Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

PARA UMA EDUCAÇÃO INCLUSIVA EM MOÇAMBIQUE: MÉTODOS ALTERNATIVOS DE ENSINO PARA ALUNOS COM NECESIDADES EDUCATIVAS ESPECIFICAS E DESAFIOS NACIONAIS

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Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

RESUMO: Este artigo insere-se no debate sobre a educação inclusiva com o objetivo de analisar os métodos de ensino apropriados para alunos com Necessidades Educativas Específicas delineando alguns desafios a serem enfrentados no Sistema Nacional de Educação em Moçambique. O objetivo central deste artigo é analisar os métodos alternativos de ensino para alunos com NEE e os desafios enfrentados em Moçambique para a efetiva implementação desses métodos. Para tanto, realizou-se uma abordagem qualitativa e pesquisa bibliográfica complementada pelo levantamento documental privilegiando assim publicações em torno dessa temática em termos de resultados de outros estudos e legislação que suporta o compromisso assumido por instituições internacionais e moçambicanas com um ensino virado para alunos com necessidades especiais. Os resultados mostram que as necessidades específicas são diversas podendo ser de nascença ou adquiridas resultando em dificuldades de aprendizagem. Embora alguns métodos possam ser usados para alunos com diferentes necessidades específicas, é importante que os métodos de ensino sejam aplicados de forma combinada de acordo com as particularidades de cada caso exigindo do professor competência para proceder nesse sentido. A situação da educação em Moçambique não facilita ainda a introdução de métodos alternativos de ensino para alunos com Necessidades Educativas Específicas minando todo o projeto de educação inclusiva no país. Conclui-se que o Sistema Nacional de Educação precisa superar os desafios orçamentais, de infraestruturas, de preparação pedagógica, de falta de recursos, para fazer frente ao grande desafio que é transitar do discurso teórico e legislativo da educação inclusiva para ações concretas que possibilitarão falar futuramente de uma educação inclusiva efetiva.

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