Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM CIÊNCIAS: CONTEXTO SOCIOCULTURAL QUE PERMEIA AS INSTITUIÇÕES

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Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

O estágio supervisionado I ocorre em cursos de licenciatura plena, com o intuito de refletir sobre o processo de ensino-aprendizagem, rotina escolar e refletir o campo de atuação do professor. Este trabalho visa pesquisar o contexto escolar a partir da visão do estagiário, buscando identificar as práticas pedagógicas, além de perceber o contexto sociocultural que atravessa a realidade da escola. O estágio ocorreu em escolas públicas da capital de Teresina de nível fundamental e médio, as observações foram reunidas mediantes anotações diárias feitas em caderno de campo a partir da rotina escolar, sobretudo da sala de aula. Além disso, foi analisado o contexto que engloba as instituições e práticas pedagógicas adotadas pelo professor, com base em teóricos como Paulo Freire e Dermeval Saviani. Este trabalho investigou o impacto da vida social do aluno no cotidiano escolar. Os resultados evidenciaram que as relações socioeconômicas, culturais e familiares moldam as expectativas dos alunos e membros da escola, dos quais foi possível identificar dificuldades de aprendizagem agravados em razão da realidade vivenciada na comunidade, dado que vivem em situação de risco, enfrentando violência, criminalidade, falta de oportunidades e desigualdade socioeconômica. Além disso, os professores apoiam a prática de ensino no modelo tradicional, denominado por Paulo Freire como “educação bancário”, onde o aluno é visto apenas como depósito de informações, sem estímulo ao pensamento crítico e autônomo do aluno. Portanto, o estágio supervisionado é crucial para reflexão sobre a instituição de ensino e o educador que se pretende tornar.

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