APRENDENDO COM SABOR: PRÁTICAS CULTURAIS E TECNOLÓGICAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 128938 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 9618 "inscrito_id" => 20593 "titulo" => "APRENDENDO COM SABOR: PRÁTICAS CULTURAIS E TECNOLÓGICAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL" "resumo" => "O trabalho apresenta uma sequência didática elaborada e aplicada na disciplina do curso de Licenciatura em Pedagogia do Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT), pela Universidade Aberta do Brasil (UAB), no contexto do Programa de Iniciação à Docência (PID). A proposta foi desenvolvida com uma turma da Educação Infantil (4 a 5 anos) de uma escola municipal de Cuiabá-MT, tendo como foco os gêneros textuais digitais e o tema “Culinária típica das celebrações Juninas”. O objetivo foi promover uma aprendizagem significativa, alinhada à Base Nacional Comum Curricular (BNCC), fundamentada em autores como Godoy (1995), que defende propostas práticas e contextualizadas; Franco (2018), que destaca o planejamento claro e objetivo de sequências didáticas; Mantoan (2015), que aborda a inclusão educacional; Tardif (2002), que discute a prática profissional docente; e Cordeiro (2021), que trata do desenvolvimento acadêmico voltado à inclusão escolar. A metodologia adotada foi qualitativa, caracterizada pela ênfase na compreensão aprofundada dos fenômenos educativos e na análise de experiências e interações no contexto escolar. A sequência foi organizada em duas fases: a primeira contemplou justificativa, objetivos, direitos de aprendizagem e embasamento teórico; a segunda incluiu atividades práticas como construção de cartaz coletivo, uso de recursos midiáticos, preparo de uma receita de paçoca e gravação de vídeos como forma de avaliação. O uso do ChatGPT destacou-se como ferramenta de apoio pedagógico, potencializando a elaboração das propostas, facilitando a obtenção de informações e promovendo estratégias personalizadas e interativas. Durante as atividades, as crianças foram incentivadas a compartilhar conhecimentos prévios, ampliar o vocabulário, desenvolver a coordenação motora fina, valorizar a cultura brasileira e interagir de forma colaborativa. A experiência evidenciou que práticas planejadas, integrando recursos digitais e aspectos culturais, contribuem para o desenvolvimento integral dos estudantes e fortalecem a formação inicial de professores." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID20593_TB9618_30102025165843.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "REJANE SOUZA DE ASSUNÇÃO DE CAMPOS" "autor_nome_curto" => "REJANE" "autor_email" => "xwassuncao@gmail.com" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE MATO GROSSO (IFMT)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 128938 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 9618 "inscrito_id" => 20593 "titulo" => "APRENDENDO COM SABOR: PRÁTICAS CULTURAIS E TECNOLÓGICAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL" "resumo" => "O trabalho apresenta uma sequência didática elaborada e aplicada na disciplina do curso de Licenciatura em Pedagogia do Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT), pela Universidade Aberta do Brasil (UAB), no contexto do Programa de Iniciação à Docência (PID). A proposta foi desenvolvida com uma turma da Educação Infantil (4 a 5 anos) de uma escola municipal de Cuiabá-MT, tendo como foco os gêneros textuais digitais e o tema “Culinária típica das celebrações Juninas”. O objetivo foi promover uma aprendizagem significativa, alinhada à Base Nacional Comum Curricular (BNCC), fundamentada em autores como Godoy (1995), que defende propostas práticas e contextualizadas; Franco (2018), que destaca o planejamento claro e objetivo de sequências didáticas; Mantoan (2015), que aborda a inclusão educacional; Tardif (2002), que discute a prática profissional docente; e Cordeiro (2021), que trata do desenvolvimento acadêmico voltado à inclusão escolar. A metodologia adotada foi qualitativa, caracterizada pela ênfase na compreensão aprofundada dos fenômenos educativos e na análise de experiências e interações no contexto escolar. A sequência foi organizada em duas fases: a primeira contemplou justificativa, objetivos, direitos de aprendizagem e embasamento teórico; a segunda incluiu atividades práticas como construção de cartaz coletivo, uso de recursos midiáticos, preparo de uma receita de paçoca e gravação de vídeos como forma de avaliação. O uso do ChatGPT destacou-se como ferramenta de apoio pedagógico, potencializando a elaboração das propostas, facilitando a obtenção de informações e promovendo estratégias personalizadas e interativas. Durante as atividades, as crianças foram incentivadas a compartilhar conhecimentos prévios, ampliar o vocabulário, desenvolver a coordenação motora fina, valorizar a cultura brasileira e interagir de forma colaborativa. A experiência evidenciou que práticas planejadas, integrando recursos digitais e aspectos culturais, contribuem para o desenvolvimento integral dos estudantes e fortalecem a formação inicial de professores." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID20593_TB9618_30102025165843.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "REJANE SOUZA DE ASSUNÇÃO DE CAMPOS" "autor_nome_curto" => "REJANE" "autor_email" => "xwassuncao@gmail.com" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE MATO GROSSO (IFMT)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }