A ORIGEM DA VIDA SOB A PERSPECTIVA DA HISTÓRIA E FILOSOFIA DA CIÊNCIA: REVISÃO BIBLIOGRÁFICA E PROPOSTA DIDÁTICA PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 128842 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 9380 "inscrito_id" => 1093 "titulo" => "A ORIGEM DA VIDA SOB A PERSPECTIVA DA HISTÓRIA E FILOSOFIA DA CIÊNCIA: REVISÃO BIBLIOGRÁFICA E PROPOSTA DIDÁTICA PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS" "resumo" => "Este trabalho apresenta uma revisão bibliográfica sobre o tema “origem da vida” no ensino de Ciências, a partir da perspectiva da História e Filosofia da Ciência (HFC), associada a uma proposta didática voltada para os anos finais do Ensino Fundamental. O objetivo foi discutir como a construção do conhecimento científico sobre a origem da vida se deu de forma histórica, polêmica e socialmente situada, rompendo com a narrativa linear e acumulativa que ainda predomina em livros didáticos. A pesquisa se fundamenta nos aportes epistemológicos de Thomas Kuhn e nos referenciais críticos de autores como Gil-Pérez, Demétrio Delizoicov, Neusa Scheid, Nadir Ferrari, Marcos Rodrigues da Silva, entre outros. A análise articula aspectos internalistas (teorias científicas e modelos) e externalistas (contextos sociais, políticos e religiosos), evidenciando que a transição da abiogênese para a biogênese foi marcada por disputas metodológicas, resistências institucionais e interesses ideológicos. Como produto da investigação, apresenta-se a proposta didática “Quem sou eu na história da vida?”, um jogo de pistas que mobiliza conteúdos científicos e reflexões críticas sobre os sujeitos e silenciamentos da ciência. O recurso visa promover uma aprendizagem significativa, humanizada e crítica, contribuindo para a formação de estudantes capazes de compreender a ciência como construção histórica, coletiva e permeada por valores. O trabalho reforça a importância da inserção sistemática da HFC no Ensino de Ciências como estratégia epistemológica e pedagógica para a superação do mito cientificista e do negacionismo." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de Ciências" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID1093_TB9380_30102025230437.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "NATHALYA MARILLYA DE ANDRADE SILVA" "autor_nome_curto" => "NATHALYA" "autor_email" => "nathalya_marillya@hotmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA (UEPB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 128842 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 9380 "inscrito_id" => 1093 "titulo" => "A ORIGEM DA VIDA SOB A PERSPECTIVA DA HISTÓRIA E FILOSOFIA DA CIÊNCIA: REVISÃO BIBLIOGRÁFICA E PROPOSTA DIDÁTICA PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS" "resumo" => "Este trabalho apresenta uma revisão bibliográfica sobre o tema “origem da vida” no ensino de Ciências, a partir da perspectiva da História e Filosofia da Ciência (HFC), associada a uma proposta didática voltada para os anos finais do Ensino Fundamental. O objetivo foi discutir como a construção do conhecimento científico sobre a origem da vida se deu de forma histórica, polêmica e socialmente situada, rompendo com a narrativa linear e acumulativa que ainda predomina em livros didáticos. A pesquisa se fundamenta nos aportes epistemológicos de Thomas Kuhn e nos referenciais críticos de autores como Gil-Pérez, Demétrio Delizoicov, Neusa Scheid, Nadir Ferrari, Marcos Rodrigues da Silva, entre outros. A análise articula aspectos internalistas (teorias científicas e modelos) e externalistas (contextos sociais, políticos e religiosos), evidenciando que a transição da abiogênese para a biogênese foi marcada por disputas metodológicas, resistências institucionais e interesses ideológicos. Como produto da investigação, apresenta-se a proposta didática “Quem sou eu na história da vida?”, um jogo de pistas que mobiliza conteúdos científicos e reflexões críticas sobre os sujeitos e silenciamentos da ciência. O recurso visa promover uma aprendizagem significativa, humanizada e crítica, contribuindo para a formação de estudantes capazes de compreender a ciência como construção histórica, coletiva e permeada por valores. O trabalho reforça a importância da inserção sistemática da HFC no Ensino de Ciências como estratégia epistemológica e pedagógica para a superação do mito cientificista e do negacionismo." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de Ciências" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID1093_TB9380_30102025230437.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "NATHALYA MARILLYA DE ANDRADE SILVA" "autor_nome_curto" => "NATHALYA" "autor_email" => "nathalya_marillya@hotmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA (UEPB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }