Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

O USO DO JOGO NA RESOLUÇÃO DE SITUAÇÕES ADITIVAS

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 13 - Educação Matemática
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 128874
    "edicao_id" => 438
    "trabalho_id" => 9464
    "inscrito_id" => 18060
    "titulo" => "O USO DO JOGO NA RESOLUÇÃO DE SITUAÇÕES ADITIVAS"
    "resumo" => "Esta pesquisa encontra-se embasada no relato de experiência tecido durante as atividades propostas no âmbito do Programa Residência Pedagógica, em 2023, no último ano de graduação no curso de Pedagogia, na Universidade Federal da Paraíba. Diz respeito, pois, à regência de aulas de Matemática, cujo campo de atuação foi uma escola municipal de educação infantil e ensino fundamental, localizada no bairro Bessa, município de João Pessoa-PB. As análises teóricas se articulam por meio de diálogo com os pesquisadores Justo (2012), Morán (2015), Nacarato (2017), Duval (2008) etc. Tem por objetivo relatar as vivências ao longo de uma aula desenvolvida no segundo ciclo do programa, mediante a aplicação do jogo matemático Cadeado da Adição, numa turma de 2º ano do Ensino Fundamental. A escolha metodológica se envereda nos caminhos do estudo de caso, sob os auspícios das contribuições feitas por Robert Yin (2001). A partir de uma observação crítica e analítica, buscou-se perceber os modos pelos quais as crianças concebem hipóteses para a resolução de situações aditivas e como a vivência com jogos pode possibilitar outras formas de representação, com vistas a acrescer o repertório do educando. Finalmente, são inferidas oportunidades para os docentes, sobretudo no começo da profissão, de utilizar tais métodos a fim de tornar a prática pedagógica mais adensada, porém diferenciada, no intuito de tornar o ambiente educacional de aprendizagem da Matemática cada vez mais receptivo e instigador."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 13 - Educação Matemática"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID18060_TB9464_15102025203157.pdf"
    "created_at" => "2025-12-02 14:51:23"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "FERNANDA ALVINO DOS SANTOS"
    "autor_nome_curto" => "FERNANDA"
    "autor_email" => "fernandasantos995660@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO (UFPE)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png"
    "data_publicacao" => "2025-12-02"
    "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 128874
    "edicao_id" => 438
    "trabalho_id" => 9464
    "inscrito_id" => 18060
    "titulo" => "O USO DO JOGO NA RESOLUÇÃO DE SITUAÇÕES ADITIVAS"
    "resumo" => "Esta pesquisa encontra-se embasada no relato de experiência tecido durante as atividades propostas no âmbito do Programa Residência Pedagógica, em 2023, no último ano de graduação no curso de Pedagogia, na Universidade Federal da Paraíba. Diz respeito, pois, à regência de aulas de Matemática, cujo campo de atuação foi uma escola municipal de educação infantil e ensino fundamental, localizada no bairro Bessa, município de João Pessoa-PB. As análises teóricas se articulam por meio de diálogo com os pesquisadores Justo (2012), Morán (2015), Nacarato (2017), Duval (2008) etc. Tem por objetivo relatar as vivências ao longo de uma aula desenvolvida no segundo ciclo do programa, mediante a aplicação do jogo matemático Cadeado da Adição, numa turma de 2º ano do Ensino Fundamental. A escolha metodológica se envereda nos caminhos do estudo de caso, sob os auspícios das contribuições feitas por Robert Yin (2001). A partir de uma observação crítica e analítica, buscou-se perceber os modos pelos quais as crianças concebem hipóteses para a resolução de situações aditivas e como a vivência com jogos pode possibilitar outras formas de representação, com vistas a acrescer o repertório do educando. Finalmente, são inferidas oportunidades para os docentes, sobretudo no começo da profissão, de utilizar tais métodos a fim de tornar a prática pedagógica mais adensada, porém diferenciada, no intuito de tornar o ambiente educacional de aprendizagem da Matemática cada vez mais receptivo e instigador."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 13 - Educação Matemática"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID18060_TB9464_15102025203157.pdf"
    "created_at" => "2025-12-02 14:51:23"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "FERNANDA ALVINO DOS SANTOS"
    "autor_nome_curto" => "FERNANDA"
    "autor_email" => "fernandasantos995660@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO (UFPE)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png"
    "data_publicacao" => "2025-12-02"
    "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

Esta pesquisa encontra-se embasada no relato de experiência tecido durante as atividades propostas no âmbito do Programa Residência Pedagógica, em 2023, no último ano de graduação no curso de Pedagogia, na Universidade Federal da Paraíba. Diz respeito, pois, à regência de aulas de Matemática, cujo campo de atuação foi uma escola municipal de educação infantil e ensino fundamental, localizada no bairro Bessa, município de João Pessoa-PB. As análises teóricas se articulam por meio de diálogo com os pesquisadores Justo (2012), Morán (2015), Nacarato (2017), Duval (2008) etc. Tem por objetivo relatar as vivências ao longo de uma aula desenvolvida no segundo ciclo do programa, mediante a aplicação do jogo matemático Cadeado da Adição, numa turma de 2º ano do Ensino Fundamental. A escolha metodológica se envereda nos caminhos do estudo de caso, sob os auspícios das contribuições feitas por Robert Yin (2001). A partir de uma observação crítica e analítica, buscou-se perceber os modos pelos quais as crianças concebem hipóteses para a resolução de situações aditivas e como a vivência com jogos pode possibilitar outras formas de representação, com vistas a acrescer o repertório do educando. Finalmente, são inferidas oportunidades para os docentes, sobretudo no começo da profissão, de utilizar tais métodos a fim de tornar a prática pedagógica mais adensada, porém diferenciada, no intuito de tornar o ambiente educacional de aprendizagem da Matemática cada vez mais receptivo e instigador.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.