ENSINO DE MATEMÁTICA MEDIADO POR MATERIAIS MANIPULÁVEIS: RELATO DE EXPERIÊNCIA
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 128890 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 9507 "inscrito_id" => 20408 "titulo" => "ENSINO DE MATEMÁTICA MEDIADO POR MATERIAIS MANIPULÁVEIS: RELATO DE EXPERIÊNCIA" "resumo" => "A maneira como a ciência, em especial a ciência matemática, vem sendo ensinada na educação básica, com métodos meramente dedutivos, não corresponde de forma satisfatória às demandas atuais. Práticas embasadas somente nos livros didáticos ou listas de exercícios acaba por dispersar os estudantes, tais ações por vezes são justificadas por formação inicial inadequada ou nas péssimas condições de trabalho. Assim, na busca por alternativas para potencializar o engajamento nas aulas e consequentemente no desenvolvimento de habilidades matemáticas, educadores encontram em materiais manipuláveis uma nova forma de se pensar na construção desse conhecimento matemático fundamentado pela mediação. Nesse sentido, Lorenzato (2006) enfatiza o papel do laboratório de ensino de Matemática, bem como o uso de materiais manipuláveis, como ferramenta para tornar a aprendizagem mais significativa. Segundo Munari (2010) ao proporcionar a manipulação de materiais no ensino de Matemática, o estudante deixa de ser passivo no processo para se tornar ativo, experimentando a (re) construção daquilo que tem que aprender. No que diz respeito a proposta metodológica utilizada para o desenvolvimento desta pesquisa, foi a fundamentada em uma pesquisa qualitativa, de cunho descritivo, visando um estudo reflexivo das experiências vivenciadas como professora de Matemática durantes cinco anos em turmas de 7º ano do Ensino Fundamental. Os resultados apontam que a utilização de materiais manipuláveis no ensino de Matemática proporciona aos alunos uma aula motivadora e atrativa e torna a aprendizagem com sentido. Portanto, destacamos a importância de melhor conhecer as possibilidades de materiais manipuláveis para o 7º ano, de modo a auxiliar os educadores no fazer docente, tornando o processo de ensino e aprendizagem mais significativo." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 13 - Educação Matemática" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID20408_TB9507_30102025193205.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "HELINALDA ALVES DE SOUSA" "autor_nome_curto" => "HELINALDA" "autor_email" => "prof.helinalda.educacao@gmail.com" "autor_ies" => "OUTRA / MINHA INSTITUIÇÃO NÃO ESTÁ NA LISTA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 128890 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 9507 "inscrito_id" => 20408 "titulo" => "ENSINO DE MATEMÁTICA MEDIADO POR MATERIAIS MANIPULÁVEIS: RELATO DE EXPERIÊNCIA" "resumo" => "A maneira como a ciência, em especial a ciência matemática, vem sendo ensinada na educação básica, com métodos meramente dedutivos, não corresponde de forma satisfatória às demandas atuais. Práticas embasadas somente nos livros didáticos ou listas de exercícios acaba por dispersar os estudantes, tais ações por vezes são justificadas por formação inicial inadequada ou nas péssimas condições de trabalho. Assim, na busca por alternativas para potencializar o engajamento nas aulas e consequentemente no desenvolvimento de habilidades matemáticas, educadores encontram em materiais manipuláveis uma nova forma de se pensar na construção desse conhecimento matemático fundamentado pela mediação. Nesse sentido, Lorenzato (2006) enfatiza o papel do laboratório de ensino de Matemática, bem como o uso de materiais manipuláveis, como ferramenta para tornar a aprendizagem mais significativa. Segundo Munari (2010) ao proporcionar a manipulação de materiais no ensino de Matemática, o estudante deixa de ser passivo no processo para se tornar ativo, experimentando a (re) construção daquilo que tem que aprender. No que diz respeito a proposta metodológica utilizada para o desenvolvimento desta pesquisa, foi a fundamentada em uma pesquisa qualitativa, de cunho descritivo, visando um estudo reflexivo das experiências vivenciadas como professora de Matemática durantes cinco anos em turmas de 7º ano do Ensino Fundamental. Os resultados apontam que a utilização de materiais manipuláveis no ensino de Matemática proporciona aos alunos uma aula motivadora e atrativa e torna a aprendizagem com sentido. Portanto, destacamos a importância de melhor conhecer as possibilidades de materiais manipuláveis para o 7º ano, de modo a auxiliar os educadores no fazer docente, tornando o processo de ensino e aprendizagem mais significativo." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 13 - Educação Matemática" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID20408_TB9507_30102025193205.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "HELINALDA ALVES DE SOUSA" "autor_nome_curto" => "HELINALDA" "autor_email" => "prof.helinalda.educacao@gmail.com" "autor_ies" => "OUTRA / MINHA INSTITUIÇÃO NÃO ESTÁ NA LISTA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }