PRODUÇÕES ACADÊMICAS SOBRE A BNCC E EDUCAÇÃO INFANTIL: UM LEVANTAMENTO SISTEMÁTICO DE 2014 A 2024
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O objetivo foi identificar, organizar e sistematizar os principais estudos publicados em periódicos científicos que discutem a BNCC no campo da Educação Infantil. A coleta de dados foi realizada no portal de periódicos da CAPES, via acesso CAFe da Universidade Federal de Lavras (UFLA), por meio de busca avançada com os descritores “Base Nacional Comum Curricular” e “Educação Infantil”, filtrando publicações em português no período estabelecido. A busca inicial resultou em 184 publicações, das quais 38 artigos foram selecionados após análise criteriosa dos resumos, priorizando estudos que relacionassem BNCC e Educação Infantil sob a perspectiva da política curricular. Não foram identificadas teses ou dissertações sobre a temática no recorte temporal. As pesquisas analisadas, embora com abordagens distintas, convergem em uma perspectiva crítica sobre a política curricular que orienta a primeira etapa da Educação Básica no Brasil. 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