RELATO DE UM CURSO DE FORMAÇÃO CONTINUADA EM EDUCAÇÃO AMBIENTAL COM PROFESSORES DE CIÊNCIAS DA REDE MUNICIPAL DE ITABAIANA/SE
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 128847 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 9394 "inscrito_id" => 20526 "titulo" => "RELATO DE UM CURSO DE FORMAÇÃO CONTINUADA EM EDUCAÇÃO AMBIENTAL COM PROFESSORES DE CIÊNCIAS DA REDE MUNICIPAL DE ITABAIANA/SE" "resumo" => "Este trabalho tem como objetivo apresentar um relato de um curso de formação continuada em Educação Ambiental (EA) desenvolvido com professores de Ciências que atuam nos anos finais do ensino fundamental da rede municipal de Itabaiana/SE, o qual foi realizado com apoio e financiamento da Prefeitura Municipal de Itabaiana/SE. O curso de formação continuada teve como base os princípios da EA crítica, segundo Layrargues e Torres (2022) e foi estruturado em 4 dias, durante o período da noite, contando com a participação de 10 professores. No primeiro dia de curso, realizou-se uma mesa de abertura com a presença de algumas autoridades, em seguida, ocorreu uma mesa redonda, com a participação de professoras especialistas em EA, que tinha como enfoque discutir alguns aspectos teóricos sobre a EA e sua relação com a formação docente e o ensino de Ciências. No segundo dia, realizou-se a oficina do futuro, a qual consiste numa metodologia participativa, sendo dividida em 3 etapas: “Árvore dos Sonhos”; “Muro das Lamentações” e “Plano de Ação” (Teixeira; Duarte; Morimoto, 2008), sendo que neste dia, decorrente do tempo, realizou-se as duas primeiras etapas. No terceiro dia, realizou-se a terceira etapa da oficina do futuro, bem como a elaboração de um plano de aula em grupo, cujo o tema escolhido pelos docentes foi o lixo. No quarto dia, os docentes participaram de oficinas de experimentos, as quais tinham como foco o reaproveitamento do óleo de cozinha usado para produção de sabão líquido e a produção de bioplástico a partir do amido. Para finalizar, os professores participaram de mais uma oficina referente a produção de substrato a partir da fibra do coco, bem como receberam os certificados. A partir do curso, percebeu-se o engajamento dos professores durante as discussões, bem como a possibilidade dessa ação trazer contribuições para formação desses professores." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 14 - Educação Ambiental" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID20526_TB9394_30102025172838.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "VALERIA DE ANIZ SANTOS" "autor_nome_curto" => "VALERIA" "autor_email" => "valeria_2019@outlook.com.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE (UFS)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 128847 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 9394 "inscrito_id" => 20526 "titulo" => "RELATO DE UM CURSO DE FORMAÇÃO CONTINUADA EM EDUCAÇÃO AMBIENTAL COM PROFESSORES DE CIÊNCIAS DA REDE MUNICIPAL DE ITABAIANA/SE" "resumo" => "Este trabalho tem como objetivo apresentar um relato de um curso de formação continuada em Educação Ambiental (EA) desenvolvido com professores de Ciências que atuam nos anos finais do ensino fundamental da rede municipal de Itabaiana/SE, o qual foi realizado com apoio e financiamento da Prefeitura Municipal de Itabaiana/SE. O curso de formação continuada teve como base os princípios da EA crítica, segundo Layrargues e Torres (2022) e foi estruturado em 4 dias, durante o período da noite, contando com a participação de 10 professores. No primeiro dia de curso, realizou-se uma mesa de abertura com a presença de algumas autoridades, em seguida, ocorreu uma mesa redonda, com a participação de professoras especialistas em EA, que tinha como enfoque discutir alguns aspectos teóricos sobre a EA e sua relação com a formação docente e o ensino de Ciências. No segundo dia, realizou-se a oficina do futuro, a qual consiste numa metodologia participativa, sendo dividida em 3 etapas: “Árvore dos Sonhos”; “Muro das Lamentações” e “Plano de Ação” (Teixeira; Duarte; Morimoto, 2008), sendo que neste dia, decorrente do tempo, realizou-se as duas primeiras etapas. No terceiro dia, realizou-se a terceira etapa da oficina do futuro, bem como a elaboração de um plano de aula em grupo, cujo o tema escolhido pelos docentes foi o lixo. No quarto dia, os docentes participaram de oficinas de experimentos, as quais tinham como foco o reaproveitamento do óleo de cozinha usado para produção de sabão líquido e a produção de bioplástico a partir do amido. Para finalizar, os professores participaram de mais uma oficina referente a produção de substrato a partir da fibra do coco, bem como receberam os certificados. A partir do curso, percebeu-se o engajamento dos professores durante as discussões, bem como a possibilidade dessa ação trazer contribuições para formação desses professores." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 14 - Educação Ambiental" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID20526_TB9394_30102025172838.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "VALERIA DE ANIZ SANTOS" "autor_nome_curto" => "VALERIA" "autor_email" => "valeria_2019@outlook.com.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE (UFS)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }