ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO NA IDADE CERTA: CONSOLIDAÇÃO DE COMPETÊNCIAS FUNDAMENTAIS AO DESENVOLVIMENTO INTEGRAL DOS ESTUDANTES
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Alfabetizar e letrar na idade adequada constitui um direito básico e essencial, por isso programas e políticas públicas implementadas em escolas municipais, como o Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC) e a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), reforçam o compromisso de promover a alfabetização dos estudantes até, no máximo, o final do 3º ano do Ensino Fundamental, o que justificou a adoção de uma metodologia teórica, fundamentada em abordagens pedagógicas já desenvolvidas. Destacam-se, nesse contexto, autores como Morais (1997), Soares (2003) e Cagliari (2009), que defendem a integração entre aspectos técnicos e socioculturais, assegurando que o ensino da leitura e da escrita seja significativo. A análise evidenciou que o desenvolvimento da consciência fonológica, aliado a práticas sistemáticas de leitura e escrita em contextos reais, é um fator decisivo para garantir que as crianças estejam alfabetizadas no tempo certo. O trabalho docente exige planejamento intencional e diversificado, considerando que os alunos aprendem em ritmos distintos e que o processo deve respeitar essa diversidade. O professor, como mediador, deve criar situações que despertem o interesse e favoreçam a participação ativa, consolidando habilidades essenciais. Em síntese, promover a alfabetização no momento adequado significa investir na equidade educacional, ampliar as oportunidades de sucesso escolar e assegurar que cada estudante tenha acesso ao conhecimento e ao exercício pleno da cidadania, garantindo o domínio do código escrito e também a capacidade de interpretar, produzir e interagir criticamente por meio da linguagem." 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