PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÃO: INCLUSÃO ESCOLAR E FORMAÇÃO DE PROFESSORES
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 128838 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 9371 "inscrito_id" => 20303 "titulo" => "PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÃO: INCLUSÃO ESCOLAR E FORMAÇÃO DE PROFESSORES" "resumo" => "Este estudo teve como objetivo analisar as Metas 4 e 15 do Plano Nacional de Educação (Brasil, 2014) quanto à implementação, ao acesso à sala de aula inclusiva, ao atendimento educacional especializado na Sala de Recursos Multifuncionais e à formação superior para atuar na Educação Básica. A pesquisa foi conduzida sob a égide da Teoria Crítica da Sociedade, com ênfase em Adorno (2023), na análise sobre os dados oficiais do 4º Ciclo de Monitoramento das Metas do PNE (INEP, 2022) e Censo Escolar (INEP, 2022), ao considerar a formação de professores e a educação inclusiva, como demanda da educação democrática e das políticas públicas de educação. Os resultados desvelaram que há possibilidades de inclusão escolar, mesmo considerando os desafios na implementação das Metas 4 e 15 do PNE (Brasil, 2014). Os resultados revelaram reconhecimento da escola como lócus de produção do conhecimento, com vistas à autonomia de professores, estudantes e a formação centrada nos Direitos Humanos, possibilitando o convívio entre estudantes, com e sem deficiência, nas salas de aula inclusivas, no enfrentamento à segregação na escola." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 21 - Políticas Públicas de Educação" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID20303_TB9371_28102025011620.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "RITA DE CÁSSIA GALVÃO PAVAN" "autor_nome_curto" => "RITA" "autor_email" => "ritapavan@id.uff.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE (UFF)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 128838 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 9371 "inscrito_id" => 20303 "titulo" => "PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÃO: INCLUSÃO ESCOLAR E FORMAÇÃO DE PROFESSORES" "resumo" => "Este estudo teve como objetivo analisar as Metas 4 e 15 do Plano Nacional de Educação (Brasil, 2014) quanto à implementação, ao acesso à sala de aula inclusiva, ao atendimento educacional especializado na Sala de Recursos Multifuncionais e à formação superior para atuar na Educação Básica. A pesquisa foi conduzida sob a égide da Teoria Crítica da Sociedade, com ênfase em Adorno (2023), na análise sobre os dados oficiais do 4º Ciclo de Monitoramento das Metas do PNE (INEP, 2022) e Censo Escolar (INEP, 2022), ao considerar a formação de professores e a educação inclusiva, como demanda da educação democrática e das políticas públicas de educação. Os resultados desvelaram que há possibilidades de inclusão escolar, mesmo considerando os desafios na implementação das Metas 4 e 15 do PNE (Brasil, 2014). Os resultados revelaram reconhecimento da escola como lócus de produção do conhecimento, com vistas à autonomia de professores, estudantes e a formação centrada nos Direitos Humanos, possibilitando o convívio entre estudantes, com e sem deficiência, nas salas de aula inclusivas, no enfrentamento à segregação na escola." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 21 - Políticas Públicas de Educação" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID20303_TB9371_28102025011620.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "RITA DE CÁSSIA GALVÃO PAVAN" "autor_nome_curto" => "RITA" "autor_email" => "ritapavan@id.uff.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE (UFF)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }