QUALIFICAÇÃO PROFISSIONAL DOCENTE DO ENSINO FUNDAMENTAL DE CUITEGI-PB NUMA PERSPECTIVA DAS POLÍTICAS PÚBLICAS PARA A FORMAÇÃO DE PROFESSORES DO ENSINO FUNDAMENTAL
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 128879 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 9476 "inscrito_id" => 16865 "titulo" => "QUALIFICAÇÃO PROFISSIONAL DOCENTE DO ENSINO FUNDAMENTAL DE CUITEGI-PB NUMA PERSPECTIVA DAS POLÍTICAS PÚBLICAS PARA A FORMAÇÃO DE PROFESSORES DO ENSINO FUNDAMENTAL" "resumo" => "Este trabalho analisou como as Políticas Públicas de qualificação profissional docente impactam na formação dos professores da Escola Municipal José Tomaz de Aquino, no município de Cuitegi-PB, relacionando a qualidade do aprendizado do aluno do nono ano da escola já mencionada com a formação docente. Para tanto, foi feito um breve histórico da formação docente no Brasil, embasado nas ideias de Oliveira, 2009; Decreto Lei nº 8.530 de 1946 e outros regulamentos correlatos; Gatti, 2010; Lugli, 2018; Silva, 2008; Almeida e Pereira, 2016; Saviani, 2000; Cruz & Rosa, 2014; Plano Municipal de Educação, 2015 e a BNCC, 2017. Da mesma forma, foram tipificadas as principais Políticas Públicas sob os conceitos defendidos por Sechi, 2012. Essa investigação pautou-se nos métodos científicos que apontam a utilização de variadas formas de coleta de dados. Dentre elas estão a pesquisa bibliográfica, aplicação de questionários, a pesquisa na rede mundial de computadores, assim como nos órgãos públicos locais. Pode-se caracterizar esse tipo de pesquisa como quantiqualitativa já que transforma em números as opiniões e informações coletadas para posterior classificação e análises. Concluiu-se que a qualificação profissional do professor da escola estudada não demonstrou resultados positivo para a melhoria da aprendizagem discente." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID16865_TB9476_28102025013305.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "VIVALDO LUIS DE FRANÇA" "autor_nome_curto" => "VIVALDO" "autor_email" => "vivaldoctg@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE (UFCG)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 128879 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 9476 "inscrito_id" => 16865 "titulo" => "QUALIFICAÇÃO PROFISSIONAL DOCENTE DO ENSINO FUNDAMENTAL DE CUITEGI-PB NUMA PERSPECTIVA DAS POLÍTICAS PÚBLICAS PARA A FORMAÇÃO DE PROFESSORES DO ENSINO FUNDAMENTAL" "resumo" => "Este trabalho analisou como as Políticas Públicas de qualificação profissional docente impactam na formação dos professores da Escola Municipal José Tomaz de Aquino, no município de Cuitegi-PB, relacionando a qualidade do aprendizado do aluno do nono ano da escola já mencionada com a formação docente. Para tanto, foi feito um breve histórico da formação docente no Brasil, embasado nas ideias de Oliveira, 2009; Decreto Lei nº 8.530 de 1946 e outros regulamentos correlatos; Gatti, 2010; Lugli, 2018; Silva, 2008; Almeida e Pereira, 2016; Saviani, 2000; Cruz & Rosa, 2014; Plano Municipal de Educação, 2015 e a BNCC, 2017. Da mesma forma, foram tipificadas as principais Políticas Públicas sob os conceitos defendidos por Sechi, 2012. Essa investigação pautou-se nos métodos científicos que apontam a utilização de variadas formas de coleta de dados. Dentre elas estão a pesquisa bibliográfica, aplicação de questionários, a pesquisa na rede mundial de computadores, assim como nos órgãos públicos locais. Pode-se caracterizar esse tipo de pesquisa como quantiqualitativa já que transforma em números as opiniões e informações coletadas para posterior classificação e análises. Concluiu-se que a qualificação profissional do professor da escola estudada não demonstrou resultados positivo para a melhoria da aprendizagem discente." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID16865_TB9476_28102025013305.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "VIVALDO LUIS DE FRANÇA" "autor_nome_curto" => "VIVALDO" "autor_email" => "vivaldoctg@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE (UFCG)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }