, com o apoio principalmente das tecnologias digitais. Esse trabalho buscou desenvolver uma metodologia de ensino para os alunos dos Anos Finais do ensino fundamental, contemplando conteúdo dos objetos de conhecimentos da disciplina de Geografia. Tem como objetivo geral analisar as potencialidades oferecidas pela Inteligência Artificial/IA, com destaque para a exploração do uso do ChatGPT como ferramenta pedagógica na construção de uma Unidade de Ensino Potencialmente Significativa, (UEPS), com o uso da Sala de Aula Invertida (SAI), que constituem estratégias pedagógicas pautadas nos princípios das metodologias ativas e na aprendizagem significativa. O percurso metodológico segue com base nas reflexões teóricas e refinadas de autores que tratam do assunto, como Bergmann e Sams (2017) sobre a Sala de Aula Invertida, Pimentel; Azevedo e Carvalho (2023) e OpenAI (2023) sobre o uso do ChatGPT, e Moreira (2011) quanto aos passos da construção de uma Unidade de Ensino Potencialmente Significativa. A proposta de intervenção didática, busca obter resultados significativos na compreensão dos estudantes sobre as potencialidades do Bioma Catinga e a necessidade de preservação de seus recursos naturais."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e Educação"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID20321_TB9327_30102025234607.pdf"
    "created_at" => "2025-12-02 14:51:23"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MARIA DAS LÁGRIMAS LEITE MINERVINO"
    "autor_nome_curto" => "MARIA"
    "autor_email" => "profmariaminervino@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ (UNESA)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png"
    "data_publicacao" => "2025-12-02"
    "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

O ensino no século XXI está voltado para o protagonismo do aluno, enquanto sujeito ativo na construção de sua própria aprendizagem, buscando fazê-la de forma mais autônoma, com o apoio principalmente das tecnologias digitais. Esse trabalho buscou desenvolver uma metodologia de ensino para os alunos dos Anos Finais do ensino fundamental, contemplando conteúdo dos objetos de conhecimentos da disciplina de Geografia. Tem como objetivo geral analisar as potencialidades oferecidas pela Inteligência Artificial/IA, com destaque para a exploração do uso do ChatGPT como ferramenta pedagógica na construção de uma Unidade de Ensino Potencialmente Significativa, (UEPS), com o uso da Sala de Aula Invertida (SAI), que constituem estratégias pedagógicas pautadas nos princípios das metodologias ativas e na aprendizagem significativa. O percurso metodológico segue com base nas reflexões teóricas e refinadas de autores que tratam do assunto, como Bergmann e Sams (2017) sobre a Sala de Aula Invertida, Pimentel; Azevedo e Carvalho (2023) e OpenAI (2023) sobre o uso do ChatGPT, e Moreira (2011) quanto aos passos da construção de uma Unidade de Ensino Potencialmente Significativa. A proposta de intervenção didática, busca obter resultados significativos na compreensão dos estudantes sobre as potencialidades do Bioma Catinga e a necessidade de preservação de seus recursos naturais.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.