EDUCAÇÃO INCLUSIVA: PRÁTICA PEDAGÓGICA PARA TODOS EM UMA VISÃO DA APAE EM CARNAUBEIRA DA PENHA – PE
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 128893 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 9513 "inscrito_id" => 20745 "titulo" => "EDUCAÇÃO INCLUSIVA: PRÁTICA PEDAGÓGICA PARA TODOS EM UMA VISÃO DA APAE EM CARNAUBEIRA DA PENHA – PE" "resumo" => "A educação inclusiva é um direito fundamental garantido por leis como a CF-88, a Lei de Diretrizes e Bases (1996) e o Estatuto da Criança e do Adolescente (1990), assegurando o acesso e a participação de todos os estudantes, independentemente de suas necessidades ou habilidades, em um ambiente educacional acolhedor e harmonioso. Nesse contexto, a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) desempenha papel essencial ao oferecer serviços e apoio a pessoas com deficiência intelectual e múltipla, promovendo sua inclusão social e educacional. Surge, assim, a questão norteadora: de que maneira a pedagogia pode contribuir para práticas inclusivas eficazes, capazes de promover a aprendizagem e o desenvolvimento de todos os alunos em contextos escolares diversos? Tem-se como objetivo geral analisar as práticas inclusivas da APAE e seu impacto na educação de pessoas com deficiência intelectual e múltipla, a partir de visita à instituição em 17/06/2025, seguida da apresentação de um portfólio da vivência. A pesquisa, de abordagem qualitativa, exploratória e de campo, utilizou a observação direta e análise reflexiva e auores como Carvalho (2017), Mantoan (2015) e Oliveira (2020). Conclui-se que um cronograma formativo voltado a práticas inclusivas fortalece o compromisso da APAE, promovendo metodologias individualizadas, recursos tecnológicos e o desenvolvimento acadêmico, autonomia e inclusão social dos educandos." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 11 - Inclusão, Direitos Humanos e Interculturalidade" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID20745_TB9513_30102025164222.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "UILDIANE LAÍSE LOPES E SILVA" "autor_nome_curto" => "UILDIANE LAÍSE" "autor_email" => "carnaubeira123@hotmail.com" "autor_ies" => "OUTRA / MINHA INSTITUIÇÃO NÃO ESTÁ NA LISTA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 128893 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 9513 "inscrito_id" => 20745 "titulo" => "EDUCAÇÃO INCLUSIVA: PRÁTICA PEDAGÓGICA PARA TODOS EM UMA VISÃO DA APAE EM CARNAUBEIRA DA PENHA – PE" "resumo" => "A educação inclusiva é um direito fundamental garantido por leis como a CF-88, a Lei de Diretrizes e Bases (1996) e o Estatuto da Criança e do Adolescente (1990), assegurando o acesso e a participação de todos os estudantes, independentemente de suas necessidades ou habilidades, em um ambiente educacional acolhedor e harmonioso. Nesse contexto, a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) desempenha papel essencial ao oferecer serviços e apoio a pessoas com deficiência intelectual e múltipla, promovendo sua inclusão social e educacional. Surge, assim, a questão norteadora: de que maneira a pedagogia pode contribuir para práticas inclusivas eficazes, capazes de promover a aprendizagem e o desenvolvimento de todos os alunos em contextos escolares diversos? Tem-se como objetivo geral analisar as práticas inclusivas da APAE e seu impacto na educação de pessoas com deficiência intelectual e múltipla, a partir de visita à instituição em 17/06/2025, seguida da apresentação de um portfólio da vivência. A pesquisa, de abordagem qualitativa, exploratória e de campo, utilizou a observação direta e análise reflexiva e auores como Carvalho (2017), Mantoan (2015) e Oliveira (2020). Conclui-se que um cronograma formativo voltado a práticas inclusivas fortalece o compromisso da APAE, promovendo metodologias individualizadas, recursos tecnológicos e o desenvolvimento acadêmico, autonomia e inclusão social dos educandos." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 11 - Inclusão, Direitos Humanos e Interculturalidade" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID20745_TB9513_30102025164222.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "UILDIANE LAÍSE LOPES E SILVA" "autor_nome_curto" => "UILDIANE LAÍSE" "autor_email" => "carnaubeira123@hotmail.com" "autor_ies" => "OUTRA / MINHA INSTITUIÇÃO NÃO ESTÁ NA LISTA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }