Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

MULHERES NA MATEMÁTICA: DESCONSTRUINDO ESTEREÓTIPOS NA FORMAÇÃO DOCENTE

Palavra-chaves: , , , , Pôster (PO) GT 13 - Educação Matemática
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 128902
    "edicao_id" => 438
    "trabalho_id" => 9528
    "inscrito_id" => 20679
    "titulo" => "MULHERES NA MATEMÁTICA: DESCONSTRUINDO ESTEREÓTIPOS NA FORMAÇÃO DOCENTE"
    "resumo" => "Os resultados apresentados são frutos do trabalho conjunto realizado por professores de duas Instituições de Ensino Superior, a saber, a Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) e a Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB). Trata-se de um trabalho de pesquisa e extensão que visa identificar mulheres que contribuíram para o desenvolvimento da Matemática ao longo da sua história e divulgar os resultados junto à comunidade, especialmente alunos e professores da Educação Básica. O desenvolvimento da pesquisa é baseado em um estudo de cunho bibliográfico para a identificação dessas mulheres, adotando uma abordagem qualitativa, com base na escuta, análise e reflexão sobre as atividades desenvolvidas. Os resultados alcançados até o momento foram sistematizados, permitindo: (i) Estabelecer uma linha do tempo das biografias estudadas; (ii) Analisar o contexto de mulheres matemáticas destacadas no Brasil; (iii) Analisar o contexto de mulheres matemáticas destacadas na América Latina; (iv) Abordar o contexto de premiações nacionais e internacionais de mulheres matemáticas. A sistematização dos resultados permitiu a elaboração de material para realização de palestras e a montagem de exposições em diversos ambientes vinculados a diversas instituições de ensino, como a UFMS, a UESB e Escolas Públicas de Vitória da Conquista no Estado da Bahia, atendendo assim a proposta de divulgação do projeto. A abordagem conjunta de pesquisa e extensão tem se mostrado adequada para desenvolvimento no ambiente de um curso de Licenciatura em Matemática, contribuindo com o processo de formação inicial de futuros professores e professoras de Matemática, cientes da responsabilidade de desconstruir estereótipos, bem como gerar um ambiente receptivo em sala de aula que incentive o estudo da disciplina e apresente para as alunas as carreiras de Matemática e Ciências Exatas em geral como possibilidades concretas."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 13 - Educação Matemática"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID20679_TB9528_30102025223045.pdf"
    "created_at" => "2025-12-02 14:51:23"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "EUGENIA BRUNILDA OPAZO URIBE"
    "autor_nome_curto" => "EUGENIA"
    "autor_email" => "eugenia.uribe@ufms.br"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO DO SUL (UFMS)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png"
    "data_publicacao" => "2025-12-02"
    "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 128902
    "edicao_id" => 438
    "trabalho_id" => 9528
    "inscrito_id" => 20679
    "titulo" => "MULHERES NA MATEMÁTICA: DESCONSTRUINDO ESTEREÓTIPOS NA FORMAÇÃO DOCENTE"
    "resumo" => "Os resultados apresentados são frutos do trabalho conjunto realizado por professores de duas Instituições de Ensino Superior, a saber, a Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) e a Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB). Trata-se de um trabalho de pesquisa e extensão que visa identificar mulheres que contribuíram para o desenvolvimento da Matemática ao longo da sua história e divulgar os resultados junto à comunidade, especialmente alunos e professores da Educação Básica. O desenvolvimento da pesquisa é baseado em um estudo de cunho bibliográfico para a identificação dessas mulheres, adotando uma abordagem qualitativa, com base na escuta, análise e reflexão sobre as atividades desenvolvidas. Os resultados alcançados até o momento foram sistematizados, permitindo: (i) Estabelecer uma linha do tempo das biografias estudadas; (ii) Analisar o contexto de mulheres matemáticas destacadas no Brasil; (iii) Analisar o contexto de mulheres matemáticas destacadas na América Latina; (iv) Abordar o contexto de premiações nacionais e internacionais de mulheres matemáticas. A sistematização dos resultados permitiu a elaboração de material para realização de palestras e a montagem de exposições em diversos ambientes vinculados a diversas instituições de ensino, como a UFMS, a UESB e Escolas Públicas de Vitória da Conquista no Estado da Bahia, atendendo assim a proposta de divulgação do projeto. A abordagem conjunta de pesquisa e extensão tem se mostrado adequada para desenvolvimento no ambiente de um curso de Licenciatura em Matemática, contribuindo com o processo de formação inicial de futuros professores e professoras de Matemática, cientes da responsabilidade de desconstruir estereótipos, bem como gerar um ambiente receptivo em sala de aula que incentive o estudo da disciplina e apresente para as alunas as carreiras de Matemática e Ciências Exatas em geral como possibilidades concretas."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 13 - Educação Matemática"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID20679_TB9528_30102025223045.pdf"
    "created_at" => "2025-12-02 14:51:23"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "EUGENIA BRUNILDA OPAZO URIBE"
    "autor_nome_curto" => "EUGENIA"
    "autor_email" => "eugenia.uribe@ufms.br"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO DO SUL (UFMS)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png"
    "data_publicacao" => "2025-12-02"
    "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

Os resultados apresentados são frutos do trabalho conjunto realizado por professores de duas Instituições de Ensino Superior, a saber, a Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) e a Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB). Trata-se de um trabalho de pesquisa e extensão que visa identificar mulheres que contribuíram para o desenvolvimento da Matemática ao longo da sua história e divulgar os resultados junto à comunidade, especialmente alunos e professores da Educação Básica. O desenvolvimento da pesquisa é baseado em um estudo de cunho bibliográfico para a identificação dessas mulheres, adotando uma abordagem qualitativa, com base na escuta, análise e reflexão sobre as atividades desenvolvidas. Os resultados alcançados até o momento foram sistematizados, permitindo: (i) Estabelecer uma linha do tempo das biografias estudadas; (ii) Analisar o contexto de mulheres matemáticas destacadas no Brasil; (iii) Analisar o contexto de mulheres matemáticas destacadas na América Latina; (iv) Abordar o contexto de premiações nacionais e internacionais de mulheres matemáticas. A sistematização dos resultados permitiu a elaboração de material para realização de palestras e a montagem de exposições em diversos ambientes vinculados a diversas instituições de ensino, como a UFMS, a UESB e Escolas Públicas de Vitória da Conquista no Estado da Bahia, atendendo assim a proposta de divulgação do projeto. A abordagem conjunta de pesquisa e extensão tem se mostrado adequada para desenvolvimento no ambiente de um curso de Licenciatura em Matemática, contribuindo com o processo de formação inicial de futuros professores e professoras de Matemática, cientes da responsabilidade de desconstruir estereótipos, bem como gerar um ambiente receptivo em sala de aula que incentive o estudo da disciplina e apresente para as alunas as carreiras de Matemática e Ciências Exatas em geral como possibilidades concretas.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.