Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

O ENSINO DE FÍSICO-QUÍMICA POR INVESTIGAÇÃO: UM PANORAMA DA PRODUÇÃO CIENTÍFICA NA ÚLTIMA DÉCADA

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Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

O presente trabalho teve como objetivo realizar um mapeamento sobre o ensino de Físico-Química no período de dez anos, entre 2012 e 2022, com foco na produção científica acerca da metodologia do ensino por investigação. Buscou-se compreender como essa abordagem vem sendo discutida e inserida no âmbito científico, considerando sua relevância no processo de ensino e aprendizagem da Química. Conforme aponta Cavalcanti (2015), a sistematização de estudos sobre determinada temática possibilita identificar intenções, percursos metodológicos e contribuições, além de direcionar novos aspectos de pesquisa. Para a construção deste estudo, foi realizado um levantamento em bancos de dados e periódicos reconhecidos na área de ensino de Química, como a revista Química Nova na Escola (QNEsc), a Revista Debates em Ensino de Química (REDEQUIM) e os anais do Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências (ENPEC). O levantamento foi norteado por palavras-chave relacionadas ao tema, como: “sequência didática”, “sequência didática investigativa”, “Química”, “Físico-Química” e “Ciências”, considerando a produção delimitada entre os anos de 2012 a 2022. A análise preliminar dos trabalhos evidenciou que a inserção do ensino por investigação no campo da Físico-Química ainda se mostra em processo de consolidação, com um número crescente de pesquisas que apontam seu potencial para promover maior engajamento e desenvolvimento crítico dos estudantes. Contudo, também se identificam desafios, como a necessidade de aprofundamento teórico-metodológico e de estratégias que favoreçam sua aplicabilidade em sala de aula. Assim, este mapeamento contribui para a compreensão do cenário atual e sinaliza caminhos para o fortalecimento da abordagem investigativa no ensino de Físico-Química.

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