Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

POLÍTICA PÚBLICA PARA A EDUCAÇÃO BÁSICA NO PIAUÍ: FORMAÇÃO CONTINUADA DE GESTORES PARA A EDUCAÇÃO ESPECIAL E INCLUSIVA

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 21 - Políticas Públicas de Educação
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 128914
    "edicao_id" => 438
    "trabalho_id" => 9565
    "inscrito_id" => 20772
    "titulo" => "POLÍTICA PÚBLICA PARA A EDUCAÇÃO BÁSICA NO PIAUÍ: FORMAÇÃO CONTINUADA DE GESTORES PARA A EDUCAÇÃO ESPECIAL E INCLUSIVA"
    "resumo" => "A Universidade Federal do Piauí submeteu uma proposta de curso de aperfeiçoamento de 180 horas, aprovada em dezembro de 2024 para 650 profissionais da rede pública do Estado do Piauí, em resposta a Carta Convite da Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização de Jovens e Adultos, Diversidade e Inclusão (SECADI) do Ministério da Educação, para participar da oferta de cursos de formação para gestores escolares públicos, no âmbito da Rede Nacional de Formação Continuada de Profissionais do Magistério da Educação Básica (RENAFOR). O presente estudo tem como objetivo geral descrever as atividades desenvolvidas no âmbito do curso de aperfeiçoamento intitulado: “Formação de gestoras/es escolares da educação básica: legislação e práticas para uma Educação Especial Inclusiva”. Para fins de traçar um caminho metodológico fundamentamo-nos em Marconi e Lakatos (2017). A atividade está em andamento entre julho e dezembro de 2025, organizamos os conteúdos em 6 disciplinas: Gestão Escolar Democrática e acessibilidades; Marcos legais da Educação Especial na perspectiva da Educação Inclusiva; Diversidade e Direitos humanos; Atendimento Educacional Especializado: construção coletiva e participativa; Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE), Sala de Recurso Multifuncionais (SRM) -Financiamento, Adesão e gestão de Recursos; e Projeto Político Pedagógico, participação e aprendizagem. A discussão deste trabalho e das disciplinas é feita a luz do referencial teórico especializado, o qual destacamos, quanto a educação especial: Almeida (2008) e, Camargo e Paes de Carvalho (2019); bem como Libâneo (2008) e Hora (1994). Destaca-se, ainda, a legislação vigente que estrutura a Política Nacional de Educação Especial na Perspectivas da Educação Inclusiva (PNEEPEI/2008) As atividades do curso estão sendo desenvolvidas de maneira mista – online e presencial, em 10 polos, monitorados por 26 tutores."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 21 - Políticas Públicas de Educação"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID20772_TB9565_15102025120029.pdf"
    "created_at" => "2025-12-02 14:51:23"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ANDRÉIA MARTINS"
    "autor_nome_curto" => "ANDRÉIA"
    "autor_email" => "andreiamartins.ufpi@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ (UFPI)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png"
    "data_publicacao" => "2025-12-02"
    "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 128914
    "edicao_id" => 438
    "trabalho_id" => 9565
    "inscrito_id" => 20772
    "titulo" => "POLÍTICA PÚBLICA PARA A EDUCAÇÃO BÁSICA NO PIAUÍ: FORMAÇÃO CONTINUADA DE GESTORES PARA A EDUCAÇÃO ESPECIAL E INCLUSIVA"
    "resumo" => "A Universidade Federal do Piauí submeteu uma proposta de curso de aperfeiçoamento de 180 horas, aprovada em dezembro de 2024 para 650 profissionais da rede pública do Estado do Piauí, em resposta a Carta Convite da Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização de Jovens e Adultos, Diversidade e Inclusão (SECADI) do Ministério da Educação, para participar da oferta de cursos de formação para gestores escolares públicos, no âmbito da Rede Nacional de Formação Continuada de Profissionais do Magistério da Educação Básica (RENAFOR). O presente estudo tem como objetivo geral descrever as atividades desenvolvidas no âmbito do curso de aperfeiçoamento intitulado: “Formação de gestoras/es escolares da educação básica: legislação e práticas para uma Educação Especial Inclusiva”. Para fins de traçar um caminho metodológico fundamentamo-nos em Marconi e Lakatos (2017). A atividade está em andamento entre julho e dezembro de 2025, organizamos os conteúdos em 6 disciplinas: Gestão Escolar Democrática e acessibilidades; Marcos legais da Educação Especial na perspectiva da Educação Inclusiva; Diversidade e Direitos humanos; Atendimento Educacional Especializado: construção coletiva e participativa; Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE), Sala de Recurso Multifuncionais (SRM) -Financiamento, Adesão e gestão de Recursos; e Projeto Político Pedagógico, participação e aprendizagem. A discussão deste trabalho e das disciplinas é feita a luz do referencial teórico especializado, o qual destacamos, quanto a educação especial: Almeida (2008) e, Camargo e Paes de Carvalho (2019); bem como Libâneo (2008) e Hora (1994). Destaca-se, ainda, a legislação vigente que estrutura a Política Nacional de Educação Especial na Perspectivas da Educação Inclusiva (PNEEPEI/2008) As atividades do curso estão sendo desenvolvidas de maneira mista – online e presencial, em 10 polos, monitorados por 26 tutores."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 21 - Políticas Públicas de Educação"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID20772_TB9565_15102025120029.pdf"
    "created_at" => "2025-12-02 14:51:23"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ANDRÉIA MARTINS"
    "autor_nome_curto" => "ANDRÉIA"
    "autor_email" => "andreiamartins.ufpi@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ (UFPI)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png"
    "data_publicacao" => "2025-12-02"
    "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

A Universidade Federal do Piauí submeteu uma proposta de curso de aperfeiçoamento de 180 horas, aprovada em dezembro de 2024 para 650 profissionais da rede pública do Estado do Piauí, em resposta a Carta Convite da Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização de Jovens e Adultos, Diversidade e Inclusão (SECADI) do Ministério da Educação, para participar da oferta de cursos de formação para gestores escolares públicos, no âmbito da Rede Nacional de Formação Continuada de Profissionais do Magistério da Educação Básica (RENAFOR). O presente estudo tem como objetivo geral descrever as atividades desenvolvidas no âmbito do curso de aperfeiçoamento intitulado: “Formação de gestoras/es escolares da educação básica: legislação e práticas para uma Educação Especial Inclusiva”. Para fins de traçar um caminho metodológico fundamentamo-nos em Marconi e Lakatos (2017). A atividade está em andamento entre julho e dezembro de 2025, organizamos os conteúdos em 6 disciplinas: Gestão Escolar Democrática e acessibilidades; Marcos legais da Educação Especial na perspectiva da Educação Inclusiva; Diversidade e Direitos humanos; Atendimento Educacional Especializado: construção coletiva e participativa; Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE), Sala de Recurso Multifuncionais (SRM) -Financiamento, Adesão e gestão de Recursos; e Projeto Político Pedagógico, participação e aprendizagem. A discussão deste trabalho e das disciplinas é feita a luz do referencial teórico especializado, o qual destacamos, quanto a educação especial: Almeida (2008) e, Camargo e Paes de Carvalho (2019); bem como Libâneo (2008) e Hora (1994). Destaca-se, ainda, a legislação vigente que estrutura a Política Nacional de Educação Especial na Perspectivas da Educação Inclusiva (PNEEPEI/2008) As atividades do curso estão sendo desenvolvidas de maneira mista – online e presencial, em 10 polos, monitorados por 26 tutores.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.