O PAPEL DA INICIAÇÃO CIENTÍFICA NA FORMAÇÃO DOCENTE EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS: DESENVOLVIMENTO DE MATERIAIS DIDÁTICOS LÚDICOS E ACESSÍVEIS SOBRE MUDANÇAS CLIMÁTICAS PARA A EDUCAÇÃO INCLUSIVA
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Diante desse cenário, esta pesquisa, originada de um projeto de iniciação científica, busca responder como o desenvolvimento de materiais didáticos lúdicos e acessíveis sobre mudanças climáticas pode contribuir para a formação de professores de Ciências Biológicas e para a educação inclusiva na Educação Básica. A relevância do estudo reside na criação de recursos que tornem o tema engajador para todos os alunos, incluindo aqueles com diversas necessidades de aprendizagem, transformando conceitos abstratos em experiências concretas. A metodologia baseou-se em uma revisão bibliográfica abrangente, analisando marcos legais como a Política Nacional de Educação Ambiental (PNEA) e a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), que orientam a EA como um componente transversal e obrigatório. O projeto também se alinha ao Objetivo de Desenvolvimento Sustentável 13 da ONU, que foca em ações contra a mudança climática. A análise confirma que a aplicação de materiais didáticos lúdicos e ativos melhora a compreensão, o pensamento crítico e o desenvolvimento de comportamentos pró- ambientais. A experiência da iniciação científica mostra-se fundamental para a formação docente, capacitando futuros professores a se tornarem agentes de transformação socioambiental, aptos a lidar com desafios globais complexos por meio de práticas pedagógicas eficazes e inclusivas." 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