Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

MATERIAIS DIDÁTICOS BILÍNGUES EM CIÊNCIAS/BIOLOGIA PARA ESTUDANTES SURDOS/AS: UMA ANÁLISE DE ESTADO DA ARTE

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Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

Este trabalho apresenta uma pesquisa do tipo Estado da Arte, desenvolvida no âmbito do Doutorado Profissional em Educação para Ciências e Matemática do IFG, com o objetivo de mapear e analisar a produção acadêmica nacional sobre Unidades Didáticas Bilíngues e Materiais Didáticos Bilíngues em Ciências e Biologia voltados a estudantes Surdos/as. A partir da ferramenta tecnológica Buscad, foram analisadas produções dos últimos dez anos nas principais plataformas de periódicos e repositórios científicos. A busca inicial com o termo "Unidade Didática Bilíngue" encontrou apenas duas dissertações relevantes, sendo necessário ampliar o escopo para "Material Didático Bilíngue", o que resultou em 18 trabalhos, dos quais apenas quatro contemplavam as áreas de Ciências ou Biologia com foco em estudantes Surdos/as. A análise revelou que, apesar das normativas legais que garantem a oferta de materiais bilíngues (Lei nº 9.394 de 20 de dezembro de 1996; Lei nº 14.191 de 03 de agosto de 2021), há escassez de estudos que desenvolvam e validem materiais acessíveis em Libras e Língua Portuguesa na modalidade escrita. A produção existente concentra-se, em sua maioria, no ensino fundamental, com foco em temas gerais ou outras áreas do conhecimento. Constatou-se ainda que muitos materiais não passam por processos de validação com os/as estudantes Surdos/as ou não seguem integralmente os princípios da educação bilíngue. A partir dessa lacuna identificada, a pesquisa reafirma a necessidade de ampliar os investimentos em produção de materiais didáticos bilíngues específicos, considerando as particularidades linguísticas e visuais do público Surdo. O estudo contribui para o campo da Educação em Ciências ao apontar caminhos para o desenvolvimento de práticas pedagógicas acessíveis e alinhadas à legislação vigente, além de subsidiar futuras propostas de produtos educacionais bilíngues voltados à inclusão.

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