Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

QUEBRANDO ESTEREÓTIPOS: ANÁLISE DE UMA INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA SOBRE GÊNERO E SEXUALIDADE NO ENSINO MÉDIO

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Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

Este trabalho analisa uma intervenção pedagógica sobre gênero e sexualidade, realizada com estudantes do Ensino Médio em uma escola estadual intercultural em Duque de Caxias/RJ, um território de alta vulnerabilidade social. O objetivo da intervenção pedagógica foi investigar a eficácia de uma prática educativa baseada na desconstrução de estereótipos e também promover uma cultura de respeito entre os alunos. O referencial teórico-metodológico articula a compreensão de gênero como construção social, com base em autoras como Guacira Lopes Louro e Judith Butler, e uma abordagem inspirada na pedagogia da problematização. A intervenção foi organizada como uma “Jornada em 4 Momentos”: partiu-se de uma atividade diagnóstica (“Fato ou Fake?”), seguida pela conceituação dos temas, pela correção coletiva e, por fim, por uma roda de conversa para sistematizar e aprofundar os aprendizados. A partir da análise qualitativa das falas dos estudantes, observou-se uma evidente apropriação dos conceitos-chave, como a diferenciação entre gênero/sexo e orientação/opção, e, de modo ainda mais significativo, a evolução para um pensamento ético que articula o desrespeito à diversidade com a violação dos direitos humanos. Conclui-se que a abordagem se mostrou eficaz para o engajamento dos jovens em um tema sensível, validando a potência da escola como espaço para a formação cidadã e para a desconstrução de preconceitos.

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