SOCIOBIO E EDUCAÇÃO AMBIENTAL: MEMÓRIAS PANDÊMICAS E IMPACTO SOCIAL
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A Educação Ambiental emergiu como resposta à crise ambiental global no final do século XX, estruturando-se como demanda para que o ser humano adotasse uma nova visão de mundo e práticas sociais capazes de minimizar os danos causados por suas próprias atividades (Lima & Layrargues, 2011). No âmbito do SocioBio, os participantes preencheram formulário de mapeamento de conhecimentos prévios sobre a inserção da educação ambiental na escola, totalizando mais de 400 respostas. Os dados, apontaram que cerca de 50 % dos profissionais relataram a ausência de recursos didático-pedagógicos adequados para o ensino de Educação Ambiental e indicaram que, durante a pandemia, essa escassez metodológica agravou-se em decorrência da falta de letramento digital e de infraestrutura tecnológica. Os resultados apontaram para a necessidade de intensificar ações de formação continuada em Educação Ambiental, com ênfase na capacitação de professores e no desenvolvimento de materiais didáticos interativos, multimídia e baseados em atividades práticas de educação ambiental, agroecologia e conservação da biodiversidade. Recomenda-se também o fortalecimento de redes colaborativas entre escolas, universidades e organizações da sociedade civil, a fim de ampliar o acesso a plataformas digitais, promover a troca de saberes e implementar práticas pedagógicas inovadoras que articulem teoria e experiência em sala de aula." 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