ALMANAQUE EDUCATIVO DA COP COMO ESTRATÉGIA DE APROXIMAR JOVENS DOS DEBATES SOBRE MUDANÇAS CLIMÁTICAS GLOBAIS
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 128873 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 9463 "inscrito_id" => 2704 "titulo" => "ALMANAQUE EDUCATIVO DA COP COMO ESTRATÉGIA DE APROXIMAR JOVENS DOS DEBATES SOBRE MUDANÇAS CLIMÁTICAS GLOBAIS" "resumo" => "Diante dos desafios ambientais atuais, é importante incentivar a educação ambiental. Materiais didáticos lúdicos, como o almanaque, se tornam uma alternativa que facilita e estimula o processo de ensino aprendizagem ao utilizar linguagem acessível, ilustrações e atividades interativas que aproximam os estudantes de temas como sustentabilidade e mudanças climáticas. Com esse propósito, professoras da disciplina de Ecologia da turma de pós-graduação em Ensino de Ciências da UNIFAFIRE desenvolveram o Almanaque da COP, no qual aborda de forma mais atrativa as temáticas discutidas nas Conferências das Partes (COP). Este trabalho tem como objetivo evidenciar a importância desse material como ferramenta pedagógica que estimula e aproxima crianças e adolescentes dos debates socioambientais globais. O almanaque reúne informações, jogos, curiosidades e atividades educativas, além de apresentar o significado e a importância da COP, contendo informações e conteúdos ilustrados que despertam o interesse pelo meio ambiente. Sua abordagem criativa facilita a aprendizagem, estimula o pensamento crítico e promove a conscientização sobre a importância da preservação do meio ambiente. O material lúdico mostra-se eficaz ao tornar o ensino de ciências mais dinâmico e significativo, permitindo uma contextualização das discussões ambientais com a realidade dos estudantes. Assim, a iniciativa reforça a importância de práticas docentes que incentivem o protagonismo infantojuvenil e contribuam na construção de um futuro mais sustentável." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 22 - Divulgação e Popularização Pública da Ciência" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID2704_TB9463_30102025003743.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARIA IZABELLA DA SILVA ROSA" "autor_nome_curto" => "Izabella Rosa" "autor_email" => "m.izabellasr@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO (UFPE)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 128873 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 9463 "inscrito_id" => 2704 "titulo" => "ALMANAQUE EDUCATIVO DA COP COMO ESTRATÉGIA DE APROXIMAR JOVENS DOS DEBATES SOBRE MUDANÇAS CLIMÁTICAS GLOBAIS" "resumo" => "Diante dos desafios ambientais atuais, é importante incentivar a educação ambiental. Materiais didáticos lúdicos, como o almanaque, se tornam uma alternativa que facilita e estimula o processo de ensino aprendizagem ao utilizar linguagem acessível, ilustrações e atividades interativas que aproximam os estudantes de temas como sustentabilidade e mudanças climáticas. Com esse propósito, professoras da disciplina de Ecologia da turma de pós-graduação em Ensino de Ciências da UNIFAFIRE desenvolveram o Almanaque da COP, no qual aborda de forma mais atrativa as temáticas discutidas nas Conferências das Partes (COP). Este trabalho tem como objetivo evidenciar a importância desse material como ferramenta pedagógica que estimula e aproxima crianças e adolescentes dos debates socioambientais globais. O almanaque reúne informações, jogos, curiosidades e atividades educativas, além de apresentar o significado e a importância da COP, contendo informações e conteúdos ilustrados que despertam o interesse pelo meio ambiente. Sua abordagem criativa facilita a aprendizagem, estimula o pensamento crítico e promove a conscientização sobre a importância da preservação do meio ambiente. O material lúdico mostra-se eficaz ao tornar o ensino de ciências mais dinâmico e significativo, permitindo uma contextualização das discussões ambientais com a realidade dos estudantes. Assim, a iniciativa reforça a importância de práticas docentes que incentivem o protagonismo infantojuvenil e contribuam na construção de um futuro mais sustentável." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 22 - Divulgação e Popularização Pública da Ciência" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID2704_TB9463_30102025003743.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARIA IZABELLA DA SILVA ROSA" "autor_nome_curto" => "Izabella Rosa" "autor_email" => "m.izabellasr@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO (UFPE)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }