EDUCAÇÃO AMBIENTAL E BIOMAS BRASILEIROS: UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA INTERATIVA PARA O ENSINO FUNDAMENTAL
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 128899 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 9524 "inscrito_id" => 20618 "titulo" => "EDUCAÇÃO AMBIENTAL E BIOMAS BRASILEIROS: UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA INTERATIVA PARA O ENSINO FUNDAMENTAL" "resumo" => "Os biomas brasileiros abrigam uma rica biodiversidade de fauna e flora, que contribui de maneira significativa para o equilíbrio ambiental do planeta por meio de serviços ecossistêmicos essenciais para à manutenção da vida. No entanto, esses ambientes enfrentam ameaças cada vez mais intensas, como o desmatamento, as queimadas, expansão agrícola desordenada e as mudanças climáticas. Diante desse cenário, a educação ambiental torna-se uma ferramenta fundamental para promover a conscientização sobre a importância da conservação desses ambientes e estimular atitudes responsáveis entre os estudantes. Este trabalho apresenta uma sequência didática voltada ao estudo dos biomas brasileiros, destinada para alunos do 7º ano do ensino fundamental II do Colégio Militar Tiradentes IV (CMT-IV), localizado na cidade de Caxias, estado do Maranhão. As atividades foram realizadas no âmbito do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), da Universidade Estadual do Maranhão (UEMA), do curso de Ciências Naturais Licenciatura. A proposta inclui aplicação de jogos educativos para introdução de conceitos, o uso de mapas conceituais para estruturar o conhecimento de forma colaborativa, a realização de grupos de discussão para estimular o pensamento crítico e a produção textual como forma de síntese e expressão do aprendizado. A abordagem busca fomentar a conscientização sobre a importância da conservação ambiental, aliando ludicidade, reflexão e construção ativa do saber, afim que os discentes desenvolvam uma visão mais ampla e sensível sobre os biomas brasileiros e se tornem agentes transformadores em suas comunidades." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 14 - Educação Ambiental" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID20618_TB9524_30102025212139.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "JOSUE JESUS SOUSA" "autor_nome_curto" => "JOSUE" "autor_email" => "profjosuejsousa@gmail.com" "autor_ies" => "OUTRA / MINHA INSTITUIÇÃO NÃO ESTÁ NA LISTA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 128899 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 9524 "inscrito_id" => 20618 "titulo" => "EDUCAÇÃO AMBIENTAL E BIOMAS BRASILEIROS: UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA INTERATIVA PARA O ENSINO FUNDAMENTAL" "resumo" => "Os biomas brasileiros abrigam uma rica biodiversidade de fauna e flora, que contribui de maneira significativa para o equilíbrio ambiental do planeta por meio de serviços ecossistêmicos essenciais para à manutenção da vida. No entanto, esses ambientes enfrentam ameaças cada vez mais intensas, como o desmatamento, as queimadas, expansão agrícola desordenada e as mudanças climáticas. Diante desse cenário, a educação ambiental torna-se uma ferramenta fundamental para promover a conscientização sobre a importância da conservação desses ambientes e estimular atitudes responsáveis entre os estudantes. Este trabalho apresenta uma sequência didática voltada ao estudo dos biomas brasileiros, destinada para alunos do 7º ano do ensino fundamental II do Colégio Militar Tiradentes IV (CMT-IV), localizado na cidade de Caxias, estado do Maranhão. As atividades foram realizadas no âmbito do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), da Universidade Estadual do Maranhão (UEMA), do curso de Ciências Naturais Licenciatura. A proposta inclui aplicação de jogos educativos para introdução de conceitos, o uso de mapas conceituais para estruturar o conhecimento de forma colaborativa, a realização de grupos de discussão para estimular o pensamento crítico e a produção textual como forma de síntese e expressão do aprendizado. A abordagem busca fomentar a conscientização sobre a importância da conservação ambiental, aliando ludicidade, reflexão e construção ativa do saber, afim que os discentes desenvolvam uma visão mais ampla e sensível sobre os biomas brasileiros e se tornem agentes transformadores em suas comunidades." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 14 - Educação Ambiental" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID20618_TB9524_30102025212139.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "JOSUE JESUS SOUSA" "autor_nome_curto" => "JOSUE" "autor_email" => "profjosuejsousa@gmail.com" "autor_ies" => "OUTRA / MINHA INSTITUIÇÃO NÃO ESTÁ NA LISTA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }