Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

ISMÁLIA, DO POEMA À CANÇÃO: UMA PROPOSTA DE LETRAMENTOS E RESSIGNIFICAÇÃO PARA UMA EDUCAÇÃO ANTIRRACISTA

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Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

Este trabalho tem como objetivo tratar sobre as possibilidades da educação antirracista nas aulas de literatura voltadas à Educação Básica, na perspectiva de letramentos, tendo como objetos os textos Ismália, poema de Alphonsus de Guimarães, e a canção de mesmo nome do rapper brasileiro Emicida. A articulação entre literatura e cultura popular é uma forma de valorizar essas formas de arte na sala de aula como instrumentos de ampliação do letramento literário, por estabelecerem relações intertextuais que abrem possibilidades diversas para experiências leitoras críticas a partir da ressignificação do cânone, junto ao letramento racial, por contemplar a educação antirracista nas discussões e reflexões sobre identidade, afirmação, representatividade e desconstrução de estereótipos, corroborando na formação de sujeitos-leitores críticos e socialmente comprometidos. Essa proposta foi devenvolvida com alunos do 9º ano do ensino fundamental de uma escola pública estadual, localizada no município de Guarabira, Paraíba, utilizando como referencial teórico-metodológico a sequência básica de Cosson (2016), por ser uma estratégia pedagógica eficaz para o desenvolvimento de atividades diversas que contemplem o texto literário e suas relações intertextuais, focando no letramento com vistas na educação antirracista. Orienta-se na Lei Federal n. 10.639/2003, na BNCC e fundamenta-se, também, em Cosson (2020), Rojo (2009) e estudos teóricos na área das relações étnico-raciais como Schwarcz (2012), Almeida (2019), entre outros.

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