Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

DO OPRIMIDO AO SUJEITO EMANCIPADO: PENSANDO O SUCESSO ESCOLAR NA PERSPECTIVA FREIRIANA

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Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

Por conta de sua prática pedagógica, baseada em ideais de libertação e emancipação, Paulo Freire foi considerado subversivo pela sociedade de sua época, sendo exilado. Nos dias atuais, a pedagogia freiriana continua sendo inimiga dos grupos que desejam a domesticação dos sujeitos para a conservação social. Este escrito tem por objetivo refletir sobre o sucesso escolar na perspectiva do sujeito emancipado, a partir da leitura da obra Pedagogia do Oprimido, de Paulo Freire. Para tanto, propõe-se uma contextualização da vida histórica, social e política que permeou a carreira de Freire como educador popular, visando a uma educação libertadora. Em seguida, são apresentados os principais pontos presentes em sua obra — desumanização, educação bancária e ação dialógica versus ação antidialógica — que amparam a discussão sobre uma educação que deforma o sujeito, descaracterizando-o de sua essência humana e preparando-o para a subserviência. O texto encerra-se discutindo as contribuições da pedagogia freiriana para pensar o sucesso escolar na perspectiva do sujeito emancipado. Em termos metodológicos, fez-se uso da pesquisa bibliográfica, de natureza qualitativa, amparando-se em Freire (2004; 2008), Arroyo (2012) e Gadotti (1996). O trabalho está estruturado em três partes: “Um subversivo no Brasil: Paulo Freire”; “As ideias pedagógicas de Freire na obra Pedagogia do Oprimido”; e “Educação contra-hegemônica: pensando o sucesso escolar na perspectiva do sujeito emancipado”. O escrito aponta que a pedagogia freiriana luta contra uma educação alienante, que deseja formar indivíduos para a sustentação hegemônica burguesa. Para isso, Freire propõe uma educação libertadora que visa à emancipação dos sujeitos. O sucesso escolar, na perspectiva do sujeito emancipado, seria uma educação que estimula o pensar, o questionar e o revolucionar dos indivíduos, buscando a formação de homens e mulheres críticos e reflexivos, que se compreendam como sujeitos de si, escritores de suas histórias e agentes sociais de criação e transformação.

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