Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

DA TEORIA À PRÁTICA: UMA EXPERIÊNCIA COM O GÊNERO CRÔNICA NO PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA

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Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

No atual cenário educacional, o ensino de Língua Portuguesa, no contexto da Educação Básica, demanda práticas pedagógicas que articulem teoria e ensino, incentivem o pensamento crítico e promovam a participação e o protagonismo do estudante.Nessa perspectiva, programas que possibilitam a imersão do futuro docente no ambiente escolar, por meio do acompanhamento e da intervenção orientada, como o Programa Residência Pedagógica, tornam-se relevantes para o desenvolvimento de práticas de ensino, possibilitando a aplicação de diferentes metodologias e a vivência, a partir de experiências concretas em sala de aula. Diante disso, este trabalho discute experiências decorrentes da aplicação de uma sequência didática voltada para o gênero textual crônica, com o objetivo de incentivar a leitura e a produção desse gênero pelos estudantes, fomentando reflexões acerca da sociedade e do uso da linguagem. A metodologia adotada pautou-se em uma abordagem centrada no aluno, por meio de atividades de leitura, discussão e produção textual. As ações desenvolvidas foram fundamentadas, principalmente, nas contribuições teóricas de Marcuschi (2002, 2010), que aborda questões relacionadas à produção e compreensão de textos,de Valente (2018), cuja atuação se associa à área de Tecnologia Educacional. Para discutirmos acerca das metodologias de ensino como propostas inovadoras, recorremos a Moran (2017). Além disso, utilizaremos documentos orientadores, como a Base Nacional Comum Curricular (BNCC, 2017) e os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs), que reforçam a importância do trabalho com gêneros textuais e do desenvolvimento de competências relacionadas à leitura, à escrita e à reflexão crítica sobre a linguagem. Os resultados obtidos indicaram maior interesse pela leitura e pela escrita, aprimoramento da capacidade de análise e reflexão, maior integração entre os estudantes e o fortalecimento de um ambiente colaborativo em sala de aula.

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