MULHERES NA CIÊNCIA: A EDUCAÇÃO COMO INSTRUMENTO PARA SUPERAR ESTEREÓTIPOS E AMPLIAR A REPRESENTATIVIDADE
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 128820 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 9341 "inscrito_id" => 20477 "titulo" => "MULHERES NA CIÊNCIA: A EDUCAÇÃO COMO INSTRUMENTO PARA SUPERAR ESTEREÓTIPOS E AMPLIAR A REPRESENTATIVIDADE" "resumo" => "Historicamente, as mulheres foram excluídas dos ambientes educacionais, científicos, culturais e políticos, sendo submetidas a restrições que limitaram sua participação no campo social. O presente trabalho trata-se de uma revisão sistemática de literatura que busca responder a seguinte pergunta: Como o tema gênero feminino no cenário científico vem sendo discutido na literatura? A busca foi realizada na Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD). Para tal, elencamos como critérios de inclusão: as pesquisas realizadas nos últimos 10 anos (com recorte temporal de 2014 a 2024) e como critérios de exclusão: as pesquisas que não apresentaram resumo ou palavras-chave na respectiva base de dados consultada e pesquisas não disponibilizadas na sua versão completa, o que resultou na seleção de quatro dissertações que integraram o corpus dessa pesquisa. Fundamentando o trabalho, abordando temas como ciência e gênero trazemos autores como: Cavalli (2017), Rosenthal (2028), Farias (2018) e Brito (2019). Os trabalhos analisados enfocam desde práticas pedagógicas com alunos da Educação Básica até relatos autobiográficos de mulheres cientistas e análises historiográficas e discursivas. Apontam que a ciência continua sendo um espaço marcado por estereótipos de gênero, o que dificulta o ingresso e a permanência de mulheres nas áreas das Ciências da Natureza e Exatas. As autoras ressaltam que os estereótipos são construídos desde a infância e acabam por influenciar as escolhas profissionais das mulheres. Para que essa realidade seja transformada, se faz fundamental promover ações educativas que valorizem a contribuição feminina na ciência, especialmente na Educação Básica e na formação docente. Ao tempo em que também se faz necessário políticas de incentivo e permanência que contribuam para ampliar a participação de mulheres nos espaços científicos. Compreende-se que romper com os paradigmas que associam a ciência ao masculino exige visibilidade, representatividade e mudanças nas práticas educativas que possibilitem às meninas vislumbrarem trajetórias científicas." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 07 - Gênero, Sexualidade e Educação" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID20477_TB9341_30102025110029.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "YANKA DOS SANTOS E SANTOS" "autor_nome_curto" => "YANKA" "autor_email" => "yankaas21@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA (UNEB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 128820 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 9341 "inscrito_id" => 20477 "titulo" => "MULHERES NA CIÊNCIA: A EDUCAÇÃO COMO INSTRUMENTO PARA SUPERAR ESTEREÓTIPOS E AMPLIAR A REPRESENTATIVIDADE" "resumo" => "Historicamente, as mulheres foram excluídas dos ambientes educacionais, científicos, culturais e políticos, sendo submetidas a restrições que limitaram sua participação no campo social. O presente trabalho trata-se de uma revisão sistemática de literatura que busca responder a seguinte pergunta: Como o tema gênero feminino no cenário científico vem sendo discutido na literatura? A busca foi realizada na Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD). Para tal, elencamos como critérios de inclusão: as pesquisas realizadas nos últimos 10 anos (com recorte temporal de 2014 a 2024) e como critérios de exclusão: as pesquisas que não apresentaram resumo ou palavras-chave na respectiva base de dados consultada e pesquisas não disponibilizadas na sua versão completa, o que resultou na seleção de quatro dissertações que integraram o corpus dessa pesquisa. Fundamentando o trabalho, abordando temas como ciência e gênero trazemos autores como: Cavalli (2017), Rosenthal (2028), Farias (2018) e Brito (2019). Os trabalhos analisados enfocam desde práticas pedagógicas com alunos da Educação Básica até relatos autobiográficos de mulheres cientistas e análises historiográficas e discursivas. Apontam que a ciência continua sendo um espaço marcado por estereótipos de gênero, o que dificulta o ingresso e a permanência de mulheres nas áreas das Ciências da Natureza e Exatas. As autoras ressaltam que os estereótipos são construídos desde a infância e acabam por influenciar as escolhas profissionais das mulheres. Para que essa realidade seja transformada, se faz fundamental promover ações educativas que valorizem a contribuição feminina na ciência, especialmente na Educação Básica e na formação docente. Ao tempo em que também se faz necessário políticas de incentivo e permanência que contribuam para ampliar a participação de mulheres nos espaços científicos. Compreende-se que romper com os paradigmas que associam a ciência ao masculino exige visibilidade, representatividade e mudanças nas práticas educativas que possibilitem às meninas vislumbrarem trajetórias científicas." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 07 - Gênero, Sexualidade e Educação" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID20477_TB9341_30102025110029.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "YANKA DOS SANTOS E SANTOS" "autor_nome_curto" => "YANKA" "autor_email" => "yankaas21@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA (UNEB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }