Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

APLICAÇÃO DO MODELO DE DESIGN INSTRUCIONAL ADDIE NA ELABORAÇÃO DE EVENTOS REMOTOS SOBRE CULTURA SURDA

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 19 - Tecnologias e Educação
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 128869
    "edicao_id" => 438
    "trabalho_id" => 9456
    "inscrito_id" => 20744
    "titulo" => "APLICAÇÃO DO MODELO DE DESIGN INSTRUCIONAL ADDIE NA ELABORAÇÃO DE EVENTOS REMOTOS SOBRE CULTURA SURDA"
    "resumo" => "A Cultura Surda é composta por artefatos culturais e, dentre eles, se encontra a língua de sinais, usada por Surdos e ouvintes sinalizantes, como língua em comum. Pensar estratégias para divulgação da cultura dos Surdos representa uma das principais lutas das Comunidades Surdas. Deste modo, uma das ferramentas para isso, é o modelo de Design Instrucional (DI) ADDIE enquanto metodologia para criação de experiências de aprendizagem, que possibilita o desenvolvimento de ambientes de ensino e aprendizagem, de materiais educacionais e de experiências personalizadas. Essa metodologia, atrelada aos interesses das Comunidades Surdas, possibilita a criação de formações remotas, presenciais ou híbridas. Assim, este trabalho se configura como um relato de experiência, de natureza descritiva e qualiquantitativa, que apresenta as vivências de um grupo composto por três professores, um tradutor-intérprete de Libras e dois discentes de graduação, envolvidos na concepção, organização e realização de um evento remoto sobre Cultura Surda. O evento, intitulado: “I Setembro Surdo: Direito, Formação e Identidade”, ocorreu em setembro de 2024, fundamentado no modelo de Design Instrucional ADDIE, e contou com duas formações: “Tenho um aluno surdo! E agora?” e “Libras: noções introdutórias”. Além dos professores formadores do projeto, foram convidados outros três, de universidades públicas. O evento foi iniciativa do Projeto Jandaya em parceria com a Escola de Ensino Fundamental Hamilton da Rocha e Silva e com o Centro de Atendimento Educacional Especializado (CAEE), ambos vinculados à Secretaria Municipal de Educação de Umirim-CE, e contou com 49 participantes. A análise considerou a técnica de análise temática de conteúdo, e elegeu como núcleos de sentidos: i) Análise, Design e Desenvolvimento; ii) Implementação; iii) Avaliação. Os resultados apontam para a importância do uso do Design Instrucional ADDIE no desenvolvimento de formações remotas para a promoção da Cultura Surda."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e Educação"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID20744_TB9456_29102025193323.pdf"
    "created_at" => "2025-12-02 14:51:23"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "RAIMUNDO EVANDRO DUARTE FILHO"
    "autor_nome_curto" => "EVANDRO DUARTE"
    "autor_email" => "evandroduartefilho@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO CARIRI (UFCA)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png"
    "data_publicacao" => "2025-12-02"
    "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 128869
    "edicao_id" => 438
    "trabalho_id" => 9456
    "inscrito_id" => 20744
    "titulo" => "APLICAÇÃO DO MODELO DE DESIGN INSTRUCIONAL ADDIE NA ELABORAÇÃO DE EVENTOS REMOTOS SOBRE CULTURA SURDA"
    "resumo" => "A Cultura Surda é composta por artefatos culturais e, dentre eles, se encontra a língua de sinais, usada por Surdos e ouvintes sinalizantes, como língua em comum. Pensar estratégias para divulgação da cultura dos Surdos representa uma das principais lutas das Comunidades Surdas. Deste modo, uma das ferramentas para isso, é o modelo de Design Instrucional (DI) ADDIE enquanto metodologia para criação de experiências de aprendizagem, que possibilita o desenvolvimento de ambientes de ensino e aprendizagem, de materiais educacionais e de experiências personalizadas. Essa metodologia, atrelada aos interesses das Comunidades Surdas, possibilita a criação de formações remotas, presenciais ou híbridas. Assim, este trabalho se configura como um relato de experiência, de natureza descritiva e qualiquantitativa, que apresenta as vivências de um grupo composto por três professores, um tradutor-intérprete de Libras e dois discentes de graduação, envolvidos na concepção, organização e realização de um evento remoto sobre Cultura Surda. O evento, intitulado: “I Setembro Surdo: Direito, Formação e Identidade”, ocorreu em setembro de 2024, fundamentado no modelo de Design Instrucional ADDIE, e contou com duas formações: “Tenho um aluno surdo! E agora?” e “Libras: noções introdutórias”. Além dos professores formadores do projeto, foram convidados outros três, de universidades públicas. O evento foi iniciativa do Projeto Jandaya em parceria com a Escola de Ensino Fundamental Hamilton da Rocha e Silva e com o Centro de Atendimento Educacional Especializado (CAEE), ambos vinculados à Secretaria Municipal de Educação de Umirim-CE, e contou com 49 participantes. A análise considerou a técnica de análise temática de conteúdo, e elegeu como núcleos de sentidos: i) Análise, Design e Desenvolvimento; ii) Implementação; iii) Avaliação. Os resultados apontam para a importância do uso do Design Instrucional ADDIE no desenvolvimento de formações remotas para a promoção da Cultura Surda."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e Educação"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID20744_TB9456_29102025193323.pdf"
    "created_at" => "2025-12-02 14:51:23"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "RAIMUNDO EVANDRO DUARTE FILHO"
    "autor_nome_curto" => "EVANDRO DUARTE"
    "autor_email" => "evandroduartefilho@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO CARIRI (UFCA)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png"
    "data_publicacao" => "2025-12-02"
    "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

A Cultura Surda é composta por artefatos culturais e, dentre eles, se encontra a língua de sinais, usada por Surdos e ouvintes sinalizantes, como língua em comum. Pensar estratégias para divulgação da cultura dos Surdos representa uma das principais lutas das Comunidades Surdas. Deste modo, uma das ferramentas para isso, é o modelo de Design Instrucional (DI) ADDIE enquanto metodologia para criação de experiências de aprendizagem, que possibilita o desenvolvimento de ambientes de ensino e aprendizagem, de materiais educacionais e de experiências personalizadas. Essa metodologia, atrelada aos interesses das Comunidades Surdas, possibilita a criação de formações remotas, presenciais ou híbridas. Assim, este trabalho se configura como um relato de experiência, de natureza descritiva e qualiquantitativa, que apresenta as vivências de um grupo composto por três professores, um tradutor-intérprete de Libras e dois discentes de graduação, envolvidos na concepção, organização e realização de um evento remoto sobre Cultura Surda. O evento, intitulado: “I Setembro Surdo: Direito, Formação e Identidade”, ocorreu em setembro de 2024, fundamentado no modelo de Design Instrucional ADDIE, e contou com duas formações: “Tenho um aluno surdo! E agora?” e “Libras: noções introdutórias”. Além dos professores formadores do projeto, foram convidados outros três, de universidades públicas. O evento foi iniciativa do Projeto Jandaya em parceria com a Escola de Ensino Fundamental Hamilton da Rocha e Silva e com o Centro de Atendimento Educacional Especializado (CAEE), ambos vinculados à Secretaria Municipal de Educação de Umirim-CE, e contou com 49 participantes. A análise considerou a técnica de análise temática de conteúdo, e elegeu como núcleos de sentidos: i) Análise, Design e Desenvolvimento; ii) Implementação; iii) Avaliação. Os resultados apontam para a importância do uso do Design Instrucional ADDIE no desenvolvimento de formações remotas para a promoção da Cultura Surda.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.