MATERIAIS DIDÁTICOS BILÍNGUES EM CIÊNCIAS/BIOLOGIA PARA ESTUDANTES SURDOS/AS: UMA ANÁLISE DE ESTADO DA ARTE
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 128850 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 9408 "inscrito_id" => 18637 "titulo" => "MATERIAIS DIDÁTICOS BILÍNGUES EM CIÊNCIAS/BIOLOGIA PARA ESTUDANTES SURDOS/AS: UMA ANÁLISE DE ESTADO DA ARTE" "resumo" => "Este trabalho apresenta uma pesquisa do tipo Estado da Arte, desenvolvida no âmbito do Doutorado Profissional em Educação para Ciências e Matemática do IFG, com o objetivo de mapear e analisar a produção acadêmica nacional sobre Unidades Didáticas Bilíngues e Materiais Didáticos Bilíngues em Ciências e Biologia voltados a estudantes Surdos/as. A partir da ferramenta tecnológica Buscad, foram analisadas produções dos últimos dez anos nas principais plataformas de periódicos e repositórios científicos. A busca inicial com o termo "Unidade Didática Bilíngue" encontrou apenas duas dissertações relevantes, sendo necessário ampliar o escopo para "Material Didático Bilíngue", o que resultou em 18 trabalhos, dos quais apenas quatro contemplavam as áreas de Ciências ou Biologia com foco em estudantes Surdos/as. A análise revelou que, apesar das normativas legais que garantem a oferta de materiais bilíngues (Lei nº 9.394 de 20 de dezembro de 1996; Lei nº 14.191 de 03 de agosto de 2021), há escassez de estudos que desenvolvam e validem materiais acessíveis em Libras e Língua Portuguesa na modalidade escrita. A produção existente concentra-se, em sua maioria, no ensino fundamental, com foco em temas gerais ou outras áreas do conhecimento. Constatou-se ainda que muitos materiais não passam por processos de validação com os/as estudantes Surdos/as ou não seguem integralmente os princípios da educação bilíngue. A partir dessa lacuna identificada, a pesquisa reafirma a necessidade de ampliar os investimentos em produção de materiais didáticos bilíngues específicos, considerando as particularidades linguísticas e visuais do público Surdo. O estudo contribui para o campo da Educação em Ciências ao apontar caminhos para o desenvolvimento de práticas pedagógicas acessíveis e alinhadas à legislação vigente, além de subsidiar futuras propostas de produtos educacionais bilíngues voltados à inclusão." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de Ciências" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID18637_TB9408_30102025181313.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "FABIANA ALVES DE CARVALHO" "autor_nome_curto" => "FABIANA" "autor_email" => "alvesdecarvalhofabiana@gmail.com" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE GOIÁS (IFG)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 128850 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 9408 "inscrito_id" => 18637 "titulo" => "MATERIAIS DIDÁTICOS BILÍNGUES EM CIÊNCIAS/BIOLOGIA PARA ESTUDANTES SURDOS/AS: UMA ANÁLISE DE ESTADO DA ARTE" "resumo" => "Este trabalho apresenta uma pesquisa do tipo Estado da Arte, desenvolvida no âmbito do Doutorado Profissional em Educação para Ciências e Matemática do IFG, com o objetivo de mapear e analisar a produção acadêmica nacional sobre Unidades Didáticas Bilíngues e Materiais Didáticos Bilíngues em Ciências e Biologia voltados a estudantes Surdos/as. A partir da ferramenta tecnológica Buscad, foram analisadas produções dos últimos dez anos nas principais plataformas de periódicos e repositórios científicos. A busca inicial com o termo "Unidade Didática Bilíngue" encontrou apenas duas dissertações relevantes, sendo necessário ampliar o escopo para "Material Didático Bilíngue", o que resultou em 18 trabalhos, dos quais apenas quatro contemplavam as áreas de Ciências ou Biologia com foco em estudantes Surdos/as. A análise revelou que, apesar das normativas legais que garantem a oferta de materiais bilíngues (Lei nº 9.394 de 20 de dezembro de 1996; Lei nº 14.191 de 03 de agosto de 2021), há escassez de estudos que desenvolvam e validem materiais acessíveis em Libras e Língua Portuguesa na modalidade escrita. A produção existente concentra-se, em sua maioria, no ensino fundamental, com foco em temas gerais ou outras áreas do conhecimento. Constatou-se ainda que muitos materiais não passam por processos de validação com os/as estudantes Surdos/as ou não seguem integralmente os princípios da educação bilíngue. A partir dessa lacuna identificada, a pesquisa reafirma a necessidade de ampliar os investimentos em produção de materiais didáticos bilíngues específicos, considerando as particularidades linguísticas e visuais do público Surdo. O estudo contribui para o campo da Educação em Ciências ao apontar caminhos para o desenvolvimento de práticas pedagógicas acessíveis e alinhadas à legislação vigente, além de subsidiar futuras propostas de produtos educacionais bilíngues voltados à inclusão." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de Ciências" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID18637_TB9408_30102025181313.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "FABIANA ALVES DE CARVALHO" "autor_nome_curto" => "FABIANA" "autor_email" => "alvesdecarvalhofabiana@gmail.com" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE GOIÁS (IFG)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }