Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

QUALIFICAÇÃO PROFISSIONAL DOCENTE DO ENSINO FUNDAMENTAL DE CUITEGI-PB NUMA PERSPECTIVA DAS POLÍTICAS PÚBLICAS PARA A FORMAÇÃO DE PROFESSORES DO ENSINO FUNDAMENTAL

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 01 - Formação de Professores
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 128879
    "edicao_id" => 438
    "trabalho_id" => 9476
    "inscrito_id" => 16865
    "titulo" => "QUALIFICAÇÃO PROFISSIONAL DOCENTE DO ENSINO FUNDAMENTAL DE CUITEGI-PB NUMA PERSPECTIVA DAS POLÍTICAS PÚBLICAS PARA A FORMAÇÃO DE PROFESSORES DO ENSINO FUNDAMENTAL"
    "resumo" => "Este trabalho analisou como as Políticas Públicas de qualificação profissional docente impactam na formação dos professores da Escola Municipal José Tomaz de Aquino, no município de Cuitegi-PB, relacionando a qualidade do aprendizado do aluno do nono ano da escola já mencionada com a formação docente. Para tanto, foi feito um breve histórico da formação docente no Brasil, embasado nas ideias de Oliveira, 2009; Decreto Lei nº 8.530 de 1946 e outros regulamentos correlatos; Gatti, 2010; Lugli, 2018; Silva, 2008; Almeida e Pereira, 2016; Saviani, 2000; Cruz & Rosa, 2014; Plano Municipal de Educação, 2015 e a BNCC, 2017. Da mesma forma, foram tipificadas as principais Políticas Públicas sob os conceitos defendidos por Sechi, 2012. Essa investigação pautou-se nos métodos científicos que apontam a utilização de variadas formas de coleta de dados. Dentre elas estão a pesquisa bibliográfica, aplicação de questionários, a pesquisa na rede mundial de computadores, assim como nos órgãos públicos locais. Pode-se caracterizar esse tipo de pesquisa como quantiqualitativa já que transforma em números as opiniões e informações coletadas para posterior classificação e análises. Concluiu-se que a qualificação profissional do professor da escola estudada não demonstrou resultados positivo para a melhoria da aprendizagem discente."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID16865_TB9476_28102025013305.pdf"
    "created_at" => "2025-12-02 14:51:23"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "VIVALDO LUIS DE FRANÇA"
    "autor_nome_curto" => "VIVALDO"
    "autor_email" => "vivaldoctg@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE (UFCG)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png"
    "data_publicacao" => "2025-12-02"
    "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 128879
    "edicao_id" => 438
    "trabalho_id" => 9476
    "inscrito_id" => 16865
    "titulo" => "QUALIFICAÇÃO PROFISSIONAL DOCENTE DO ENSINO FUNDAMENTAL DE CUITEGI-PB NUMA PERSPECTIVA DAS POLÍTICAS PÚBLICAS PARA A FORMAÇÃO DE PROFESSORES DO ENSINO FUNDAMENTAL"
    "resumo" => "Este trabalho analisou como as Políticas Públicas de qualificação profissional docente impactam na formação dos professores da Escola Municipal José Tomaz de Aquino, no município de Cuitegi-PB, relacionando a qualidade do aprendizado do aluno do nono ano da escola já mencionada com a formação docente. Para tanto, foi feito um breve histórico da formação docente no Brasil, embasado nas ideias de Oliveira, 2009; Decreto Lei nº 8.530 de 1946 e outros regulamentos correlatos; Gatti, 2010; Lugli, 2018; Silva, 2008; Almeida e Pereira, 2016; Saviani, 2000; Cruz & Rosa, 2014; Plano Municipal de Educação, 2015 e a BNCC, 2017. Da mesma forma, foram tipificadas as principais Políticas Públicas sob os conceitos defendidos por Sechi, 2012. Essa investigação pautou-se nos métodos científicos que apontam a utilização de variadas formas de coleta de dados. Dentre elas estão a pesquisa bibliográfica, aplicação de questionários, a pesquisa na rede mundial de computadores, assim como nos órgãos públicos locais. Pode-se caracterizar esse tipo de pesquisa como quantiqualitativa já que transforma em números as opiniões e informações coletadas para posterior classificação e análises. Concluiu-se que a qualificação profissional do professor da escola estudada não demonstrou resultados positivo para a melhoria da aprendizagem discente."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID16865_TB9476_28102025013305.pdf"
    "created_at" => "2025-12-02 14:51:23"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "VIVALDO LUIS DE FRANÇA"
    "autor_nome_curto" => "VIVALDO"
    "autor_email" => "vivaldoctg@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE (UFCG)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png"
    "data_publicacao" => "2025-12-02"
    "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

Este trabalho analisou como as Políticas Públicas de qualificação profissional docente impactam na formação dos professores da Escola Municipal José Tomaz de Aquino, no município de Cuitegi-PB, relacionando a qualidade do aprendizado do aluno do nono ano da escola já mencionada com a formação docente. Para tanto, foi feito um breve histórico da formação docente no Brasil, embasado nas ideias de Oliveira, 2009; Decreto Lei nº 8.530 de 1946 e outros regulamentos correlatos; Gatti, 2010; Lugli, 2018; Silva, 2008; Almeida e Pereira, 2016; Saviani, 2000; Cruz & Rosa, 2014; Plano Municipal de Educação, 2015 e a BNCC, 2017. Da mesma forma, foram tipificadas as principais Políticas Públicas sob os conceitos defendidos por Sechi, 2012. Essa investigação pautou-se nos métodos científicos que apontam a utilização de variadas formas de coleta de dados. Dentre elas estão a pesquisa bibliográfica, aplicação de questionários, a pesquisa na rede mundial de computadores, assim como nos órgãos públicos locais. Pode-se caracterizar esse tipo de pesquisa como quantiqualitativa já que transforma em números as opiniões e informações coletadas para posterior classificação e análises. Concluiu-se que a qualificação profissional do professor da escola estudada não demonstrou resultados positivo para a melhoria da aprendizagem discente.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.