Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

EDUCAÇÃO PARA AS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS (ERER) NAS AULAS DE LINGUAGENS: PERCEPÇÕES DE ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO DA EJA

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Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

Este trabalho analisa as percepções de estudantes do Ensino Médio da Educação de Jovens e Adultos (EJA) sobre a abordagem da Educação para as Relações Étnico-Raciais (ERER) nas aulas de Linguagens. Fundamenta-se na Lei nº 10.639/2003, que torna obrigatória a inclusão da história e cultura afro-brasileira e africana no currículo, e nas contribuições de Munanga (2005) e Gomes (2012), que discutem identidade, diversidade e enfrentamento ao racismo no espaço escolar. A pesquisa, de natureza qualitativa e exploratória, utilizou como instrumento de geração de dados questionário aplicado a estudantes de uma turma da EJA, buscando compreender como percebem a presença (ou ausência) de conteúdos e práticas pedagógicas voltadas para a valorização da cultura negra. Os resultados parciais apontam para a necessidade de ampliar ações que articulem a ERER às experiências de vida e aos repertórios culturais dos sujeitos da EJA, evitando abordagens pontuais ou meramente comemorativas. Defende-se que as aulas de Linguagens, pela sua natureza interdisciplinar e dialógica, constituem espaço privilegiado para a promoção de debates, produções textuais e reflexões críticas sobre questões étnico-raciais, contribuindo para a formação cidadã e para o fortalecimento de identidades positivas.

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