Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

SEQUÊNCIA DIDÁTICA PARA ESTUDO DO REINO ANIMAL NO ENSINO FUNDAMENTAL ANOS FINAIS

Palavra-chaves: , , , , Pôster (PO) GT 14 - Educação Ambiental
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 128918
    "edicao_id" => 438
    "trabalho_id" => 9573
    "inscrito_id" => 20635
    "titulo" => "SEQUÊNCIA DIDÁTICA PARA ESTUDO DO REINO ANIMAL NO ENSINO FUNDAMENTAL ANOS FINAIS"
    "resumo" => "Uma sequência didática (SD), geralmente, organiza uma linha de raciocínio interdisciplinar para abordar um determinado tema, pretende envolver os alunos em atividades que relacione os conteúdos e conceitos com seu cotidiano, ajudando-o a compreender sua realidade e os problemas locais, assim como o processo de evolução da aquisição de conhecimentos científicos. Por este motivo, a SD é uma alternativa considerável para o ensino de Zoologia no Ensino Fundamental, uma vez que os animais e seu meio ambiente estão cada dia mais ameaçados. O objetivo deste estudo é estabelecer uma sequência didática para trabalhar educação ambiental durante o ensino de Zoologia no Ensino Fundamental, utilizando como instrumento principal a realidade dos alunos e seu ambiente. A SD é descrita em etapas: (1) Descrição e caracterização dos filos; (2) Contextualizando os animais com jogos e brincadeiras; (3) Diversidade de peixes, borboletas e aves do Cerrado do leste maranhense; (4) Produção de mostra de Zoologia na escola. As atividades foram realizadas no âmbito do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), da Universidade Estadual do Maranhão (UEMA), do curso de Ciências Naturais, com alunos do Ensino Fundamental anos finais, em escola da rede municipal do Município de Caxias-MA. A SD tem bom potencial de promover maior participação dos estudantes, principalmente nas etapas que inclui jogos e coleta de amostra ou observação de animais. A valorização da biodiversidade regional possibilitou a construção de vínculos afetivos e cognitivos com os conteúdos, contribuindo para o desenvolvimento de uma consciência ambiental crítica."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 14 - Educação Ambiental"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID20635_TB9573_30102025210152.pdf"
    "created_at" => "2025-12-02 14:51:23"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JOVANILDO DA CRUZ SANTANA"
    "autor_nome_curto" => "JOVANILDO"
    "autor_email" => "jovanildosantana@gmail.com"
    "autor_ies" => "OUTRA / MINHA INSTITUIÇÃO NÃO ESTÁ NA LISTA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png"
    "data_publicacao" => "2025-12-02"
    "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 128918
    "edicao_id" => 438
    "trabalho_id" => 9573
    "inscrito_id" => 20635
    "titulo" => "SEQUÊNCIA DIDÁTICA PARA ESTUDO DO REINO ANIMAL NO ENSINO FUNDAMENTAL ANOS FINAIS"
    "resumo" => "Uma sequência didática (SD), geralmente, organiza uma linha de raciocínio interdisciplinar para abordar um determinado tema, pretende envolver os alunos em atividades que relacione os conteúdos e conceitos com seu cotidiano, ajudando-o a compreender sua realidade e os problemas locais, assim como o processo de evolução da aquisição de conhecimentos científicos. Por este motivo, a SD é uma alternativa considerável para o ensino de Zoologia no Ensino Fundamental, uma vez que os animais e seu meio ambiente estão cada dia mais ameaçados. O objetivo deste estudo é estabelecer uma sequência didática para trabalhar educação ambiental durante o ensino de Zoologia no Ensino Fundamental, utilizando como instrumento principal a realidade dos alunos e seu ambiente. A SD é descrita em etapas: (1) Descrição e caracterização dos filos; (2) Contextualizando os animais com jogos e brincadeiras; (3) Diversidade de peixes, borboletas e aves do Cerrado do leste maranhense; (4) Produção de mostra de Zoologia na escola. As atividades foram realizadas no âmbito do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), da Universidade Estadual do Maranhão (UEMA), do curso de Ciências Naturais, com alunos do Ensino Fundamental anos finais, em escola da rede municipal do Município de Caxias-MA. A SD tem bom potencial de promover maior participação dos estudantes, principalmente nas etapas que inclui jogos e coleta de amostra ou observação de animais. A valorização da biodiversidade regional possibilitou a construção de vínculos afetivos e cognitivos com os conteúdos, contribuindo para o desenvolvimento de uma consciência ambiental crítica."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 14 - Educação Ambiental"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID20635_TB9573_30102025210152.pdf"
    "created_at" => "2025-12-02 14:51:23"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JOVANILDO DA CRUZ SANTANA"
    "autor_nome_curto" => "JOVANILDO"
    "autor_email" => "jovanildosantana@gmail.com"
    "autor_ies" => "OUTRA / MINHA INSTITUIÇÃO NÃO ESTÁ NA LISTA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png"
    "data_publicacao" => "2025-12-02"
    "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

Uma sequência didática (SD), geralmente, organiza uma linha de raciocínio interdisciplinar para abordar um determinado tema, pretende envolver os alunos em atividades que relacione os conteúdos e conceitos com seu cotidiano, ajudando-o a compreender sua realidade e os problemas locais, assim como o processo de evolução da aquisição de conhecimentos científicos. Por este motivo, a SD é uma alternativa considerável para o ensino de Zoologia no Ensino Fundamental, uma vez que os animais e seu meio ambiente estão cada dia mais ameaçados. O objetivo deste estudo é estabelecer uma sequência didática para trabalhar educação ambiental durante o ensino de Zoologia no Ensino Fundamental, utilizando como instrumento principal a realidade dos alunos e seu ambiente. A SD é descrita em etapas: (1) Descrição e caracterização dos filos; (2) Contextualizando os animais com jogos e brincadeiras; (3) Diversidade de peixes, borboletas e aves do Cerrado do leste maranhense; (4) Produção de mostra de Zoologia na escola. As atividades foram realizadas no âmbito do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), da Universidade Estadual do Maranhão (UEMA), do curso de Ciências Naturais, com alunos do Ensino Fundamental anos finais, em escola da rede municipal do Município de Caxias-MA. A SD tem bom potencial de promover maior participação dos estudantes, principalmente nas etapas que inclui jogos e coleta de amostra ou observação de animais. A valorização da biodiversidade regional possibilitou a construção de vínculos afetivos e cognitivos com os conteúdos, contribuindo para o desenvolvimento de uma consciência ambiental crítica.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.