Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

O COORDENADOR PEDAGÓGICO DOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL E O COTIDIANO DA ESCOLA: RELATO DE UMA FORMAÇÃO

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 01 - Formação de Professores
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 128841
    "edicao_id" => 438
    "trabalho_id" => 9379
    "inscrito_id" => 19666
    "titulo" => "O COORDENADOR PEDAGÓGICO DOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL E O COTIDIANO DA ESCOLA: RELATO DE UMA FORMAÇÃO"
    "resumo" => "RESUMO Considerando-se a importância de estarmos investindo na formação continuada dos Coordenadores Pedagógicos da Rede Municipal de Ensino de Parnamirim-RN, com vistas a contribuir para o fortalecimento da prática pedagógica desses profissionais no cotidiano da escola; considerando-se também suas necessidades formativas mediante diagnóstico previamente realizado e enviado via formulário eletrônico, a Secretaria Municipal de Educação de Parnamirim, por meio da Coordenadoria Técnico-Pedagógica da Educação Básica (COPEB), organizou e implementou no ano de 2024 o curso: O Coordenador Pedagógico e o Cotidiano da Escola: ressignificando saberes e fazeres. A referida formação destinou-se aos coordenadores pedagógicos do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental e teve a duração de quatro meses - de maio a agosto de 2024 - organizado quinzenalmente e em seis módulos: 1. O Coordenador Pedagógico e Suas Atribuições, 2. O Coordenador Pedagógico e as Relações Interpessoais no Contexto Escolar, 3. O Planejamento Pedagógico na Escola, 4. A Organização do Trabalho Pedagógico nos Tempos e Espaços Escolares, 5. A Avaliação no Contexto da Coordenação Pedagógica, 6. O Trabalho Pedagógico do Coordenador na Perspectiva da Educação Inclusiva. Os principais autores que embasaram teoricamente o curso foram: Almeida (2012), Libâneo (2013), Placco (2006) e Tardif (2002). Ao término de cada módulo, uma atividade não presencial era postada na plataforma Moodle Ead Parnamirim, em parceria com o Setor de Tecnologia Educacional (STE). Ao final do curso, houve um momento de relatos de experiências exitosas compartilhadas pelos cursistas e a emissão de certificação equivalente a 40 horas. Dos 21 coordenadores inscritos, 18 concluíram o curso com êxito. Tal formação oportunizou momentos de aprendizagem bastante significativos para a ampliação e ressignificação dos saberes e fazeres de tais profissionais."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID19666_TB9379_23102025130401.pdf"
    "created_at" => "2025-12-02 14:51:23"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "NINODJA THAYSI BARBALHO DA SILVA SOUZA"
    "autor_nome_curto" => "NINODJA"
    "autor_email" => "ninodjabarbalho@gmail.com"
    "autor_ies" => ""
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png"
    "data_publicacao" => "2025-12-02"
    "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 128841
    "edicao_id" => 438
    "trabalho_id" => 9379
    "inscrito_id" => 19666
    "titulo" => "O COORDENADOR PEDAGÓGICO DOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL E O COTIDIANO DA ESCOLA: RELATO DE UMA FORMAÇÃO"
    "resumo" => "RESUMO Considerando-se a importância de estarmos investindo na formação continuada dos Coordenadores Pedagógicos da Rede Municipal de Ensino de Parnamirim-RN, com vistas a contribuir para o fortalecimento da prática pedagógica desses profissionais no cotidiano da escola; considerando-se também suas necessidades formativas mediante diagnóstico previamente realizado e enviado via formulário eletrônico, a Secretaria Municipal de Educação de Parnamirim, por meio da Coordenadoria Técnico-Pedagógica da Educação Básica (COPEB), organizou e implementou no ano de 2024 o curso: O Coordenador Pedagógico e o Cotidiano da Escola: ressignificando saberes e fazeres. A referida formação destinou-se aos coordenadores pedagógicos do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental e teve a duração de quatro meses - de maio a agosto de 2024 - organizado quinzenalmente e em seis módulos: 1. O Coordenador Pedagógico e Suas Atribuições, 2. O Coordenador Pedagógico e as Relações Interpessoais no Contexto Escolar, 3. O Planejamento Pedagógico na Escola, 4. A Organização do Trabalho Pedagógico nos Tempos e Espaços Escolares, 5. A Avaliação no Contexto da Coordenação Pedagógica, 6. O Trabalho Pedagógico do Coordenador na Perspectiva da Educação Inclusiva. Os principais autores que embasaram teoricamente o curso foram: Almeida (2012), Libâneo (2013), Placco (2006) e Tardif (2002). Ao término de cada módulo, uma atividade não presencial era postada na plataforma Moodle Ead Parnamirim, em parceria com o Setor de Tecnologia Educacional (STE). Ao final do curso, houve um momento de relatos de experiências exitosas compartilhadas pelos cursistas e a emissão de certificação equivalente a 40 horas. Dos 21 coordenadores inscritos, 18 concluíram o curso com êxito. Tal formação oportunizou momentos de aprendizagem bastante significativos para a ampliação e ressignificação dos saberes e fazeres de tais profissionais."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID19666_TB9379_23102025130401.pdf"
    "created_at" => "2025-12-02 14:51:23"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "NINODJA THAYSI BARBALHO DA SILVA SOUZA"
    "autor_nome_curto" => "NINODJA"
    "autor_email" => "ninodjabarbalho@gmail.com"
    "autor_ies" => ""
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png"
    "data_publicacao" => "2025-12-02"
    "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

RESUMO Considerando-se a importância de estarmos investindo na formação continuada dos Coordenadores Pedagógicos da Rede Municipal de Ensino de Parnamirim-RN, com vistas a contribuir para o fortalecimento da prática pedagógica desses profissionais no cotidiano da escola; considerando-se também suas necessidades formativas mediante diagnóstico previamente realizado e enviado via formulário eletrônico, a Secretaria Municipal de Educação de Parnamirim, por meio da Coordenadoria Técnico-Pedagógica da Educação Básica (COPEB), organizou e implementou no ano de 2024 o curso: O Coordenador Pedagógico e o Cotidiano da Escola: ressignificando saberes e fazeres. A referida formação destinou-se aos coordenadores pedagógicos do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental e teve a duração de quatro meses - de maio a agosto de 2024 - organizado quinzenalmente e em seis módulos: 1. O Coordenador Pedagógico e Suas Atribuições, 2. O Coordenador Pedagógico e as Relações Interpessoais no Contexto Escolar, 3. O Planejamento Pedagógico na Escola, 4. A Organização do Trabalho Pedagógico nos Tempos e Espaços Escolares, 5. A Avaliação no Contexto da Coordenação Pedagógica, 6. O Trabalho Pedagógico do Coordenador na Perspectiva da Educação Inclusiva. Os principais autores que embasaram teoricamente o curso foram: Almeida (2012), Libâneo (2013), Placco (2006) e Tardif (2002). Ao término de cada módulo, uma atividade não presencial era postada na plataforma Moodle Ead Parnamirim, em parceria com o Setor de Tecnologia Educacional (STE). Ao final do curso, houve um momento de relatos de experiências exitosas compartilhadas pelos cursistas e a emissão de certificação equivalente a 40 horas. Dos 21 coordenadores inscritos, 18 concluíram o curso com êxito. Tal formação oportunizou momentos de aprendizagem bastante significativos para a ampliação e ressignificação dos saberes e fazeres de tais profissionais.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.