Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

A IMPORTÂNCIA DA COMUNICAÇÃO AUMENTATIVA ALTERNATIVA-CAA NO CONTEXTO ESCOLAR: A PRANCHA DE COMUNICAÇÃO COMO RECURSO NA/ DA ESCOLA

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Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

Este artigo apresenta uma reflexão acerca da prática de extensão realizada por acadêmicas do curso de Segunda Licenciatura em Educação Especial e Inclusiva da Universidade Federal de Rondonópolis (UFR), no âmbito do Programa Nacional de Formação de Professores da Educação Básica (PARFOR), que teve como objetivos apresentar aos professores o conceito de Comunicação Aumentativa e Alternativa (CAA), divulgar a prancha de comunicação como recurso acessível e esclarecer dúvidas sobre sua aplicabilidade no contexto escolar. A prática foi desenvolvida numa escola da Rede Municipal localizada em Rondonópolis (MT), em maio de 2025, durante a Hora do Trabalho Pedagógico Coletivo (HTPC). A intervenção foi estruturada em três momentos: uma exposição dialogada com fundamentação teórica, roda de conversa com os participantes e uma oficina prática. Sendo este um estudo de cunho qualitativo, desenvolvido na perspectiva da Educação Inclusiva e da Tecnologia Assistiva, alinhada aos princípios de acessibilidade comunicacional e equidade no ensino. O estudo tem como arcabouço teórico Mantoan (2002); Mantoan e Lanuti (2022); Piccolo (2003); Sartoretto (2010); Vygotsky (1991), os quais ajudam a entender as novas perspectivas em torno da Educação Inclusiva, refletir e transformar sobre concepção social de deficiência. da importância de recursos pedagógicos como CAA e perceber o sujeito em seu desenvolvimento social e nas interações cotidianas. A experiência evidenciou a importância da formação continuada e da sensibilização da comunidade escolar quanto à superação de barreiras comunicacionais, reafirmando o compromisso coletivo com uma educação mais democrática e participativa. Portanto, a prática contribuiu para o fortalecimento da cultura inclusiva e para formação do professor como agente ativo na promoção da equidade no ambiente escolar.

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