Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

OS DESAFIOS NA IMPLEMENTAÇÃO DAS METODOLOGIAS ATIVAS NA EDUCAÇÃO BÁSICA

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Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

Considerando a crescente lacuna entre as diretrizes oficiais, que promovem o protagonismo discente, e a realidade das salas de aula, este trabalho investiga os desafios na implementação das metodologias ativas na Educação Básica. Com a finalidade de diagnosticar os principais entraves à efetivação de uma pedagogia inovadora, o estudo objetivou identificar os desafios estruturais e organizacionais enfrentados pelos docentes. Para isso, procedeu-se a uma pesquisa com professores de diversas regiões do Brasil, por meio da aplicação de questionários com dados quantitativos e qualitativos. Desta forma, observa-se que os maiores obstáculos são o grande número de alunos por turma (67,9%), a infraestrutura física e de equipamentos inadequada (64,3%) e a crônica falta de tempo para planejamento (42,9%). Em contrapartida, o apoio direto da gestão escolar (57,1%) emerge como o fator mais decisivo para o sucesso. Portanto, conclui-se que a viabilidade das metodologias ativas não é primariamente uma questão de técnica pedagógica, mas uma consequência direta das condições de trabalho. A ausência de suporte material, temporal e institucional torna o paradigma do professor mediador, proposto por Moran (2018), e o protagonismo estudantil, preconizado pela BNCC (BRASIL, 2018), estruturalmente desafiador para muitos educadores no Brasil.

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