CIÊNCIA QUE LIBERTA: CONSTRUINDO SABERES PARA TRANSFORMAR REALIDADES
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 128947 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 9649 "inscrito_id" => 8127 "titulo" => "CIÊNCIA QUE LIBERTA: CONSTRUINDO SABERES PARA TRANSFORMAR REALIDADES" "resumo" => "O trabalho teve como objetivo promover o ensino de Ciências na Educação de Jovens e Adultos (EJA) por meio de uma abordagem crítica, emancipadora e contextualizada, valorizando as experiências de vida e os conhecimentos prévios dos estudantes. Fundamentado na pedagogia de Paulo Freire, na Alfabetização Científica e nos Estudos de Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS), o projeto partiu do princípio de que os educandos são sujeitos de saber, capazes de dialogar e articular seus conhecimentos populares com o conhecimento científico. As ações desenvolvidas despertaram o interesse pela ciência como ferramenta de compreensão e transformação do mundo, ampliando as possibilidades de construção coletiva do conhecimento. Foram realizadas rodas de conversa, experimentações acessíveis, investigações de situações do cotidiano e produções colaborativas, sempre mediadas pelo diálogo e pela participação ativa. Essa metodologia respeitou os tempos, ritmos e formas de aprendizagem dos estudantes, estimulando autonomia e protagonismo. Como resultados, observou-se a formação de sujeitos mais críticos e conscientes de seu papel social, capazes de relacionar ciência e realidade em prol da transformação comunitária. Além disso, houve fortalecimento da identidade cultural, da autoestima e do engajamento dos educandos, o que incentivou a continuidade dos estudos e a participação cidadã. Conclui-se que o trabalho integrou o conhecimento científico às vivências concretas, ressignificando o processo educativo como prática libertadora e socialmente relevante." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 12 - Educação de Pessoas Jovens, Adultas e Idosas" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID8127_TB9649_30102025173242.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "JOSELY ALVES DE PAIVA HENRIQUES" "autor_nome_curto" => "Josely Paiva" "autor_email" => "joselyaphs@gmail.com" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 128947 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 9649 "inscrito_id" => 8127 "titulo" => "CIÊNCIA QUE LIBERTA: CONSTRUINDO SABERES PARA TRANSFORMAR REALIDADES" "resumo" => "O trabalho teve como objetivo promover o ensino de Ciências na Educação de Jovens e Adultos (EJA) por meio de uma abordagem crítica, emancipadora e contextualizada, valorizando as experiências de vida e os conhecimentos prévios dos estudantes. Fundamentado na pedagogia de Paulo Freire, na Alfabetização Científica e nos Estudos de Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS), o projeto partiu do princípio de que os educandos são sujeitos de saber, capazes de dialogar e articular seus conhecimentos populares com o conhecimento científico. As ações desenvolvidas despertaram o interesse pela ciência como ferramenta de compreensão e transformação do mundo, ampliando as possibilidades de construção coletiva do conhecimento. Foram realizadas rodas de conversa, experimentações acessíveis, investigações de situações do cotidiano e produções colaborativas, sempre mediadas pelo diálogo e pela participação ativa. Essa metodologia respeitou os tempos, ritmos e formas de aprendizagem dos estudantes, estimulando autonomia e protagonismo. Como resultados, observou-se a formação de sujeitos mais críticos e conscientes de seu papel social, capazes de relacionar ciência e realidade em prol da transformação comunitária. Além disso, houve fortalecimento da identidade cultural, da autoestima e do engajamento dos educandos, o que incentivou a continuidade dos estudos e a participação cidadã. Conclui-se que o trabalho integrou o conhecimento científico às vivências concretas, ressignificando o processo educativo como prática libertadora e socialmente relevante." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 12 - Educação de Pessoas Jovens, Adultas e Idosas" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID8127_TB9649_30102025173242.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "JOSELY ALVES DE PAIVA HENRIQUES" "autor_nome_curto" => "Josely Paiva" "autor_email" => "joselyaphs@gmail.com" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }