Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

POR QUE A EDUCAÇÃO CORPORATIVA TRADICIONAL FALHA E O QUE PODEMOS (RE)FAZER EM 2025+

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Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

A Educação Corporativa (EC) tradicional, ainda predominante, enfrenta críticas devido a seu modelo conteudista, passivo e desalinhado com as necessidades profissionais. Baseada em treinamentos com pouca aplicabilidade, carga horária rígida, design instrucional precário e métricas de conclusão (não de aplicação), essa abordagem gera baixo engajamento, evasão e impacto limitado no desenvolvimento de competências e habilidades. Grande parte do problema reside na ocupação da área de EC por profissionais sem formação em Educação, frequentemente da área de Recursos Humanos (RH), que desconhecem princípios andragógicos e heutagógicos (Filatro, 2019; Knowles, 1990; Schlochauer, 2021; Senge, 2018). Este trabalho apresenta um caso de transformação em uma empresa recifense de Tecnologia da Informação, com mais de 1.000 colaboradores, que substituiu o paradigma do "treinamento" por uma aprendizagem estratégica e significativa. Por meio da análise de dados (lacunas de habilidades, mapeamento de necessidades formativas e feedbacks), do uso de Inteligência Artificial (IA) e da curadoria de conteúdos, criou-se trilhas personalizadas, microcertificações e conteúdos sob demanda, com foco na aplicabilidade (Machiavelli, 2021). O protagonismo do aprendiz tornou-se central, com escolhas flexíveis, comunidades de aprendizagem e mentorias intergeracionais. Resultados preliminares mostram aumento de mais de 50% no engajamento e redução de custos com formações subutilizadas. Além de contribuir para a estruturação de Programas de EC em outras organizações, este trabalho discute a importância da inserção de profissionais da Educação nessa área e como a experiência pode inspirar outras áreas, como a Educação de Jovens e Adultos (EJA), que enfrenta desafios similares. A convergência entre metodologias ativas, dados, IA e autonomia do aprendiz surge como caminho viável para revolucionar a educação de adultos, nas organizações e além.

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