Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

APRENDENDO COM SABOR: PRÁTICAS CULTURAIS E TECNOLÓGICAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL

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Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

O trabalho apresenta uma sequência didática elaborada e aplicada na disciplina do curso de Licenciatura em Pedagogia do Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT), pela Universidade Aberta do Brasil (UAB), no contexto do Programa de Iniciação à Docência (PID). A proposta foi desenvolvida com uma turma da Educação Infantil (4 a 5 anos) de uma escola municipal de Cuiabá-MT, tendo como foco os gêneros textuais digitais e o tema “Culinária típica das celebrações Juninas”. O objetivo foi promover uma aprendizagem significativa, alinhada à Base Nacional Comum Curricular (BNCC), fundamentada em autores como Godoy (1995), que defende propostas práticas e contextualizadas; Franco (2018), que destaca o planejamento claro e objetivo de sequências didáticas; Mantoan (2015), que aborda a inclusão educacional; Tardif (2002), que discute a prática profissional docente; e Cordeiro (2021), que trata do desenvolvimento acadêmico voltado à inclusão escolar. A metodologia adotada foi qualitativa, caracterizada pela ênfase na compreensão aprofundada dos fenômenos educativos e na análise de experiências e interações no contexto escolar. A sequência foi organizada em duas fases: a primeira contemplou justificativa, objetivos, direitos de aprendizagem e embasamento teórico; a segunda incluiu atividades práticas como construção de cartaz coletivo, uso de recursos midiáticos, preparo de uma receita de paçoca e gravação de vídeos como forma de avaliação. O uso do ChatGPT destacou-se como ferramenta de apoio pedagógico, potencializando a elaboração das propostas, facilitando a obtenção de informações e promovendo estratégias personalizadas e interativas. Durante as atividades, as crianças foram incentivadas a compartilhar conhecimentos prévios, ampliar o vocabulário, desenvolver a coordenação motora fina, valorizar a cultura brasileira e interagir de forma colaborativa. A experiência evidenciou que práticas planejadas, integrando recursos digitais e aspectos culturais, contribuem para o desenvolvimento integral dos estudantes e fortalecem a formação inicial de professores.

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