UMA OFICINA TEMÁTICA SOBRE INOVAÇÃO SOCIAL COMO ESTRATÉGIA PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 128862 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 9432 "inscrito_id" => 19284 "titulo" => "UMA OFICINA TEMÁTICA SOBRE INOVAÇÃO SOCIAL COMO ESTRATÉGIA PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS" "resumo" => "O presente trabalho traz como foco essencial a ideia da inovação social atrelada ao ensino de Química/Ciências, sendo estes articulados por meio de uma oficina temática. O mesmo foi desenvolvido no âmbito do curso de Química Licenciatura, da Universidade Federal de Sergipe, campus Professor Alberto Carvalho, e tem como objetivo apresentar uma oficina temática sobre inovação social desenvolvida para aulas de Química/Ciências. O material didático foi produzido com base nos três momentos pedagógicos de Delizoicov, Angotti e Pernambuco (2011). O primeiro momento é caracterizado como problematização inicial, nele são realizados os levantamentos de conhecimentos prévios; discussões relacionadas ao descarte incorreto do óleo residual de frituras (ORF), a partir de casos reais; texto em quadrinhos e brainstorming sobre possibilidades de reaproveitamento do óleo e geração de renda. No segundo momento, organização do conhecimento, é feita a produção do sabão liquido a partir do ORF; a explicação de conteúdos químicos como reação de saponificação e colóides. Também são feitas discussões sobre os aspectos econômicos, sociais e ambientais a partir de práticas de inovação social. No último momento se encontra a aplicação do conhecimento, caracterizada pela construção de um modelo Canvas de Proposta de Valor e uma avaliação final dos conhecimentos. A oficina temática elaborada, bem como o sabão líquido desenvolvido se tratam de uma inovação social de caráter incremental (Fialkowski; Kistmann, 2018). Através da produção do sabão é possível relacionar o problema socioambiental do descarte do óleo a diversos conteúdos químicos como reação de saponificação, colóides, pH e lipídios. Logo, o material didático produzido, além de despertar um leque de possibilidades para o ensino, também permite abordar questões sociais, em meio a realidade dos aluno, estimulando ideias empreendedoras, além da conscientização sobre problemas socioambientais." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de Ciências" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID19284_TB9432_30102025224957.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "CRISLAINE NASCIMENTO SOUSA" "autor_nome_curto" => "CRISLAINE" "autor_email" => "crislainenascimento311@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE (UFS)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 128862 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 9432 "inscrito_id" => 19284 "titulo" => "UMA OFICINA TEMÁTICA SOBRE INOVAÇÃO SOCIAL COMO ESTRATÉGIA PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS" "resumo" => "O presente trabalho traz como foco essencial a ideia da inovação social atrelada ao ensino de Química/Ciências, sendo estes articulados por meio de uma oficina temática. O mesmo foi desenvolvido no âmbito do curso de Química Licenciatura, da Universidade Federal de Sergipe, campus Professor Alberto Carvalho, e tem como objetivo apresentar uma oficina temática sobre inovação social desenvolvida para aulas de Química/Ciências. O material didático foi produzido com base nos três momentos pedagógicos de Delizoicov, Angotti e Pernambuco (2011). O primeiro momento é caracterizado como problematização inicial, nele são realizados os levantamentos de conhecimentos prévios; discussões relacionadas ao descarte incorreto do óleo residual de frituras (ORF), a partir de casos reais; texto em quadrinhos e brainstorming sobre possibilidades de reaproveitamento do óleo e geração de renda. No segundo momento, organização do conhecimento, é feita a produção do sabão liquido a partir do ORF; a explicação de conteúdos químicos como reação de saponificação e colóides. Também são feitas discussões sobre os aspectos econômicos, sociais e ambientais a partir de práticas de inovação social. No último momento se encontra a aplicação do conhecimento, caracterizada pela construção de um modelo Canvas de Proposta de Valor e uma avaliação final dos conhecimentos. A oficina temática elaborada, bem como o sabão líquido desenvolvido se tratam de uma inovação social de caráter incremental (Fialkowski; Kistmann, 2018). Através da produção do sabão é possível relacionar o problema socioambiental do descarte do óleo a diversos conteúdos químicos como reação de saponificação, colóides, pH e lipídios. Logo, o material didático produzido, além de despertar um leque de possibilidades para o ensino, também permite abordar questões sociais, em meio a realidade dos aluno, estimulando ideias empreendedoras, além da conscientização sobre problemas socioambientais." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de Ciências" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID19284_TB9432_30102025224957.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "CRISLAINE NASCIMENTO SOUSA" "autor_nome_curto" => "CRISLAINE" "autor_email" => "crislainenascimento311@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE (UFS)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }