A ABORDAGEM DE CONCEITOS DE FÍSICA MODERNA E CONTEMPORÂNEA: UMA ANÁLISE CRÍTICA DE LIVROS DIDÁTICOS DO NOVO ENSINO MÉDIO
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 128934 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 9606 "inscrito_id" => 20506 "titulo" => "A ABORDAGEM DE CONCEITOS DE FÍSICA MODERNA E CONTEMPORÂNEA: UMA ANÁLISE CRÍTICA DE LIVROS DIDÁTICOS DO NOVO ENSINO MÉDIO" "resumo" => "Este estudo analisa criticamente a abordagem de conceitos de Física Moderna e Contemporânea (FMC) em livros didáticos do Novo Ensino Médio aprovados pelo PNLD 2021, com foco na coleção Moderna Plus. Historicamente, o ensino de Física no Brasil é marcado pela ênfase na Física Clássica, com pouca conexão com a realidade científica atual, o que restringe a aprendizagem significativa. A pesquisa, de natureza qualitativa e bibliográfica, investigou seis volumes da coleção, identificando capítulos que tratam de temas como nanotecnologia, mecânica quântica, física nuclear, radioatividade e cosmologia. Os resultados evidenciam que, embora haja presença de FMC, sua abordagem ainda é limitada, frequentemente superficial, fragmentada e relegada às seções finais, dificultando a exploração pedagógica. Entre os desafios identificados estão a predominância da Física Clássica nos currículos, a carência de formação docente específica e a escassez de recursos didáticos e experimentais adequados. Apesar disso, os conteúdos analisados apresentam potencial para desenvolver competências críticas, reflexivas e científicas, promovendo conexões interdisciplinares com áreas como Química e Biologia e possibilitando discussões sobre implicações éticas, sociais e ambientais da ciência. A presença de figuras históricas, como Marie Curie, pode favorecer reflexões sobre equidade de gênero e diversidade na produção científica. Conclui-se que a efetiva inserção da FMC no Ensino Médio exige integração entre currículo, formação docente e materiais pedagógicos contextualizados, de modo a tornar o ensino mais atual e conectado às demandas sociais e tecnológicas. O fortalecimento dessa abordagem é fundamental para formar estudantes aptos a compreender, analisar e intervir criticamente na realidade contemporânea." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV214_ID20506_TB9606_07112025154142.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ROMÁRIO FELINTO RAFAEL/ROMÁRIO" "autor_nome_curto" => "ROMÁRIO" "autor_email" => "romariofelinto@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ (UFC)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 128934 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 9606 "inscrito_id" => 20506 "titulo" => "A ABORDAGEM DE CONCEITOS DE FÍSICA MODERNA E CONTEMPORÂNEA: UMA ANÁLISE CRÍTICA DE LIVROS DIDÁTICOS DO NOVO ENSINO MÉDIO" "resumo" => "Este estudo analisa criticamente a abordagem de conceitos de Física Moderna e Contemporânea (FMC) em livros didáticos do Novo Ensino Médio aprovados pelo PNLD 2021, com foco na coleção Moderna Plus. Historicamente, o ensino de Física no Brasil é marcado pela ênfase na Física Clássica, com pouca conexão com a realidade científica atual, o que restringe a aprendizagem significativa. A pesquisa, de natureza qualitativa e bibliográfica, investigou seis volumes da coleção, identificando capítulos que tratam de temas como nanotecnologia, mecânica quântica, física nuclear, radioatividade e cosmologia. Os resultados evidenciam que, embora haja presença de FMC, sua abordagem ainda é limitada, frequentemente superficial, fragmentada e relegada às seções finais, dificultando a exploração pedagógica. Entre os desafios identificados estão a predominância da Física Clássica nos currículos, a carência de formação docente específica e a escassez de recursos didáticos e experimentais adequados. Apesar disso, os conteúdos analisados apresentam potencial para desenvolver competências críticas, reflexivas e científicas, promovendo conexões interdisciplinares com áreas como Química e Biologia e possibilitando discussões sobre implicações éticas, sociais e ambientais da ciência. A presença de figuras históricas, como Marie Curie, pode favorecer reflexões sobre equidade de gênero e diversidade na produção científica. Conclui-se que a efetiva inserção da FMC no Ensino Médio exige integração entre currículo, formação docente e materiais pedagógicos contextualizados, de modo a tornar o ensino mais atual e conectado às demandas sociais e tecnológicas. O fortalecimento dessa abordagem é fundamental para formar estudantes aptos a compreender, analisar e intervir criticamente na realidade contemporânea." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV214_ID20506_TB9606_07112025154142.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ROMÁRIO FELINTO RAFAEL/ROMÁRIO" "autor_nome_curto" => "ROMÁRIO" "autor_email" => "romariofelinto@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ (UFC)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }