Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

A FEIRA DA MATEMÁTICA: UMA EXPERIÊNCIA EXITOSA DE APRENDIZAGEM ATIVA

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 13 - Educação Matemática
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 128927
    "edicao_id" => 438
    "trabalho_id" => 9593
    "inscrito_id" => 20232
    "titulo" => "A FEIRA DA MATEMÁTICA: UMA EXPERIÊNCIA EXITOSA DE APRENDIZAGEM ATIVA"
    "resumo" => "Este trabalho apresenta um relato de experiência da Feira da Matemática realizada na Escola Municipal Monsenhor Estanislau Ferreira de Carvalho, localizada no município de Poção – PE, envolvendo todas as turmas dos anos finais do Ensino Fundamental. A iniciativa teve como objetivo aproximar os alunos da matemática por meio de práticas lúdicas, promovendo uma aprendizagem ativa e significativa. O embasamento teórico fundamenta-se em Piaget (1975), que enfatiza o papel dos jogos no desenvolvimento cognitivo, Boruchovitch e Bzuneck (2001), que destacam a motivação como fator essencial para o aprendizado, e Borin (2009), que aborda o uso de jogos como estratégia pedagógica eficaz. A metodologia adotada contemplou a confecção e aplicação de jogos matemáticos em sala de aula, com a participação ativa dos estudantes na elaboração das regras e estratégias, culminando na organização de salas temáticas para recepção de visitantes durante o evento. Os resultados indicaram um aumento significativo no engajamento dos alunos, aprimoramento do raciocínio lógico, desenvolvimento da cooperação entre pares e maior interesse pela disciplina. Além disso, a Feira contribuiu para o fortalecimento de competências matemáticas e para a promoção de um ambiente escolar mais participativo e colaborativo. A experiência confirma a importância das práticas lúdicas como recursos pedagógicos que potencializam o aprendizado da matemática, estimulam a motivação e favorecem a construção coletiva do conhecimento, constituindo uma estratégia promissora para o ensino nos anos finais do Ensino Fundamental."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 13 - Educação Matemática"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID20232_TB9593_30102025110200.pdf"
    "created_at" => "2025-12-02 14:51:23"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "FELIPE BARBOSA"
    "autor_nome_curto" => "FELIPE"
    "autor_email" => "felypebarbosa@hotmail.com"
    "autor_ies" => "OUTRA / MINHA INSTITUIÇÃO NÃO ESTÁ NA LISTA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png"
    "data_publicacao" => "2025-12-02"
    "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 128927
    "edicao_id" => 438
    "trabalho_id" => 9593
    "inscrito_id" => 20232
    "titulo" => "A FEIRA DA MATEMÁTICA: UMA EXPERIÊNCIA EXITOSA DE APRENDIZAGEM ATIVA"
    "resumo" => "Este trabalho apresenta um relato de experiência da Feira da Matemática realizada na Escola Municipal Monsenhor Estanislau Ferreira de Carvalho, localizada no município de Poção – PE, envolvendo todas as turmas dos anos finais do Ensino Fundamental. A iniciativa teve como objetivo aproximar os alunos da matemática por meio de práticas lúdicas, promovendo uma aprendizagem ativa e significativa. O embasamento teórico fundamenta-se em Piaget (1975), que enfatiza o papel dos jogos no desenvolvimento cognitivo, Boruchovitch e Bzuneck (2001), que destacam a motivação como fator essencial para o aprendizado, e Borin (2009), que aborda o uso de jogos como estratégia pedagógica eficaz. A metodologia adotada contemplou a confecção e aplicação de jogos matemáticos em sala de aula, com a participação ativa dos estudantes na elaboração das regras e estratégias, culminando na organização de salas temáticas para recepção de visitantes durante o evento. Os resultados indicaram um aumento significativo no engajamento dos alunos, aprimoramento do raciocínio lógico, desenvolvimento da cooperação entre pares e maior interesse pela disciplina. Além disso, a Feira contribuiu para o fortalecimento de competências matemáticas e para a promoção de um ambiente escolar mais participativo e colaborativo. A experiência confirma a importância das práticas lúdicas como recursos pedagógicos que potencializam o aprendizado da matemática, estimulam a motivação e favorecem a construção coletiva do conhecimento, constituindo uma estratégia promissora para o ensino nos anos finais do Ensino Fundamental."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 13 - Educação Matemática"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID20232_TB9593_30102025110200.pdf"
    "created_at" => "2025-12-02 14:51:23"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "FELIPE BARBOSA"
    "autor_nome_curto" => "FELIPE"
    "autor_email" => "felypebarbosa@hotmail.com"
    "autor_ies" => "OUTRA / MINHA INSTITUIÇÃO NÃO ESTÁ NA LISTA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png"
    "data_publicacao" => "2025-12-02"
    "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

Este trabalho apresenta um relato de experiência da Feira da Matemática realizada na Escola Municipal Monsenhor Estanislau Ferreira de Carvalho, localizada no município de Poção – PE, envolvendo todas as turmas dos anos finais do Ensino Fundamental. A iniciativa teve como objetivo aproximar os alunos da matemática por meio de práticas lúdicas, promovendo uma aprendizagem ativa e significativa. O embasamento teórico fundamenta-se em Piaget (1975), que enfatiza o papel dos jogos no desenvolvimento cognitivo, Boruchovitch e Bzuneck (2001), que destacam a motivação como fator essencial para o aprendizado, e Borin (2009), que aborda o uso de jogos como estratégia pedagógica eficaz. A metodologia adotada contemplou a confecção e aplicação de jogos matemáticos em sala de aula, com a participação ativa dos estudantes na elaboração das regras e estratégias, culminando na organização de salas temáticas para recepção de visitantes durante o evento. Os resultados indicaram um aumento significativo no engajamento dos alunos, aprimoramento do raciocínio lógico, desenvolvimento da cooperação entre pares e maior interesse pela disciplina. Além disso, a Feira contribuiu para o fortalecimento de competências matemáticas e para a promoção de um ambiente escolar mais participativo e colaborativo. A experiência confirma a importância das práticas lúdicas como recursos pedagógicos que potencializam o aprendizado da matemática, estimulam a motivação e favorecem a construção coletiva do conhecimento, constituindo uma estratégia promissora para o ensino nos anos finais do Ensino Fundamental.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.