Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

APRENDER COM SENTIDO: A AUTORIA ESTUDANTIL COMO CAMINHO PARA UMA EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS PARA ALÉM DAS NOTAS

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Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

O projeto Aprender com Sentido: A Autoria Estudantil como Caminho para uma Educação em Direitos Humanos para Além das Notas propõe uma abordagem crítica às práticas avaliativas do Ensino Médio público, tendo como eixo central a valorização da autoria estudantil como expressão da subjetividade, da criatividade e das vivências dos(as) estudantes. A pesquisa ancora-se em uma perspectiva teórico-metodológica crítica, dialogando com autores como Paulo Freire, Pedro Demo e Vera Candau, ao defender que a educação deve se estruturar a partir da escuta, do diálogo e do compromisso com a justiça social. O objetivo é problematizar a lógica meritocrática e produtivista das avaliações escolares, como o ENEM, e apontar caminhos pedagógicos que favoreçam uma aprendizagem significativa, emancipada e orientada pelos Direitos Humanos. A metodologia adotada será qualitativa, com base na Hermenêutica de Profundidade de John B. Thompson, tal como reinterpretada por Pedro Demo, buscando compreender criticamente as dimensões simbólicas, discursivas e estruturais envolvidas nas práticas avaliativas. A pesquisa encontra-se em fase inicial e será desenvolvida em escolas públicas do Distrito Federal, tendo como foco a escuta das juventudes e a análise das práticas pedagógicas. Com isso, pretende-se contribuir para a reconstrução de uma educação democrática e transformadora, que respeite a autoria estudantil e promova o direito à aprendizagem com sentido.

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