Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

O PAIC INTEGRAL COMO POLÍTICA DE GESTÃO DE RESULTADOS: A EXPERIÊNCIA DO CEARÁ COMO REFERÊNCIA PARA O ENSINO PÚBLICO BRASILEIRO

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Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

Este trabalho tem como objeto de estudo o Programa Aprendizagem na Idade Certa (PAIC) Integral como uma política de gestão educacional voltada para resultados, tomando como referência a experiência do estado do Ceará. A pesquisa tem como objetivo compreender de que forma a articulação entre políticas públicas, formação docente e monitoramento de metas impacta os índices de aprendizagem em Língua Portuguesa no Ensino Fundamental, especialmente nos Anos Finais. A abordagem metodológica adotada é qualiquantitativa, com base em revisão bibliográfica e análise documental, incluindo análise dos resultados obtidos pelos estudantes do 9º ano, nos últimos 5 anos de aplicação do Sistema Permanente de Avaliação do Estado do Ceará (SPAECE). O referencial teórico inclui autores como Gatti, Barreto e André (2011), Carvalho, Santos e Mendes Segundo (2022), Maia e Bezerra (2021), Tardif (2014), Imbérnon (2009), Lacerda e Jucá (2021), entre outros. Os dados indicam que o PAIC Integral tem contribuído para a melhoria dos indicadores educacionais no Ceará, ao integrar ações pedagógicas, investimentos na formação de professores e acompanhamento sistemático dos resultados, embora os índices ainda apontem para a necessidade de um trabalho mais consolidado no tocante ao ensino e à aprendizagem. Conclui-se que a experiência cearense pode ser vista como referência nacional, desde que contextualizada às realidades locais e acompanhada de avaliação crítica quanto à gestão de resultados.

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