QUÍMICA E COTIDIANO: COMO DISCENTES DO ENSINO MÉDIO EXPLICAM FENÔMENOS RELACIONADOS AO CONCEITO E PROCESSOS DE FUNÇÕES INORGÂNICAS
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 128836 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 9369 "inscrito_id" => 17227 "titulo" => "QUÍMICA E COTIDIANO: COMO DISCENTES DO ENSINO MÉDIO EXPLICAM FENÔMENOS RELACIONADOS AO CONCEITO E PROCESSOS DE FUNÇÕES INORGÂNICAS" "resumo" => "Empregar o termo cotidiano no ensino de química significa utilizar recursos com vistas ao ensino de conteúdos relacionados a fenômenos que ocorrem na vida diária dos indivíduos com vistas à aprendizagem de conceitos. O presente trabalho justifica-se pelo princípio, de acordo com al iteratura, de que é importante identificar os saberes prévios dos discentes antes de elaboramos qualquer proposta de ensino. Nesse sentido, o objetivo geral desse trabalho foi realizar uma pesquisa diagnóstica sobre o tema funções inorgânicas e propor uma sequencia didática que permitisse o desenvolvimento do conceito de funções inorgãnicas e suas aplicações. A metodolgia utilizada baseou-se na elaboração de um questionário com 20 questões sobre funções inorgânicas, de forma contextualizada, tendo em vista que para a construção de habilidades e competências previstas nos documentos oficiais, a contextualização é um recurso por meio do qual se busca dar um novo significado ao conhecimento escolar, possibilitando ao aluno uma aprendizagem mais significativa. O questionário foi aplicado a 25 discentes do curso técnico de Agronomia, da Escola Cidadã Integral José Rolderick de Oliveira, na cidade de Nova Floresta, na Paraíba, abordando questões relacionadas a alimentos, funções biológicas, mineração, atmosfera, reações, etc. As respostas apontam para a dificuldade dos discentes explicarem situações cotidianas com uso de conceitos formais da ciência. Perceberam-se erros conceituais e dificuldades na identificação de símbolos próprios da química. Conclui-se que é necessário a intervenção didática pedagógica e proposição de uma metodologia ativa, que aparece como uma boa contribuição para a construção de um conhecimento químico mais contextualizado e menos arbitrário, melhorando a percepção dos discentes sobre o aspecto interdisciplinar de alguns tema de ensino e principalmente sobre reações inorgânicas." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de Ciências" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID17227_TB9369_30102025161526.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "RAYRA LIMA DE ANDRADE" "autor_nome_curto" => "RAYRA" "autor_email" => "rayra.andrade@live.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE (UFCG)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 128836 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 9369 "inscrito_id" => 17227 "titulo" => "QUÍMICA E COTIDIANO: COMO DISCENTES DO ENSINO MÉDIO EXPLICAM FENÔMENOS RELACIONADOS AO CONCEITO E PROCESSOS DE FUNÇÕES INORGÂNICAS" "resumo" => "Empregar o termo cotidiano no ensino de química significa utilizar recursos com vistas ao ensino de conteúdos relacionados a fenômenos que ocorrem na vida diária dos indivíduos com vistas à aprendizagem de conceitos. O presente trabalho justifica-se pelo princípio, de acordo com al iteratura, de que é importante identificar os saberes prévios dos discentes antes de elaboramos qualquer proposta de ensino. Nesse sentido, o objetivo geral desse trabalho foi realizar uma pesquisa diagnóstica sobre o tema funções inorgânicas e propor uma sequencia didática que permitisse o desenvolvimento do conceito de funções inorgãnicas e suas aplicações. A metodolgia utilizada baseou-se na elaboração de um questionário com 20 questões sobre funções inorgânicas, de forma contextualizada, tendo em vista que para a construção de habilidades e competências previstas nos documentos oficiais, a contextualização é um recurso por meio do qual se busca dar um novo significado ao conhecimento escolar, possibilitando ao aluno uma aprendizagem mais significativa. O questionário foi aplicado a 25 discentes do curso técnico de Agronomia, da Escola Cidadã Integral José Rolderick de Oliveira, na cidade de Nova Floresta, na Paraíba, abordando questões relacionadas a alimentos, funções biológicas, mineração, atmosfera, reações, etc. As respostas apontam para a dificuldade dos discentes explicarem situações cotidianas com uso de conceitos formais da ciência. Perceberam-se erros conceituais e dificuldades na identificação de símbolos próprios da química. Conclui-se que é necessário a intervenção didática pedagógica e proposição de uma metodologia ativa, que aparece como uma boa contribuição para a construção de um conhecimento químico mais contextualizado e menos arbitrário, melhorando a percepção dos discentes sobre o aspecto interdisciplinar de alguns tema de ensino e principalmente sobre reações inorgânicas." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de Ciências" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID17227_TB9369_30102025161526.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "RAYRA LIMA DE ANDRADE" "autor_nome_curto" => "RAYRA" "autor_email" => "rayra.andrade@live.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE (UFCG)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }