ENSINO DE QUÍMICA FORA DOS MUROS DA ESCOLA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA SOBRE O IMPACTO DOS ESPAÇOS NÃO FORMAIS DE APRENDIZAGEM
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 128867 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 9444 "inscrito_id" => 20403 "titulo" => "ENSINO DE QUÍMICA FORA DOS MUROS DA ESCOLA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA SOBRE O IMPACTO DOS ESPAÇOS NÃO FORMAIS DE APRENDIZAGEM" "resumo" => "O período escolar constitui uma etapa fundamental para a construção de valores e desenvolvimento do conhecimento interdisciplinar, conforme evidenciado pela BNCC. Essa realidade, contudo, não se concretiza na maioria das escolas públicas, como na Escola Cidadã Integral Orlando Venâncio dos Santos (Cuité-PB), que enfrenta limitações estruturais, escassez de recursos e baixo engajamento acadêmico, com destaque para o expressivo desinteresse em relação à disciplina de Química. Nesse contexto, este estudo buscou avaliar o impacto dos espaços não formais no processo de ensino-aprendizagem na disciplina de Química. Diante disto, a pesquisa foi realizada com 31 estudantes do 2º ano do Ensino Médio, estruturada em três etapas: diagnóstico inicial, execução das ações, avaliação final. Os espaços visitados incluíram laboratórios universitários, estação de tratamento de água, museus, engenhos, reservas ecológicas e trilhas. O diagnóstico inicial revelou que 100% dos estudantes estavam insatisfeitos com a rotina escolar e 100% desejavam realizar atividades fora da escola; 90% nunca haviam participado de experiências externas e 80% se sentiam desmotivados para aprender conteúdos de Química. Além disso, 68% dos estudantes estavam com desempenho acadêmico insatisfatório (nota ? 5). Após a execução das ações, observou-se uma mudança significativa no cenário: 80% dos estudantes declararam-se satisfeitos com a rotina escolar, 100% participaram e se engajaram nas atividades e 96% relataram aumento da motivação para aprender Química. Portanto, os espaços não formais explorados neste estudo extrapolaram os limites físicos da sala de aula e criaram conexões entre o conteúdo de Química e a realidade vivida pelos alunos, proporcionando experiências pedagógicas de caráter imersivo e significativo, impactando o desempenho acadêmico, com 80% dos estudantes alcançando nota ? 7 após as ações. Assim, essa estratégia consolidou-se como um modelo pedagógico capaz de valorizar a formação integral e o protagonismo estudantil, evidenciando seu potencial como estratégia pedagógica inovadora para o ensino de Química." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 02 - Didática e Currículo" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID20403_TB9444_25102025075945.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "COSME SILVA SANTOS" "autor_nome_curto" => "COSME SILVA" "autor_email" => "cosme.ssantos@professor.pb.gov.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE (UFCG)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 128867 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 9444 "inscrito_id" => 20403 "titulo" => "ENSINO DE QUÍMICA FORA DOS MUROS DA ESCOLA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA SOBRE O IMPACTO DOS ESPAÇOS NÃO FORMAIS DE APRENDIZAGEM" "resumo" => "O período escolar constitui uma etapa fundamental para a construção de valores e desenvolvimento do conhecimento interdisciplinar, conforme evidenciado pela BNCC. Essa realidade, contudo, não se concretiza na maioria das escolas públicas, como na Escola Cidadã Integral Orlando Venâncio dos Santos (Cuité-PB), que enfrenta limitações estruturais, escassez de recursos e baixo engajamento acadêmico, com destaque para o expressivo desinteresse em relação à disciplina de Química. Nesse contexto, este estudo buscou avaliar o impacto dos espaços não formais no processo de ensino-aprendizagem na disciplina de Química. Diante disto, a pesquisa foi realizada com 31 estudantes do 2º ano do Ensino Médio, estruturada em três etapas: diagnóstico inicial, execução das ações, avaliação final. Os espaços visitados incluíram laboratórios universitários, estação de tratamento de água, museus, engenhos, reservas ecológicas e trilhas. O diagnóstico inicial revelou que 100% dos estudantes estavam insatisfeitos com a rotina escolar e 100% desejavam realizar atividades fora da escola; 90% nunca haviam participado de experiências externas e 80% se sentiam desmotivados para aprender conteúdos de Química. Além disso, 68% dos estudantes estavam com desempenho acadêmico insatisfatório (nota ? 5). Após a execução das ações, observou-se uma mudança significativa no cenário: 80% dos estudantes declararam-se satisfeitos com a rotina escolar, 100% participaram e se engajaram nas atividades e 96% relataram aumento da motivação para aprender Química. Portanto, os espaços não formais explorados neste estudo extrapolaram os limites físicos da sala de aula e criaram conexões entre o conteúdo de Química e a realidade vivida pelos alunos, proporcionando experiências pedagógicas de caráter imersivo e significativo, impactando o desempenho acadêmico, com 80% dos estudantes alcançando nota ? 7 após as ações. Assim, essa estratégia consolidou-se como um modelo pedagógico capaz de valorizar a formação integral e o protagonismo estudantil, evidenciando seu potencial como estratégia pedagógica inovadora para o ensino de Química." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 02 - Didática e Currículo" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID20403_TB9444_25102025075945.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "COSME SILVA SANTOS" "autor_nome_curto" => "COSME SILVA" "autor_email" => "cosme.ssantos@professor.pb.gov.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE (UFCG)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }