DO OPRIMIDO AO SUJEITO EMANCIPADO: PENSANDO O SUCESSO ESCOLAR NA PERSPECTIVA FREIRIANA
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 128921 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 9579 "inscrito_id" => 10696 "titulo" => "DO OPRIMIDO AO SUJEITO EMANCIPADO: PENSANDO O SUCESSO ESCOLAR NA PERSPECTIVA FREIRIANA" "resumo" => "Por conta de sua prática pedagógica, baseada em ideais de libertação e emancipação, Paulo Freire foi considerado subversivo pela sociedade de sua época, sendo exilado. Nos dias atuais, a pedagogia freiriana continua sendo inimiga dos grupos que desejam a domesticação dos sujeitos para a conservação social. Este escrito tem por objetivo refletir sobre o sucesso escolar na perspectiva do sujeito emancipado, a partir da leitura da obra Pedagogia do Oprimido, de Paulo Freire. Para tanto, propõe-se uma contextualização da vida histórica, social e política que permeou a carreira de Freire como educador popular, visando a uma educação libertadora. Em seguida, são apresentados os principais pontos presentes em sua obra — desumanização, educação bancária e ação dialógica versus ação antidialógica — que amparam a discussão sobre uma educação que deforma o sujeito, descaracterizando-o de sua essência humana e preparando-o para a subserviência. O texto encerra-se discutindo as contribuições da pedagogia freiriana para pensar o sucesso escolar na perspectiva do sujeito emancipado. Em termos metodológicos, fez-se uso da pesquisa bibliográfica, de natureza qualitativa, amparando-se em Freire (2004; 2008), Arroyo (2012) e Gadotti (1996). O trabalho está estruturado em três partes: “Um subversivo no Brasil: Paulo Freire”; “As ideias pedagógicas de Freire na obra Pedagogia do Oprimido”; e “Educação contra-hegemônica: pensando o sucesso escolar na perspectiva do sujeito emancipado”. O escrito aponta que a pedagogia freiriana luta contra uma educação alienante, que deseja formar indivíduos para a sustentação hegemônica burguesa. Para isso, Freire propõe uma educação libertadora que visa à emancipação dos sujeitos. O sucesso escolar, na perspectiva do sujeito emancipado, seria uma educação que estimula o pensar, o questionar e o revolucionar dos indivíduos, buscando a formação de homens e mulheres críticos e reflexivos, que se compreendam como sujeitos de si, escritores de suas histórias e agentes sociais de criação e transformação." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 05 - Movimentos Sociais, Sujeitos e Processos Educativos" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID10696_TB9579_28102025111824.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "IARITYÇA DA SILVA LINDOLFO" "autor_nome_curto" => "IARITYÇA" "autor_email" => "lindolfoiarytca@gmail.com" "autor_ies" => "OUTRA / MINHA INSTITUIÇÃO NÃO ESTÁ NA LISTA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 128921 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 9579 "inscrito_id" => 10696 "titulo" => "DO OPRIMIDO AO SUJEITO EMANCIPADO: PENSANDO O SUCESSO ESCOLAR NA PERSPECTIVA FREIRIANA" "resumo" => "Por conta de sua prática pedagógica, baseada em ideais de libertação e emancipação, Paulo Freire foi considerado subversivo pela sociedade de sua época, sendo exilado. Nos dias atuais, a pedagogia freiriana continua sendo inimiga dos grupos que desejam a domesticação dos sujeitos para a conservação social. Este escrito tem por objetivo refletir sobre o sucesso escolar na perspectiva do sujeito emancipado, a partir da leitura da obra Pedagogia do Oprimido, de Paulo Freire. Para tanto, propõe-se uma contextualização da vida histórica, social e política que permeou a carreira de Freire como educador popular, visando a uma educação libertadora. Em seguida, são apresentados os principais pontos presentes em sua obra — desumanização, educação bancária e ação dialógica versus ação antidialógica — que amparam a discussão sobre uma educação que deforma o sujeito, descaracterizando-o de sua essência humana e preparando-o para a subserviência. O texto encerra-se discutindo as contribuições da pedagogia freiriana para pensar o sucesso escolar na perspectiva do sujeito emancipado. Em termos metodológicos, fez-se uso da pesquisa bibliográfica, de natureza qualitativa, amparando-se em Freire (2004; 2008), Arroyo (2012) e Gadotti (1996). O trabalho está estruturado em três partes: “Um subversivo no Brasil: Paulo Freire”; “As ideias pedagógicas de Freire na obra Pedagogia do Oprimido”; e “Educação contra-hegemônica: pensando o sucesso escolar na perspectiva do sujeito emancipado”. O escrito aponta que a pedagogia freiriana luta contra uma educação alienante, que deseja formar indivíduos para a sustentação hegemônica burguesa. Para isso, Freire propõe uma educação libertadora que visa à emancipação dos sujeitos. O sucesso escolar, na perspectiva do sujeito emancipado, seria uma educação que estimula o pensar, o questionar e o revolucionar dos indivíduos, buscando a formação de homens e mulheres críticos e reflexivos, que se compreendam como sujeitos de si, escritores de suas histórias e agentes sociais de criação e transformação." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 05 - Movimentos Sociais, Sujeitos e Processos Educativos" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID10696_TB9579_28102025111824.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "IARITYÇA DA SILVA LINDOLFO" "autor_nome_curto" => "IARITYÇA" "autor_email" => "lindolfoiarytca@gmail.com" "autor_ies" => "OUTRA / MINHA INSTITUIÇÃO NÃO ESTÁ NA LISTA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }