Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

TRADIÇÕES QUE SE MOVEM: A DANÇA COMO MANIFESTAÇÃO CULTURAL NA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR

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Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

Este trabalho apresenta uma socialização das experiências pedagógicas acerca de uma proposta didática circunscrita na abordagem de manifestações culturais brasileiras que se articulam com o universo da Dança. A experiência foi vivenciada no contexto do Programa de Residência Docente no Colégio de Aplicação João XXIII da Universidade Federal de Juiz de Fora, sendo desenvolvida na disciplina de Educação Física nas turmas do 4º ano do ensino fundamental, durante o primeiro semestre letivo de 2025, em que foram contempladas quatro práticas corporais: o Frevo, o Maculelê, a Dança do Bambu e o Maneiro Pau. A abordagem de tais expressões culturais possibilitou as/aos estudantes o contato com manifestações oriundas de distintas regiões do país, ampliando seu repertório de experiências sociocorporais. Ao longo do processo, ficou evidente a possibilidade de inserção das danças tradicionais no componente curricular da Educação Física, favorecendo a valorização da diversidade brasileira e o fortalecimento do sentimento de identidade e pertencimento. Enquanto professora em processo de formação continuada, tal vivência no contexto da Residência Docente revelou-se especialmente significativa, pois contribuiu para ampliação do desenvolvimento profissional e fortalecimento da prática pedagógica mais crítica e reflexiva, sobre as dimensões culturais, históricas e sociais dessas manifestações. Nesse sentido, o Programa de Residência Docente mostra-se um espaço fundamental de aprendizagem, permitindo articular teoria e prática, que são ressignificadas diante das demandas concretas do ambiente escolar. Esse processo possibilita vivências que estimulam a experimentação, a reflexão crítica e o aprimoramento constante da prática docente. Além disso, constitui-se como um ambiente de aprendizagem coletiva, no qual o diálogo com pares e orientadores potencializa a troca de saberes e a construção de abordagens pedagógicas mais significativas.

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