METODOLOGIAS ATIVAS E INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL NA EDUCAÇÃO CONTEMPORÂNEA: UMA ANÁLISE BIBLIOGRÁFICA
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 128935 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 9607 "inscrito_id" => 16686 "titulo" => "METODOLOGIAS ATIVAS E INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL NA EDUCAÇÃO CONTEMPORÂNEA: UMA ANÁLISE BIBLIOGRÁFICA" "resumo" => "O presente artigo realiza um levantamento bibliográfico sobre a aplicação de metodologias ativas no processo de ensino-aprendizagem, investigando também a integração de ferramentas de Inteligência Artificial (IA) como recursos inovadores para potencializar a aprendizagem. Fundamenta-se em autores como Moran (2021), Bacich e Moran (2018) e Kenski (2012), que destacam a importância da participação ativa do estudante, da personalização do ensino e da inovação pedagógica. O levantamento bibliográfico evidencia como metodologias ativas, como aprendizagem baseada em projetos, sala de aula invertida, gamificação e resolução de problemas, podem ser articuladas com soluções de IA para promover engajamento, autonomia e desenvolvimento de competências cognitivas e socioemocionais. Observa-se que a IA possibilita ambientes de aprendizagem adaptativos, oferecendo feedbacks personalizados, simulações interativas e suporte à tomada de decisão pedagógica, ampliando o potencial das práticas educativas. Entretanto, a análise ressalta a necessidade de planejamento intencional e de formação docente adequada, garantindo o uso crítico e ético dessas tecnologias e evitando a dependência mecanicista de recursos digitais. Conclui-se que a integração entre metodologias ativas e IA configura uma tendência promissora na educação contemporânea, capaz de transformar práticas pedagógicas e favorecer experiências de aprendizagem mais significativas, contextualizadas e alinhadas às demandas do século XXI." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 17 - Ensino e suas intersecções" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID16686_TB9607_10112025222146.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "LEYWISON ARTHUR EVARISTO DE CARVALHO" "autor_nome_curto" => "LEYWISON" "autor_email" => "leywison.arthur@gmail.com" "autor_ies" => "FACULDADE DE MINAS (FAMINAS)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 128935 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 9607 "inscrito_id" => 16686 "titulo" => "METODOLOGIAS ATIVAS E INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL NA EDUCAÇÃO CONTEMPORÂNEA: UMA ANÁLISE BIBLIOGRÁFICA" "resumo" => "O presente artigo realiza um levantamento bibliográfico sobre a aplicação de metodologias ativas no processo de ensino-aprendizagem, investigando também a integração de ferramentas de Inteligência Artificial (IA) como recursos inovadores para potencializar a aprendizagem. Fundamenta-se em autores como Moran (2021), Bacich e Moran (2018) e Kenski (2012), que destacam a importância da participação ativa do estudante, da personalização do ensino e da inovação pedagógica. O levantamento bibliográfico evidencia como metodologias ativas, como aprendizagem baseada em projetos, sala de aula invertida, gamificação e resolução de problemas, podem ser articuladas com soluções de IA para promover engajamento, autonomia e desenvolvimento de competências cognitivas e socioemocionais. Observa-se que a IA possibilita ambientes de aprendizagem adaptativos, oferecendo feedbacks personalizados, simulações interativas e suporte à tomada de decisão pedagógica, ampliando o potencial das práticas educativas. Entretanto, a análise ressalta a necessidade de planejamento intencional e de formação docente adequada, garantindo o uso crítico e ético dessas tecnologias e evitando a dependência mecanicista de recursos digitais. Conclui-se que a integração entre metodologias ativas e IA configura uma tendência promissora na educação contemporânea, capaz de transformar práticas pedagógicas e favorecer experiências de aprendizagem mais significativas, contextualizadas e alinhadas às demandas do século XXI." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 17 - Ensino e suas intersecções" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID16686_TB9607_10112025222146.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "LEYWISON ARTHUR EVARISTO DE CARVALHO" "autor_nome_curto" => "LEYWISON" "autor_email" => "leywison.arthur@gmail.com" "autor_ies" => "FACULDADE DE MINAS (FAMINAS)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }