Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

ENSINO DE QUÍMICA FORA DOS MUROS DA ESCOLA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA SOBRE O IMPACTO DOS ESPAÇOS NÃO FORMAIS DE APRENDIZAGEM

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 02 - Didática e Currículo
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 128867
    "edicao_id" => 438
    "trabalho_id" => 9444
    "inscrito_id" => 20403
    "titulo" => "ENSINO DE QUÍMICA FORA DOS MUROS DA ESCOLA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA SOBRE O IMPACTO DOS ESPAÇOS NÃO FORMAIS DE APRENDIZAGEM"
    "resumo" => "O período escolar constitui uma etapa fundamental para a construção de valores e desenvolvimento do conhecimento interdisciplinar, conforme evidenciado pela BNCC. Essa realidade, contudo, não se concretiza na maioria das escolas públicas, como na Escola Cidadã Integral Orlando Venâncio dos Santos (Cuité-PB), que enfrenta limitações estruturais, escassez de recursos e baixo engajamento acadêmico, com destaque para o expressivo desinteresse em relação à disciplina de Química. Nesse contexto, este estudo buscou avaliar o impacto dos espaços não formais no processo de ensino-aprendizagem na disciplina de Química. Diante disto, a pesquisa foi realizada com 31 estudantes do 2º ano do Ensino Médio, estruturada em três etapas: diagnóstico inicial, execução das ações, avaliação final. Os espaços visitados incluíram laboratórios universitários, estação de tratamento de água, museus, engenhos, reservas ecológicas e trilhas. O diagnóstico inicial revelou que 100% dos estudantes estavam insatisfeitos com a rotina escolar e 100% desejavam realizar atividades fora da escola; 90% nunca haviam participado de experiências externas e 80% se sentiam desmotivados para aprender conteúdos de Química. Além disso, 68% dos estudantes estavam com desempenho acadêmico insatisfatório (nota ? 5). Após a execução das ações, observou-se uma mudança significativa no cenário: 80% dos estudantes declararam-se satisfeitos com a rotina escolar, 100% participaram e se engajaram nas atividades e 96% relataram aumento da motivação para aprender Química. Portanto, os espaços não formais explorados neste estudo extrapolaram os limites físicos da sala de aula e criaram conexões entre o conteúdo de Química e a realidade vivida pelos alunos, proporcionando experiências pedagógicas de caráter imersivo e significativo, impactando o desempenho acadêmico, com 80% dos estudantes alcançando nota ? 7 após as ações. Assim, essa estratégia consolidou-se como um modelo pedagógico capaz de valorizar a formação integral e o protagonismo estudantil, evidenciando seu potencial como estratégia pedagógica inovadora para o ensino de Química."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 02 - Didática e Currículo"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID20403_TB9444_25102025075945.pdf"
    "created_at" => "2025-12-02 14:51:23"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "COSME SILVA SANTOS"
    "autor_nome_curto" => "COSME SILVA"
    "autor_email" => "cosme.ssantos@professor.pb.gov.br"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE (UFCG)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png"
    "data_publicacao" => "2025-12-02"
    "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 128867
    "edicao_id" => 438
    "trabalho_id" => 9444
    "inscrito_id" => 20403
    "titulo" => "ENSINO DE QUÍMICA FORA DOS MUROS DA ESCOLA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA SOBRE O IMPACTO DOS ESPAÇOS NÃO FORMAIS DE APRENDIZAGEM"
    "resumo" => "O período escolar constitui uma etapa fundamental para a construção de valores e desenvolvimento do conhecimento interdisciplinar, conforme evidenciado pela BNCC. Essa realidade, contudo, não se concretiza na maioria das escolas públicas, como na Escola Cidadã Integral Orlando Venâncio dos Santos (Cuité-PB), que enfrenta limitações estruturais, escassez de recursos e baixo engajamento acadêmico, com destaque para o expressivo desinteresse em relação à disciplina de Química. Nesse contexto, este estudo buscou avaliar o impacto dos espaços não formais no processo de ensino-aprendizagem na disciplina de Química. Diante disto, a pesquisa foi realizada com 31 estudantes do 2º ano do Ensino Médio, estruturada em três etapas: diagnóstico inicial, execução das ações, avaliação final. Os espaços visitados incluíram laboratórios universitários, estação de tratamento de água, museus, engenhos, reservas ecológicas e trilhas. O diagnóstico inicial revelou que 100% dos estudantes estavam insatisfeitos com a rotina escolar e 100% desejavam realizar atividades fora da escola; 90% nunca haviam participado de experiências externas e 80% se sentiam desmotivados para aprender conteúdos de Química. Além disso, 68% dos estudantes estavam com desempenho acadêmico insatisfatório (nota ? 5). Após a execução das ações, observou-se uma mudança significativa no cenário: 80% dos estudantes declararam-se satisfeitos com a rotina escolar, 100% participaram e se engajaram nas atividades e 96% relataram aumento da motivação para aprender Química. Portanto, os espaços não formais explorados neste estudo extrapolaram os limites físicos da sala de aula e criaram conexões entre o conteúdo de Química e a realidade vivida pelos alunos, proporcionando experiências pedagógicas de caráter imersivo e significativo, impactando o desempenho acadêmico, com 80% dos estudantes alcançando nota ? 7 após as ações. Assim, essa estratégia consolidou-se como um modelo pedagógico capaz de valorizar a formação integral e o protagonismo estudantil, evidenciando seu potencial como estratégia pedagógica inovadora para o ensino de Química."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 02 - Didática e Currículo"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID20403_TB9444_25102025075945.pdf"
    "created_at" => "2025-12-02 14:51:23"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "COSME SILVA SANTOS"
    "autor_nome_curto" => "COSME SILVA"
    "autor_email" => "cosme.ssantos@professor.pb.gov.br"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE (UFCG)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png"
    "data_publicacao" => "2025-12-02"
    "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

O período escolar constitui uma etapa fundamental para a construção de valores e desenvolvimento do conhecimento interdisciplinar, conforme evidenciado pela BNCC. Essa realidade, contudo, não se concretiza na maioria das escolas públicas, como na Escola Cidadã Integral Orlando Venâncio dos Santos (Cuité-PB), que enfrenta limitações estruturais, escassez de recursos e baixo engajamento acadêmico, com destaque para o expressivo desinteresse em relação à disciplina de Química. Nesse contexto, este estudo buscou avaliar o impacto dos espaços não formais no processo de ensino-aprendizagem na disciplina de Química. Diante disto, a pesquisa foi realizada com 31 estudantes do 2º ano do Ensino Médio, estruturada em três etapas: diagnóstico inicial, execução das ações, avaliação final. Os espaços visitados incluíram laboratórios universitários, estação de tratamento de água, museus, engenhos, reservas ecológicas e trilhas. O diagnóstico inicial revelou que 100% dos estudantes estavam insatisfeitos com a rotina escolar e 100% desejavam realizar atividades fora da escola; 90% nunca haviam participado de experiências externas e 80% se sentiam desmotivados para aprender conteúdos de Química. Além disso, 68% dos estudantes estavam com desempenho acadêmico insatisfatório (nota ? 5). Após a execução das ações, observou-se uma mudança significativa no cenário: 80% dos estudantes declararam-se satisfeitos com a rotina escolar, 100% participaram e se engajaram nas atividades e 96% relataram aumento da motivação para aprender Química. Portanto, os espaços não formais explorados neste estudo extrapolaram os limites físicos da sala de aula e criaram conexões entre o conteúdo de Química e a realidade vivida pelos alunos, proporcionando experiências pedagógicas de caráter imersivo e significativo, impactando o desempenho acadêmico, com 80% dos estudantes alcançando nota ? 7 após as ações. Assim, essa estratégia consolidou-se como um modelo pedagógico capaz de valorizar a formação integral e o protagonismo estudantil, evidenciando seu potencial como estratégia pedagógica inovadora para o ensino de Química.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.