Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

UM ENSINO DE CIÊNCIAS POR VERBOS AMAZÔNICOS

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Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

Mobilizadas numa pesquisa em educações e ensino de ciências em viveres com ecofeminismos e amazônias, indaga-se que ensino(s) de ciências se produzem a partir do encontro de estudantes de Pedagogia com verbos criados por professoras amazônidas. Por isso, objetiva-se florestear o(s) ensino(s) de ciências vividos por estudantes de Pedagogia que se encontram com verbos amazônicos. Essa proposta de pesquisa se inspira na Filosofia da Diferença em conceitos e modos de fazer-se, ao alinhar-se com as docências e as vidas das próprias professoras-pesquisadoras amazônidas quando são atravessadas pelo encontro espinosista onde as afecções são potências nos corpos e experimentação deleuze-guattariana quando se constitui em uma arte das composições que balançam a própria ideia de ciência. Os principais conceitos instigados são os de multiespécie tsingana nessa retomada dos laços entre as espécies do planeta, ecofeminismos em constituições amazônidas e um ensino de ciências em conexões com a própria vida. Seus modos são da pesquisa acontecimento corazzeana, na qual os acontecimentos dos sentires e viveres são os “objetos” e em suas artesanias constituem-se em pesquisa-vida. Uma pesquisa acontecimento emerge em singularidades, deslocamentos e criações, possíveis com filosofia, ciência e arte, nesse caso, especialmente, produzidas em experimentações nos encontros com estudantes da Pedagogia e ensino de ciências por verbos amazônicos. A pesquisa-vida se constituiu num convite a uma docência do sensível, que entrelaça corpo-natureza-conhecimento com um ensino de ciências floresteado em experimentações, aprendizagens, artistagens, femininos, amazônias e vidas. Um ensino de ciências por verbos amazônicos cria modos outros de pensar-sentir-viver as ciências naturais na Pedagogia e, no entrelaçamento com femininos e floresta, flexibiliza e rompe com o estabelecido desse componente, singularizando o ensinar ciências em amazônias.

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