A FEIRA DA MATEMÁTICA: UMA EXPERIÊNCIA EXITOSA DE APRENDIZAGEM ATIVA
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 128927 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 9593 "inscrito_id" => 20232 "titulo" => "A FEIRA DA MATEMÁTICA: UMA EXPERIÊNCIA EXITOSA DE APRENDIZAGEM ATIVA" "resumo" => "Este trabalho apresenta um relato de experiência da Feira da Matemática realizada na Escola Municipal Monsenhor Estanislau Ferreira de Carvalho, localizada no município de Poção – PE, envolvendo todas as turmas dos anos finais do Ensino Fundamental. A iniciativa teve como objetivo aproximar os alunos da matemática por meio de práticas lúdicas, promovendo uma aprendizagem ativa e significativa. O embasamento teórico fundamenta-se em Piaget (1975), que enfatiza o papel dos jogos no desenvolvimento cognitivo, Boruchovitch e Bzuneck (2001), que destacam a motivação como fator essencial para o aprendizado, e Borin (2009), que aborda o uso de jogos como estratégia pedagógica eficaz. A metodologia adotada contemplou a confecção e aplicação de jogos matemáticos em sala de aula, com a participação ativa dos estudantes na elaboração das regras e estratégias, culminando na organização de salas temáticas para recepção de visitantes durante o evento. Os resultados indicaram um aumento significativo no engajamento dos alunos, aprimoramento do raciocínio lógico, desenvolvimento da cooperação entre pares e maior interesse pela disciplina. Além disso, a Feira contribuiu para o fortalecimento de competências matemáticas e para a promoção de um ambiente escolar mais participativo e colaborativo. A experiência confirma a importância das práticas lúdicas como recursos pedagógicos que potencializam o aprendizado da matemática, estimulam a motivação e favorecem a construção coletiva do conhecimento, constituindo uma estratégia promissora para o ensino nos anos finais do Ensino Fundamental." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 13 - Educação Matemática" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID20232_TB9593_30102025110200.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "FELIPE BARBOSA" "autor_nome_curto" => "FELIPE" "autor_email" => "felypebarbosa@hotmail.com" "autor_ies" => "OUTRA / MINHA INSTITUIÇÃO NÃO ESTÁ NA LISTA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 128927 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 9593 "inscrito_id" => 20232 "titulo" => "A FEIRA DA MATEMÁTICA: UMA EXPERIÊNCIA EXITOSA DE APRENDIZAGEM ATIVA" "resumo" => "Este trabalho apresenta um relato de experiência da Feira da Matemática realizada na Escola Municipal Monsenhor Estanislau Ferreira de Carvalho, localizada no município de Poção – PE, envolvendo todas as turmas dos anos finais do Ensino Fundamental. A iniciativa teve como objetivo aproximar os alunos da matemática por meio de práticas lúdicas, promovendo uma aprendizagem ativa e significativa. O embasamento teórico fundamenta-se em Piaget (1975), que enfatiza o papel dos jogos no desenvolvimento cognitivo, Boruchovitch e Bzuneck (2001), que destacam a motivação como fator essencial para o aprendizado, e Borin (2009), que aborda o uso de jogos como estratégia pedagógica eficaz. A metodologia adotada contemplou a confecção e aplicação de jogos matemáticos em sala de aula, com a participação ativa dos estudantes na elaboração das regras e estratégias, culminando na organização de salas temáticas para recepção de visitantes durante o evento. Os resultados indicaram um aumento significativo no engajamento dos alunos, aprimoramento do raciocínio lógico, desenvolvimento da cooperação entre pares e maior interesse pela disciplina. Além disso, a Feira contribuiu para o fortalecimento de competências matemáticas e para a promoção de um ambiente escolar mais participativo e colaborativo. A experiência confirma a importância das práticas lúdicas como recursos pedagógicos que potencializam o aprendizado da matemática, estimulam a motivação e favorecem a construção coletiva do conhecimento, constituindo uma estratégia promissora para o ensino nos anos finais do Ensino Fundamental." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 13 - Educação Matemática" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID20232_TB9593_30102025110200.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "FELIPE BARBOSA" "autor_nome_curto" => "FELIPE" "autor_email" => "felypebarbosa@hotmail.com" "autor_ies" => "OUTRA / MINHA INSTITUIÇÃO NÃO ESTÁ NA LISTA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }