Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

OFICINA DE MODELOS TÁTEIS PARA EDUCAÇÃO INCLUSIVA DE ALUNOS COM DEFICIÊNCIA VISUAL COMO RECURSO NA FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS

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Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

A falta de materiais acessíveis e o foco em conteúdos visuais dificultam o ensino inclusivo, tornando essencial capacitar docentes para criar estratégias pedagógicas eficazes. A partir de uma oficina realizada na disciplina de práticas de ensino de ciências e biologia de um curso de pós-graduação, evidencia-se a relevância do uso de recursos como modelos táteis, que favorecem a acessibilidade e a aprendizagem. Este trabalho tem como objetivo destacar a importância da formação continuada de professores de Ciências para a inclusão de estudantes com deficiência visual. Divididos em grupos, os professores participaram de uma oficina de confecção de modelos didáticos táteis. Foram utilizados materiais de diversas cores, tamanhos e texturas. Cada grupo escolheu um tema e uma imagem baseados no currículo do Ensino Fundamental e Médio. Após a confecção dos modelos, ocorreu a apresentação das produções de cada grupo, de forma expositiva e dialogada. Na confecção dos materiais, os professores reuniram conhecimentos sobre a deficiência visual, as texturas táteis e o braile. Foram produzidos cinco materiais, sendo eles: A membrana plasmática, célula procarionte, rins, Trichomonas e Paramecium. A produção contribuiu para preencher a lacuna de educação inclusiva nos cursos de licenciatura, sendo uma estratégia para o ensino de ciências de maneira que respeite a heterogeneidade dos estudantes, que a partir da exploração tátil podem desenvolver aprendizados e autonomia na sala de aula.

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