Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

DOCÊNCIA EM AÇÃO: FORMAÇÃO DE PROFESSORES A PARTIR DE OFICINAS PEDAGÓGICAS ATIVAS PARA O DESENVOLVIMENTO DE COMPETÊNCIAS SOCIOEMOCIONAIS E METODOLOGIAS INOVADORAS NO ENSINO FUNDAMENTAL I

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 01 - Formação de Professores
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 128823
    "edicao_id" => 438
    "trabalho_id" => 9345
    "inscrito_id" => 1349
    "titulo" => "DOCÊNCIA EM AÇÃO: FORMAÇÃO DE PROFESSORES A PARTIR DE OFICINAS PEDAGÓGICAS ATIVAS PARA O DESENVOLVIMENTO DE COMPETÊNCIAS SOCIOEMOCIONAIS E METODOLOGIAS INOVADORAS NO ENSINO FUNDAMENTAL I"
    "resumo" => "A presente comunicação tem como objetivo compartilhar os resultados de uma proposta de formação continuada voltada para professores do Ensino Fundamental I, fundamentada em oficinas pedagógicas ativas, com foco no desenvolvimento de competências socioemocionais e na aplicação de metodologias inovadoras. A pesquisa parte do entendimento de que a formação docente precisa dialogar com os desafios concretos da sala de aula, promovendo ações práticas e reflexivas que fortaleçam a intencionalidade pedagógica e a autonomia do professor. O percurso metodológico seguiu uma abordagem qualitativa de cunho interventivo, por meio de encontros formativos com professores da rede pública municipal, nos quais foram desenvolvidas oficinas colaborativas com base em metodologias como aprendizagem baseada em projetos, gamificação, ensino híbrido e estratégias de desenvolvimento socioemocional, em consonância com a BNCC (2017). O referencial teórico ampara-se nos estudos de Tardif (2002), Nóvoa (1992), Freire (1996), Zabala e Arnau (2010) e Libâneo (2012), os quais ressaltam a centralidade dos saberes da prática docente e da formação situada. Como produto educacional, foi elaborado o kit “FormAção em Movimento”, contendo roteiros de oficinas, cartas-desafio e um caderno de acompanhamento pedagógico. Os resultados evidenciaram que os professores participantes passaram a incorporar, ainda que de forma inicial, novas estratégias didáticas, ampliaram o diálogo com seus pares e demonstraram maior consciência sobre o papel das competências socioemocionais no processo de ensino-aprendizagem. Conclui-se que formações baseadas em oficinas práticas e colaborativas potencializam o desenvolvimento profissional docente e favorecem a articulação entre teoria e prática de forma significativa."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID1349_TB9345_30102025112525.pdf"
    "created_at" => "2025-12-02 14:51:23"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MARCELO RIBEIRO DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "MARCELO"
    "autor_email" => "mr4430989@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE PAULISTA (UNIP)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png"
    "data_publicacao" => "2025-12-02"
    "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 128823
    "edicao_id" => 438
    "trabalho_id" => 9345
    "inscrito_id" => 1349
    "titulo" => "DOCÊNCIA EM AÇÃO: FORMAÇÃO DE PROFESSORES A PARTIR DE OFICINAS PEDAGÓGICAS ATIVAS PARA O DESENVOLVIMENTO DE COMPETÊNCIAS SOCIOEMOCIONAIS E METODOLOGIAS INOVADORAS NO ENSINO FUNDAMENTAL I"
    "resumo" => "A presente comunicação tem como objetivo compartilhar os resultados de uma proposta de formação continuada voltada para professores do Ensino Fundamental I, fundamentada em oficinas pedagógicas ativas, com foco no desenvolvimento de competências socioemocionais e na aplicação de metodologias inovadoras. A pesquisa parte do entendimento de que a formação docente precisa dialogar com os desafios concretos da sala de aula, promovendo ações práticas e reflexivas que fortaleçam a intencionalidade pedagógica e a autonomia do professor. O percurso metodológico seguiu uma abordagem qualitativa de cunho interventivo, por meio de encontros formativos com professores da rede pública municipal, nos quais foram desenvolvidas oficinas colaborativas com base em metodologias como aprendizagem baseada em projetos, gamificação, ensino híbrido e estratégias de desenvolvimento socioemocional, em consonância com a BNCC (2017). O referencial teórico ampara-se nos estudos de Tardif (2002), Nóvoa (1992), Freire (1996), Zabala e Arnau (2010) e Libâneo (2012), os quais ressaltam a centralidade dos saberes da prática docente e da formação situada. Como produto educacional, foi elaborado o kit “FormAção em Movimento”, contendo roteiros de oficinas, cartas-desafio e um caderno de acompanhamento pedagógico. Os resultados evidenciaram que os professores participantes passaram a incorporar, ainda que de forma inicial, novas estratégias didáticas, ampliaram o diálogo com seus pares e demonstraram maior consciência sobre o papel das competências socioemocionais no processo de ensino-aprendizagem. Conclui-se que formações baseadas em oficinas práticas e colaborativas potencializam o desenvolvimento profissional docente e favorecem a articulação entre teoria e prática de forma significativa."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID1349_TB9345_30102025112525.pdf"
    "created_at" => "2025-12-02 14:51:23"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MARCELO RIBEIRO DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "MARCELO"
    "autor_email" => "mr4430989@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE PAULISTA (UNIP)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png"
    "data_publicacao" => "2025-12-02"
    "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

A presente comunicação tem como objetivo compartilhar os resultados de uma proposta de formação continuada voltada para professores do Ensino Fundamental I, fundamentada em oficinas pedagógicas ativas, com foco no desenvolvimento de competências socioemocionais e na aplicação de metodologias inovadoras. A pesquisa parte do entendimento de que a formação docente precisa dialogar com os desafios concretos da sala de aula, promovendo ações práticas e reflexivas que fortaleçam a intencionalidade pedagógica e a autonomia do professor. O percurso metodológico seguiu uma abordagem qualitativa de cunho interventivo, por meio de encontros formativos com professores da rede pública municipal, nos quais foram desenvolvidas oficinas colaborativas com base em metodologias como aprendizagem baseada em projetos, gamificação, ensino híbrido e estratégias de desenvolvimento socioemocional, em consonância com a BNCC (2017). O referencial teórico ampara-se nos estudos de Tardif (2002), Nóvoa (1992), Freire (1996), Zabala e Arnau (2010) e Libâneo (2012), os quais ressaltam a centralidade dos saberes da prática docente e da formação situada. Como produto educacional, foi elaborado o kit “FormAção em Movimento”, contendo roteiros de oficinas, cartas-desafio e um caderno de acompanhamento pedagógico. Os resultados evidenciaram que os professores participantes passaram a incorporar, ainda que de forma inicial, novas estratégias didáticas, ampliaram o diálogo com seus pares e demonstraram maior consciência sobre o papel das competências socioemocionais no processo de ensino-aprendizagem. Conclui-se que formações baseadas em oficinas práticas e colaborativas potencializam o desenvolvimento profissional docente e favorecem a articulação entre teoria e prática de forma significativa.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.