PRÁTICAS FORMATIVAS NA REDE MUNICIPAL DE MANAUS: POR UMA EDUCAÇÃO AMBIENTAL ESTÉTICA DA NATUREZA NO ENSINO DE CIÊNCIAS
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A justificativa da pesquisa surge diante da desconexão entre o Ensino de Ciências e o território amazônico, floresta, rios, chuvas e secas extremas, tendo como objetivo compreender como a Educação Ambiental (EA) tem sido abordada nas formações docentes da SEMED – MANAUS. O estudo propõe repensar o ensino convencional de Ciências, abrindo espaço para saberes indígenas, ribeirinhos, quilombolas, e experiências sensoriais com a natureza. Como procedimentos metodológicos utilizou-se a observação participante em quatro módulos de formações de professores do ensino de ciências no ano de 2025. Os resultados indicam que, embora a EA esteja presente nos documentos oficiais e discursos formativos - pedagógicos, especialmente nos últimos anos, em resposta à urgência climática que o planeta enfrenta, sua efetivação nas escolas é atravessada por limitações estruturais, por uma lógica avaliativa e pela ausência de espaços formais de contato com a natureza. A relevância desta pesquisa reside na urgência de ressignificar práticas pedagógicas ainda centradas na oralidade expositiva, no uso de livros genéricos e em avaliações padronizadas, que frequentemente resultam em desmotivação e em uma aprendizagem superficial. Em contrapartida, propõe-se, um ensino de ciências que desperte encantamento, sensorialidade e compromisso com a vida, com a Amazônia." 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