QUEBRANDO ESTEREÓTIPOS: ANÁLISE DE UMA INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA SOBRE GÊNERO E SEXUALIDADE NO ENSINO MÉDIO
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 128932 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 9602 "inscrito_id" => 7896 "titulo" => "QUEBRANDO ESTEREÓTIPOS: ANÁLISE DE UMA INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA SOBRE GÊNERO E SEXUALIDADE NO ENSINO MÉDIO" "resumo" => "Este trabalho analisa uma intervenção pedagógica sobre gênero e sexualidade, realizada com estudantes do Ensino Médio em uma escola estadual intercultural em Duque de Caxias/RJ, um território de alta vulnerabilidade social. O objetivo da intervenção pedagógica foi investigar a eficácia de uma prática educativa baseada na desconstrução de estereótipos e também promover uma cultura de respeito entre os alunos. O referencial teórico-metodológico articula a compreensão de gênero como construção social, com base em autoras como Guacira Lopes Louro e Judith Butler, e uma abordagem inspirada na pedagogia da problematização. A intervenção foi organizada como uma “Jornada em 4 Momentos”: partiu-se de uma atividade diagnóstica (“Fato ou Fake?”), seguida pela conceituação dos temas, pela correção coletiva e, por fim, por uma roda de conversa para sistematizar e aprofundar os aprendizados. A partir da análise qualitativa das falas dos estudantes, observou-se uma evidente apropriação dos conceitos-chave, como a diferenciação entre gênero/sexo e orientação/opção, e, de modo ainda mais significativo, a evolução para um pensamento ético que articula o desrespeito à diversidade com a violação dos direitos humanos. Conclui-se que a abordagem se mostrou eficaz para o engajamento dos jovens em um tema sensível, validando a potência da escola como espaço para a formação cidadã e para a desconstrução de preconceitos." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 07 - Gênero, Sexualidade e Educação" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID7896_TB9602_21102025170825.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "VINICIUS MELO SOARES" "autor_nome_curto" => "VINICIUS" "autor_email" => "viniciuscoronel@gmail.com" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO DE JANEIRO (IFRJ)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 128932 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 9602 "inscrito_id" => 7896 "titulo" => "QUEBRANDO ESTEREÓTIPOS: ANÁLISE DE UMA INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA SOBRE GÊNERO E SEXUALIDADE NO ENSINO MÉDIO" "resumo" => "Este trabalho analisa uma intervenção pedagógica sobre gênero e sexualidade, realizada com estudantes do Ensino Médio em uma escola estadual intercultural em Duque de Caxias/RJ, um território de alta vulnerabilidade social. O objetivo da intervenção pedagógica foi investigar a eficácia de uma prática educativa baseada na desconstrução de estereótipos e também promover uma cultura de respeito entre os alunos. O referencial teórico-metodológico articula a compreensão de gênero como construção social, com base em autoras como Guacira Lopes Louro e Judith Butler, e uma abordagem inspirada na pedagogia da problematização. A intervenção foi organizada como uma “Jornada em 4 Momentos”: partiu-se de uma atividade diagnóstica (“Fato ou Fake?”), seguida pela conceituação dos temas, pela correção coletiva e, por fim, por uma roda de conversa para sistematizar e aprofundar os aprendizados. A partir da análise qualitativa das falas dos estudantes, observou-se uma evidente apropriação dos conceitos-chave, como a diferenciação entre gênero/sexo e orientação/opção, e, de modo ainda mais significativo, a evolução para um pensamento ético que articula o desrespeito à diversidade com a violação dos direitos humanos. Conclui-se que a abordagem se mostrou eficaz para o engajamento dos jovens em um tema sensível, validando a potência da escola como espaço para a formação cidadã e para a desconstrução de preconceitos." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 07 - Gênero, Sexualidade e Educação" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID7896_TB9602_21102025170825.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "VINICIUS MELO SOARES" "autor_nome_curto" => "VINICIUS" "autor_email" => "viniciuscoronel@gmail.com" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO DE JANEIRO (IFRJ)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }