OS DESAFIOS NA IMPLEMENTAÇÃO DAS METODOLOGIAS ATIVAS NA EDUCAÇÃO BÁSICA
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 128929 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 9598 "inscrito_id" => 20937 "titulo" => "OS DESAFIOS NA IMPLEMENTAÇÃO DAS METODOLOGIAS ATIVAS NA EDUCAÇÃO BÁSICA" "resumo" => "Considerando a crescente lacuna entre as diretrizes oficiais, que promovem o protagonismo discente, e a realidade das salas de aula, este trabalho investiga os desafios na implementação das metodologias ativas na Educação Básica. Com a finalidade de diagnosticar os principais entraves à efetivação de uma pedagogia inovadora, o estudo objetivou identificar os desafios estruturais e organizacionais enfrentados pelos docentes. Para isso, procedeu-se a uma pesquisa com professores de diversas regiões do Brasil, por meio da aplicação de questionários com dados quantitativos e qualitativos. Desta forma, observa-se que os maiores obstáculos são o grande número de alunos por turma (67,9%), a infraestrutura física e de equipamentos inadequada (64,3%) e a crônica falta de tempo para planejamento (42,9%). Em contrapartida, o apoio direto da gestão escolar (57,1%) emerge como o fator mais decisivo para o sucesso. Portanto, conclui-se que a viabilidade das metodologias ativas não é primariamente uma questão de técnica pedagógica, mas uma consequência direta das condições de trabalho. A ausência de suporte material, temporal e institucional torna o paradigma do professor mediador, proposto por Moran (2018), e o protagonismo estudantil, preconizado pela BNCC (BRASIL, 2018), estruturalmente desafiador para muitos educadores no Brasil." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 02 - Didática e Currículo" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID20937_TB9598_20102025204734.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "KLENIA MARIA ALVES DE SOUSA" "autor_nome_curto" => "KLENIA" "autor_email" => "klenimary@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ (UFPI)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 128929 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 9598 "inscrito_id" => 20937 "titulo" => "OS DESAFIOS NA IMPLEMENTAÇÃO DAS METODOLOGIAS ATIVAS NA EDUCAÇÃO BÁSICA" "resumo" => "Considerando a crescente lacuna entre as diretrizes oficiais, que promovem o protagonismo discente, e a realidade das salas de aula, este trabalho investiga os desafios na implementação das metodologias ativas na Educação Básica. Com a finalidade de diagnosticar os principais entraves à efetivação de uma pedagogia inovadora, o estudo objetivou identificar os desafios estruturais e organizacionais enfrentados pelos docentes. Para isso, procedeu-se a uma pesquisa com professores de diversas regiões do Brasil, por meio da aplicação de questionários com dados quantitativos e qualitativos. Desta forma, observa-se que os maiores obstáculos são o grande número de alunos por turma (67,9%), a infraestrutura física e de equipamentos inadequada (64,3%) e a crônica falta de tempo para planejamento (42,9%). Em contrapartida, o apoio direto da gestão escolar (57,1%) emerge como o fator mais decisivo para o sucesso. Portanto, conclui-se que a viabilidade das metodologias ativas não é primariamente uma questão de técnica pedagógica, mas uma consequência direta das condições de trabalho. A ausência de suporte material, temporal e institucional torna o paradigma do professor mediador, proposto por Moran (2018), e o protagonismo estudantil, preconizado pela BNCC (BRASIL, 2018), estruturalmente desafiador para muitos educadores no Brasil." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 02 - Didática e Currículo" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID20937_TB9598_20102025204734.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "KLENIA MARIA ALVES DE SOUSA" "autor_nome_curto" => "KLENIA" "autor_email" => "klenimary@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ (UFPI)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }