O COORDENADOR PEDAGÓGICO DOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL E O COTIDIANO DA ESCOLA: RESSIGNIFICANDO SABERES E FAZERES
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 128846 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 9391 "inscrito_id" => 19666 "titulo" => "O COORDENADOR PEDAGÓGICO DOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL E O COTIDIANO DA ESCOLA: RESSIGNIFICANDO SABERES E FAZERES" "resumo" => "O referido resumo trata sobre um Curso de formação continuada oportunizado aos Coordenadores Pedagógicos dos Anos Finais – 6º ao 9º ano - da Rede municipal de Parnamirim-RN, a qual ocorreu no período de março a agosto de 2024. Tal formação foi pensada com vistas a contribuição para o fortalecimento da prática pedagógica daqueles profissionais no cotidiano da escola, considerando suas peculiaridades e necessidades formativas mediante diagnóstico previamente realizado pela Coordenadoria Técnico-Pedagógica da Educação Básica (Copeb), pertencente a Secretaria Municipal de Educação de Parnamirim – RN. Deste modo, o curso O Coordenador Pedagógico e o Cotidiano da Escola: ressignificando saberes e fazeres foi organizado quinzenalmente e em seis módulos, sendo: O Coordenador Pedagógico e Suas Atribuições, O Coordenador Pedagógico e as Relações Interpessoais no Contexto Escolar, O Planejamento Pedagógico na Escola, A Organização do Trabalho Pedagógico nos Tempos e Espaços Escolares, A Avaliação no Contexto da Coordenação Pedagógica e O Trabalho Pedagógico do Coordenador na Perspectiva da Educação Inclusiva. Ao término de cada módulo, uma atividade não presencial era postada na plataforma EadParnamirim, em parceria com o Setor de Tecnologia Educacional (STE). Autores como Almeida (2012), Luck (2009), Tardif (2002) e Placco (2006), referendaram o curso e todo o processo formativo. Ao término do curso, houve um momento bastante proveitoso de relatos de experiências exitosas compartilhadas pelos cursistas e a emissão de certificação, equivalente a 40 horas. Dos 21 coordenadores pedagógicos inscritos, 18 concluíram o curso com êxito, perfazendo um total de 85%. Tal formação foi bastante significativa, pois oportunizou a tais profissionais momentos consistentes de aprendizagens as quais contribuíram para a ampliação e ressignificação dos seus saberes e fazeres no âmbito escolar." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 02 - Didática e Currículo" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID19666_TB9391_07112025145409.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "NINODJA THAYSI BARBALHO DA SILVA SOUZA" "autor_nome_curto" => "NINODJA" "autor_email" => "ninodjabarbalho@gmail.com" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 128846 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 9391 "inscrito_id" => 19666 "titulo" => "O COORDENADOR PEDAGÓGICO DOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL E O COTIDIANO DA ESCOLA: RESSIGNIFICANDO SABERES E FAZERES" "resumo" => "O referido resumo trata sobre um Curso de formação continuada oportunizado aos Coordenadores Pedagógicos dos Anos Finais – 6º ao 9º ano - da Rede municipal de Parnamirim-RN, a qual ocorreu no período de março a agosto de 2024. Tal formação foi pensada com vistas a contribuição para o fortalecimento da prática pedagógica daqueles profissionais no cotidiano da escola, considerando suas peculiaridades e necessidades formativas mediante diagnóstico previamente realizado pela Coordenadoria Técnico-Pedagógica da Educação Básica (Copeb), pertencente a Secretaria Municipal de Educação de Parnamirim – RN. Deste modo, o curso O Coordenador Pedagógico e o Cotidiano da Escola: ressignificando saberes e fazeres foi organizado quinzenalmente e em seis módulos, sendo: O Coordenador Pedagógico e Suas Atribuições, O Coordenador Pedagógico e as Relações Interpessoais no Contexto Escolar, O Planejamento Pedagógico na Escola, A Organização do Trabalho Pedagógico nos Tempos e Espaços Escolares, A Avaliação no Contexto da Coordenação Pedagógica e O Trabalho Pedagógico do Coordenador na Perspectiva da Educação Inclusiva. Ao término de cada módulo, uma atividade não presencial era postada na plataforma EadParnamirim, em parceria com o Setor de Tecnologia Educacional (STE). Autores como Almeida (2012), Luck (2009), Tardif (2002) e Placco (2006), referendaram o curso e todo o processo formativo. Ao término do curso, houve um momento bastante proveitoso de relatos de experiências exitosas compartilhadas pelos cursistas e a emissão de certificação, equivalente a 40 horas. Dos 21 coordenadores pedagógicos inscritos, 18 concluíram o curso com êxito, perfazendo um total de 85%. Tal formação foi bastante significativa, pois oportunizou a tais profissionais momentos consistentes de aprendizagens as quais contribuíram para a ampliação e ressignificação dos seus saberes e fazeres no âmbito escolar." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 02 - Didática e Currículo" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID19666_TB9391_07112025145409.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "NINODJA THAYSI BARBALHO DA SILVA SOUZA" "autor_nome_curto" => "NINODJA" "autor_email" => "ninodjabarbalho@gmail.com" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }